Sabemos que o markup é um conceito muito utilizado pelos lojistas, mas você sabe como calcular na prática?

Não? Então confira este artigo que a equipe da Preço Certo criou para te explicar como fazer o cálculo dos seus produtos utilizando essa metodologia.

Calculando Markup na prática

Existem duas formas de calcular o Markup, usando o divisor e o multiplicador e para ilustrar melhor cada forma de precificação, proponho criarmos cenários.

Júlio é um lojista e deseja fazer a precificação de seu novo produto utilizando fator markup.

Ele definiu que 20% do valor da venda seria destinado ao pagamento dos custos fixos e que a margem de lucro seria de 30%.

Além disso, também apurou que as taxas de venda referentes à venda do produto seriam de 10% do valor total da venda.

Por fim, ao calcular o Custo da Mercadoria (CMV), ele chegou ao valor de R$10.

Calculando com o Markup Divisor

Agora vamos para as contas. O primeiro passo é separar as variáveis que temos, nesse caso:

  • DF (Percentual de Despesas Fixas): 20%
  • DV (Percentual de Despesas Variáveis): 10%
  • MG (Margem de Lucro Desejada): 30%

Aplicando na fórmula do markup divisor temos:

Índice divisor do Markup = 1 – (DF + DV + MG)

Índice divisor = 1 – (0,20 + 0,10 + 0,30) 

Índice divisor = 1 – (0,60) = 0,40

O próximo passo é calcular o preço de venda do produto.

Preço de Venda = Custo Total do Produto / Índice divisor

Preço de Venda = 10/0,40 = R$25,00

Conforme o markup divisor, o preço de venda seria de R$25,00.

Calculando com o Markup Multiplicador.

Agora, com a mesma situação, calcularemos utilizando o Markup Multiplicador.

Nesse caso, achamos o preço de venda multiplicando o custo total da mercadoria pelo fator markup.

Índice multiplicador do Markup = 1 / (1 – (DF + DV + MG))

Índice multiplicador = 1 / (1 – (0,20 + 0,10 + 0,30))

Índice multiplicador = 1 / (1 – (0,60))

Índice multiplicador = 1 / (0,40) = 2,5

Para finalizar, agora substituímos o custo da mercadoria, juntamente com o índice multiplicador na fórmula, com isso temos:

Preço de Venda = Custo Total do Produto * Índice multiplicador 

Preço de Venda = 10 * 2,5 = R$25,00

Com isso, concluímos que o preço de venda do produto é de R$25,00.

Quando comparamos o preço calculado das duas formas, podemos perceber que independente do caminho escolhido, o preço de venda final é o mesmo.

Por isso, você pode escolher aquele que você considera mais prático no seu dia a dia. 

Precificar por mark-up é uma boa estratégia?

A resposta é sim, mas não apenas por ele.

Você deve estar se perguntando o porquê. Bem, a resposta é simples, o fator multiplicador do mark-up não é indicador de performance.

Ou seja, não há problema em usar ele como um método de precificação, desde que você tenha a sua margem de contribuição unitária e total.

Na verdade, quanto mais métodos de precificação você utilizar no seu processo, menores são os riscos de precificar errado.

Você pode utilizar o markup e apurar a margem do produto com o intuito de ver se o mesmo está competitivo, por exemplo.

Um segundo ponto de atenção que você precisa tomar cuidado é quanto ao rateio de custos fixos, que na visão da Preço Certo, não deve ser aplicado.

Por mais que o markup te dê agilidade na precificação, ele não mostra a real margem de contribuição do seu produto tornando-o caro, mesmo que você defina a margem de lucro objetivo.

Esse é um dos perigos da precificação por mark-up.

Calculadora para precificação

Agora que você já aprendeu a fazer o cálculo do Markup, quero te convidar a conhecer a calculadora de preços da Preço Certo.

Ela é uma ferramenta gratuita e possui o objetivo de facilitar o seu processo de precificação.

Nela, você tudo que precisa para calcular o preço de venda dos seus produtos, ganhando tempos e principalmente segurança, para que você não arrisque vender no prejuízo.