IA para e-commerce: conheça aplicações e vantagens de usar

10 março, 2025

ia para ecommerce

Atualmente, graças ao crescente interesse por suas funcionalidades, já existem inúmeras ferramentas de IA para e-commerce para otimizar a comercialização de produtos e serviços.

Alguns exemplos claros dessa aplicação são a personalização da experiência do cliente, recomendação de produtos, gerenciamento de estoque, detecção de fraudes e análise dos dados de venda. Todas esses recursos atuam ativamente na melhoria das transações, aumento da velocidade e assertividade para os empreendedores.

Segundo pesquisas na área, a automação e a IA para e-commerce são fortes tendências para este setor. Um estudo da Similar Web identificou um crescimento de 1,4% ano a ano nas visitas a todas as categorias de e-commerce, tanto via computadores quanto via smartphones.

O estudo, que visa aprofundar o entendimento sobre o desempenho digital nas compras, apontou, além do avanço, as preocupações dos consumidores sobre gastos e as categorias mais exploradas pelos compradores. 

Outro aspecto muito relevante sobre os novos hábitos de consumo é a preocupação com a segurança dos clientes — mais um ponto no qual a IA para e-commerce é altamente recomendada!

Afinal, como a inteligência artificial está cada vez mais presente em nosso cotidiano, inclusive em situações que às vezes sequer imaginamos, com inúmeras possibilidades de uso que se estendem a diversos setores, por que não estaria, também, no comércio eletrônico?

Neste material, vamos te ajudar a compreender mais sobre as aplicações da IA para e-commerce! Continue a leitura e bom aprendizado!

IA pode ser usada no meu e-commerce?

Não apenas pode, como DEVE! A IA para e-commerce reúne algoritmos inteligentes, que trabalham de forma similar ao cérebro humano (inclusive ao emular algumas de suas funções), porém, com mais velocidade e mais capacidade para lidar com grande volume de informações.

Esse recurso atua de formas específicas em um e-commerce e pode estar presente em diversas áreas e etapas do segmento para oferecer agilidade nos processos, mesmo sem a necessidade de um especialista em tecnologia para manuseá-lo.

Atualmente, são inúmeras as aplicações da IA para loja virtual. Sua utilização visa ajudar gestores e donos de negócios digitais a economizar tempo e recursos, aumentar as vendas e, claro, melhorar a relação com a clientela. Conheça, a seguir, os principais benefícios de adotar essa tecnologia.

Benefícios da inteligência artificial para o e-commerce

A IA para e-commerce transforma as vendas na internet, muda as estratégias e a comunicação com o consumidor e impacta de forma direta a experiência do cliente. Essa cadeia de acontecimentos reflete diretamente nos resultados de conversão em vendas do negócio — ou seja, na sua lucratividade!

Além desses, outros benefícios da IA para e-commerce são:

  • possibilidade de automação das operações;
  • redução de custos;
  • análises mais profundas;
  • informações obtidas em tempo real;
  • disponibilidade de atendimento 24/7;
  • personalização dos atendimentos;
  • melhora a experiência de compra;
  • maiores taxas de conversão;
  • fidelização de clientes.

Desafios ao adotar a IA para e-commerce

Todo bônus tem um ônus — e com a IA não seria diferente. Portanto, entender os desafios da tecnologia é importante para acompanhar sua evolução, limitações e riscos. Dessa forma, você e seu e-commerce garantem um uso consciente das ferramentas de inteligência artificial.

Confira algumas dessas “desvantagens”:

  • dificuldade na compreensão: os algoritmos de IA podem ser complexos de interpretar, o que dificulta a compreensão e tomada de decisões;
  • dependência de dados de qualidade: a eficácia dos algoritmos de IA depende de dados. Ou seja, sem informações, a eficiência da ferramenta é limitada;
  • complexidade na implementação e custos elevados: implementar a IA para e-commerce pode ser complexo e custoso, pelo menos inicialmente.

É claro que, mesmo com aspectos desafiadores, todos os pontos acima são facilmente contornáveis. E, a partir do momento em que você aprende a lidar com essas questões, a conquista dos benefícios da IA para e-commerce é muito mais fácil e eficiente.

A IA deve ser usada com parcimônia

Ainda que a IA para e-commerce seja, de fato, uma excelente forma de otimizar os negócios, é importante dosar seu uso, tanto para limitar as consequências dos desafios que citamos, quanto para equilibrar a sua relação com o cliente.

Alguns dos principais motivos para justificar a necessidade da parcimônia são:

  • a experiência do cliente pode se tornar impessoal e mecanizada;
  • dependência excessiva pode gerar problemas operacionais;
  • riscos de viés algorítmico;
  • preocupações com privacidade e segurança de dados;
  • possível redução de empregos humanos;
  • dificuldade em lidar com situações não amparadas pela IA.

Ou seja, a IA conta com alguns limites e não substitui o trabalho gerado por humanos, apesar de ajudar a manter a competitividade a quem aposta em tecnologia e otimização.

A ferramenta não é imparcial e pode agravar problemas sociais, justamente por reproduzir esses vieses. Por esta razão, é essencial impor e seguir regulações e determinar limites à ação da IA, de modo a evitar prejuízos e consequências negativas para a imagem da empresa.

Por exemplo: se você deseja utilizar a IA para criar anúncios, é fundamental que as peças (imagens, vídeos, textos) passem por uma criteriosa avaliação e revisão humana. Assim, além de evitar eventuais erros, você corrige aspectos que podem ser lesivos para a percepção da sua marca.

Exemplos de IA que podem te ajudar no e-commerce

A inteligência artificial está disponível em diversas soluções, para várias áreas do comércio eletrônico e, quando utilizada com sabedoria, alcança resultados positivos no seu e-commerce — mesmo para quem vende em marketplaces.

Veja alguns exemplos de aplicação prática da IA em e-commerces.

Vitrines de recomendação autônomas

Os sistemas de recomendação também estão presentes no comércio eletrônico, mais popularmente chamados de “vitrines de recomendação” ou “vitrines inteligentes”.

Os mais eficientes sistemas desse tipo utilizam a IA para analisar o perfil de cada consumidor e oferecer uma experiência cada vez mais personalizada, por meio de recomendação de produtos mais relevantes e relacionados às aquisições anteriores.

Aqui, a IA também garante vitrines diferentes para cada consumidor, montadas automaticamente, sem qualquer configuração manual.

Busca inteligente

Sistemas como o Google e Bing utilizam a IA para otimizar as buscas e torná-las mais inteligentes, especialmente quando voltadas ao e-commerce. Isso porque os buscadores já têm o poder de aplicar características voltadas exclusivamente para as vendas.

Veja, a seguir, algumas propriedades da busca inteligente aplicada aos e-commerce:

Velocidade

A IA identifica rapidamente qual o produto buscado e apresenta os resultados em milissegundos. Esse é um fator extremamente importante para qualquer transação virtual, principalmente quando se fala em vendas pela internet.

Similaridade fonética

A similaridade fonética na busca inteligente reconhece a semelhança entre os sons das letras e mostra os resultados certos, mesmo com erros de digitação ou ortográficos.

Busca por imagem

A busca por imagem facilita a exibição dos produtos certos para o cliente: basta que ele carregue a imagem ou tire uma foto do item que deseja. A inteligência artificial, pelo reconhecimento de imagem, identifica qual é o objeto e mostra resultados iguais ou similares.

Busca comportamental

Essa ferramenta mostra os resultados mais relevantes na busca, baseado nas análises feitas pela IA em tempo real. Por exemplo: se a pessoa clicou em vários casacos pretos, quando digitar “casacos” na busca, os primeiros resultados serão desta cor.

Busca por voz

Torna a pesquisa pelos itens mais simples e assertiva: o cliente só precisa clicar no microfone e falar o que procura. Além de comodidade, ajuda a encontrar produtos de nomes estrangeiros e/ou difíceis de digitar.

Pop-ups de retenção e hotsites

Pop-ups de retenção e hotsites são ferramentas que, tradicionalmente, não utilizam IA, mas podem trabalhar em conjunto com essa tecnologia. Essa união permite aproveitar itens das vitrines, da busca e dados comportamentais dos usuários para otimizar a criação das páginas de sugestão.

Atendimento por chatbot

O atendimento por chatbots (robôs que atendem os clientes em chats) já é uma realidade para muitos e-commerces. Essa tecnologia proporciona a agilidade da máquina e o raciocínio semelhante ao humano para tornar a comunicação rápida, eficaz e personalizada para cada comprador.

Os chatbots permitem que todo e qualquer usuário receba atendimento rapidamente, sem ter que passar horas na espera para solucionar o problema ou a dúvida, mesmo sem a presença de um agente humano.

Ainda assim, em casos mais complexos, a IA é responsável por coletar informações e direcionar o cliente para o setor responsável, onde um atendente, já ciente da situação, é capaz de resolver o problema.

Recuperação de carrinho por e-mail marketing

A IA para e-commerce também atua na recuperação de carrinhos abandonados por meio do e-mail marketing. Quando a inteligência identifica uma compra não concluída, coleta todos os dados do cliente, identifica o perfil de consumo e seus passos durante a navegação.

Com essas informações, o algoritmo detecta o melhor tipo de conteúdo a enviar. Essa ação ajuda a reverter o abandono por meio de e-mails automatizados e personalizados, muitas vezes, com descontos exclusivos para auxiliar na conversão.

Precificação de produtos

A precificação de produtos é facilitada e melhorada com a IA. A ferramenta coleta e analisa dados de vendas, tanto internos quanto externos, e faz comparações dos seus preços com os praticados pela concorrência para definir os melhores valores para cada mercadoria de forma automática.

Automação de armazéns

A IA também é utilizada para automatizar armazéns, facilitar a logística do e-commerce e classificar os produtos.

As principais IAs para e-commerce na atualidade

Agora que você já sabe as principais aplicações da IA para e-commerce, vamos te apresentar algumas das ferramentas centrais do segmento, categorizadas por sua utilidade primária. Confira a tabela a seguir.

FerramentaUtilidade
Google Recommendations AIAlgolia RecommendIAs específicas para criar sugestões personalizadas.
Chat GPT APIDrift AIZendesk AIIAs para chatbots inteligentes, voltados ao atendimento personalizado e suporte às dúvidas do cliente
PrysincOmnia RetailPrecificação dinâmica e análise preditiva para ajustar preços com base no mercado
ElasticsearchOpen AIClerk.ioPara criação de buscas inteligentes, com processamento de linguagem natural e identificação semântica
Kount AISignifydIAs para análise de risco nas transações dentro do e-commerce
Google AI PredictionsPara auxiliar na previsão de demanda e controle de estoque

Essas são apenas algumas das ferramentas disponíveis no mercado. Todas essas são integráveis aos principais sistemas de e-commerce, como Magento e Shopify, para obter o máximo de vantagens de todos os softwares conjuntamente.

E o famoso Chat GPT? Eu posso utilizá-lo em e-commerce?

Dificilmente encontraremos alguém que não tenha lido ou escutado algo sobre o Chat GPT, ou mesmo sobre a inteligência artificial em geral nos últimos meses. Isso gerou a dúvida: pode-se usar a ferramenta do Chat GPT em comércios virtuais?

A resposta é sim! A ferramenta é ideal para facilitar ações diárias no e-commerce e melhorar aspectos-chave da sua loja virtual, especialmente no que diz respeito à forma como você se comunica.

Por meio do prompt (comando) correto, com o máximo de informações possível sobre o assunto que deseja saber, você consegue resultados muito interessantes — especialmente se não desistir na primeira ocorrência e, de fato, otimizar as respostas para o que deseja.

Ou seja, além de fornecer descrições completas sobre o que precisa, sempre peça para a ferramenta melhorar ou alterar algum aspecto que não está de acordo com suas expectativas. Assim, mais do que apenas conseguir o que busca, você contribui para o aprendizado da máquina e a torna mais capaz de resolver questões complexas de forma mais rápida.

O Chat GPT, assim como outras tecnologias de inteligência artificial, está em constante evolução e, portanto, é passível de erros, mas também de evoluções!

Como usar o Chat GPT em seu e-commerce:

As aplicações do Chat GPT no e-commerce são inúmeras — e muito valiosas, se bem utilizadas. Com esta ferramenta, você consegue pesquisar insights sobre seu nicho de negócio e até coletar dados de mercado para criação de campanhas.

Algumas das principais utilidades do sistema são:

  • melhoria dos títulos de páginas e categorias para SEO (otimização de mecanismos de busca);
  • pesquisa de palavras-chave relacionadas ao negócio;
  • definição de perguntas comuns para criação de FAQ (perguntas frequentes);
  • criação de descrições sobre produtos ou serviços;
  • elaboração de respostas automáticas para avaliação dos usuários.

É claro que, aqui, assim como já mencionamos, é importante que qualquer conteúdo criado pela IA passe por revisão humana. O próprio site do Chat GPT adverte que a inteligência pode cometer erros, então, é seu papel identificá-los e eliminá-los manualmente.

Como implementar IA em e-commerce?

Implementar uma ferramenta de IA para e-commerce envolve algumas etapas essenciais, desde a escolha dos sistemas até a integração com plataformas nativas. Esses passos são cruciais para garantir o funcionamento das aplicações. Conheça os principais a seguir.

1. Defina seus objetivos

Antes de compreender como implementar IA em e-commerce, identifique as áreas em que a ferramenta pode agregar mais valor. Alguns exemplos clássicos de metas são:

  • melhoria na experiência do cliente;
  • personalização do atendimento;
  • otimização de preços e previsão de demanda;
  • automação do atendimento e suporte;
  • detecção de fraudes e melhoria na segurança.

Todas essas funções representam oportunidades de crescimento significativas para o negócio. Ao reconhecê-las, mais do que pautar sua escolha pelas reais necessidades, você consegue estipular KPIs (indicadores-chave de performance) para acompanhar o funcionamento e sucesso das novas funcionalidades.

2. Escolha da ferramenta

Atualmente, existem inúmeras ferramentas de e-commerce com IA, cada uma com funcionalidades próprias para determinadas necessidades — por esta razão, é importante a identificação prévia dos objetivos!

Ao reconhecer suas expectativas e desenhar metas específicas, você consegue escolher uma solução adequada. Assim, você evita a contratação de sistemas insuficientes ou que ofereçam mais do que aquilo que seu negócio precisa.

3. Integração entre IA e plataforma de e-commerce

A maioria das ferramentas de e-commerce com IA da atualidade são integráveis às principais plataformas de venda online, como Shopify, Magento, WooCommerce e VTEX. A união entre os novos sistemas e o nativo é fundamental para evitar a perda de dados e, principalmente, contar com informações prévias sobre seus consumidores.

Nesta etapa, você pode, por exemplo, unir o seu software CRM (gestor de relacionamento com o cliente) à IA para auxiliar na personalização de ofertas futuras, envio de e-mail marketing com materiais ricos e que ajudam a estreitar relações entre cliente e marca.

4. Treinamento e ajuste da IA e seus algoritmos

Uma inteligência artificial é tão capaz quanto você a torna. Ou seja, para que a IA atue corretamente e dentro do esperado, você deve alimentá-la e treiná-la com informações relevantes sobre o negócio e suas estratégias — outro motivo pelo qual a integração é importante!

Certifique-se de manter histórico de compras e comportamento dos clientes, realize testes e monitore métricas-chave de desempenho para garantir que o funcionamento esteja de acordo com o que planejou inicialmente.

5. Testes de escala

Se você planeja expandir e escalar os negócios, realize testes em escala antes das mudanças. Rode testes A/B de desempenho entre atividades com IA em comparação com atividades com ações humanas, colete feedbacks de clientes e faça ajustes sempre que necessário para evitar problemas, falhas ou insatisfação por parte de quem consome sua marca.

Esses procedimentos são essenciais tanto para otimizar a percepção interna da ação da IA quanto para evitar a recorrência de eventuais erros.

6. Mantenha a atualização e segurança

Sistemas digitais são passíveis de atualizações eventuais. É indispensável que você realize todos os procedimentos indicados pelo software para evitar obsolescências e mau funcionamento por parte da IA para e-commerce. Assim, além de não sofrer prejuízos imediatos, você evita falhas de segurança.

Tão importante quanto saber como implementar IA em e-commerce é compreender a importância de avaliações constantes para garantir o pleno funcionamento das aplicações. 

Neste sentido, a contratação de um sistema com suporte é essencial: assim, você garante que uma equipe capacitada estará sempre à disposição para garantir atualizações e reparos necessários.

Aposte em ferramentas de e-commerce com IA para inovar seu negócio

Esse é só o começo!

Além dos benefícios da IA para e-commerces que apresentamos ao longo do artigo, a ferramenta auxilia na transformação digital do seu negócio ao elevar a empresa a um novo patamar, tanto para seus clientes quanto para os concorrentes.

Investir em conteúdos gerados por inteligência artificial é uma maneira inteligente de manter seu e-commerce relevante num mercado constantemente em mudança e dominado pela tecnologia. Afinal, se os consumidores estão online, você também deve estar! 

Assim, mais do que apenas atingir seu público disponível na web, você tem a chance de atrair novos leads e potenciais consumidores!

Como a IA já propõe a otimização de diversos processos, as possibilidades são múltiplas e a tecnologia está em um caminho de constante evolução. Não aproveitar as inúmeras oportunidades que uma ferramenta tão poderosa coloca à sua disposição pode custar caro: não apenas em dinheiro, mas em reputação, tempo e outros aspectos igualmente valiosos.

Deixar de explorar o vasto terreno que a IA para e-commerce oferece pode significar uma oportunidade de ouro — mas para o seu concorrente! Afinal, se o seu produto ou serviço não está online e disponível para o cliente, o dele estará!

Esses detalhes colocam a IA como uma das tecnologias mais promissoras para o futuro dos e-commerces, por ser de fácil acesso e contribuir sempre para melhorar a experiência do usuário. 

Mas, para que a inovação realmente traga resultados, é essencial ter tudo sob controle – e a boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho! O Bling está aqui para simplificar sua gestão: com o ERP mais amado do Brasil, você automatiza processos, mantém o controle do estoque, emite notas fiscais e gerencia tudo em um só lugar, de forma fácil e integrada. 

Assim, você tem mais tempo para focar no que realmente importa: crescer o seu e-commerce!

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