Até pouco tempo, quando se falava em experiência de compra, se pensava muito mais no produto, na tática de venda, no marketing, e pouco se falava em logística. Isso por que o comportamento de consumo mudou muito nos últimos anos, e hoje, as compras online são uma grande fatia do total das vendas, e por isso, a logística passou de coadjuvante a protagonista.
Esse pensamento é compartilhado pela empresária Edilene Loiola, 35 anos, sócia da Soulog, empresa de Fulfillment junto com Jefferson Duarte. A empresa está localizada em São Caetano do Sul, mas atende demandas de todo o Brasil.
A Soulog atua na gestão operacional da logística, desde a logística In bound, processos de Picking, Packing a logística Out bound. O Fulfillment é um serviço que fica responsável pelo recebimento, armazenamento, manuseio e expedição das mercadorias. Atualmente a Soulog conta com oito funcionários. Confira a entrevista feita com a Edilene exclusivamente para o Bling!
O que você verá no artigo:
Bling!: Como foi o início da tua trajetória? E como surgiu a Soulog?
Edilene: Eu já era empreendedora no segmento logístico há 14 anos, mas estava querendo mudar de área. Em uma conversa com um antigo cliente nasceu a ideia da Soulog, de ser uma empresa Fulfillment. Foi uma oportunidade que enxerguei através de um simples bate papo. Logo pensei que a dor a qual ele me falava, não poderia ser somente dele, mas sim de uma legião de pessoas, foi então que nasceu a ideia da Soulog.
Bling!: Como foram os primeiros passos?
Edilene: Foram anos estudando mercado, testando, validando e pivotando modelo de negócios, até que no ano de 2018, lançamos de fato a Soulog para o mercado, e já em 2019 posso adiantar que em breve trago novidades para a empresa novamente.
Bling!: Quais os benefícios e as facilidades que pode trazer para uma empresa utilizar este tipo de serviço?
Edilene: O fulfillment traz inúmeros benefícios aos sellers (lojistas), vou citar 3 exemplos.
1 – O Lojista irá ter tempo livre para focar em sua atividade fim (vender), e não vai mais perder tempo embalando, empacotando e se preocupando com contagem de estoque e outras atribuições da atividade logística. Com isso, a mão na massa do dia a dia passa a ser responsabilidade da Soulog e não mais do lojista, ou seja a Soulog otimiza todos os processos operacionais e o seller minimiza o stress da gestão off-line.
2 – Se o lojista estiver fora do estado de São Paulo, ter seu estoque dentro do Fulfillment da Soulog, traz vantagens competitivas em tempo de entrega, redução custo de fretes e em alguns casos até redução de ST.
3 – A Soulog atende multicanais de vendas, e o lojista não precisa se preocupar em manter vários estoques em cds (centro de distribuição) distintos, para ter uma logística ágil. A operação Fulfillment da Soulog conta também com a montagem de kits e você não precisa se preocupar em mandar seu kit montado.
Bling!: Para quais empresas o Fulfillment é recomendado?
Edilene: Não existe empresa adequada, vai da visão e do mindset de cada empreendedor. Se ele achar que é cabível ter sua operação terceirizada, estamos preparados para atender todos os segmentos.
Bling!: Fale um pouco sobre a importância da organização logística para a saúde das pequenas e médias empresas.
Edilene: Logística é tudo! Costumo dizer que é um dos principais fundamentos de qualquer empresa. É através da logística que o empreendedor irá definir os métodos de operação para startar um produto ou serviço. O conceito vai além da gestão de compras e estoque como alguns pensam, e há diversos fatores e consequências envolvidas neste processo, principalmente assuntos relacionados à gestão e administração da empresa.
Bling!: Como a utilização do Bling transformou o seu negócio?
Edilene: Conhecemos o Bling! há três anos, desde quando estávamos testando a Soulog. A utilização de um sistema de gestão eficiente transformou nosso trabalho devido aos processos automatizados, e nos deu mais tranquilidade na hora de gerir a logística dos clientes.
Foto: Divulgação Edilene Loiola, da Soulog.