A gestão de um negócio envolve diferentes ferramentas que assessoram a parte comercial e administrativa, facilitando alguns processos e integrando os setores do negócio. Enquanto um CRM é capaz de manter o bom relacionamento com o cliente, o ERP faz a sincronização de informações e mantém a gestão integrada. Ou seja, duas ferramentas importantes para o negócio, com funções diferentes mas que são aliadas quando unidas em prol da boa administração do negócio. 

Neste artigo, vamos entender o significado e as funções de cada ferramenta, e como elas podem auxiliar o seu negócio a crescer e se desenvolver cada vez mais. Continue a leitura!

O que é ERP?

O ERP, Enterprise Resource Planning, é um sistema que oferece fácil acessibilidade para gerir os dados de uma empresa de uma maneira mais integrada e confiável.

A partir dos dados que são armazenados pelo software, são feitos diversos diagnósticos aprofundados a respeito das medidas que seriam necessárias para aumentar a produtividade e reduzir os gastos, além de integrar aos canais de venda e automatizar boa parte da gestão burocrática do negócio. Isso é um sistema ERP

O que é CRM?

O CRM, Customer Relationship Management, é um software voltado para a gestão de relacionamento com o cliente. Através da ferramenta, é possível compilar e analisar o comportamento dos clientes e otimizar as ações de marketing voltadas a eles, sempre com o objetivo de prestar o melhor atendimento, fidelizar clientes e aumentar as vendas. 

O CRM é capaz de armazenar todas as informações dos seus clientes e interagir com eles conforme seus dados, e desta forma, a ferramenta supervisiona acessos aos links, blogs, download de materiais e outras interações, indicando o desejo de consumo. 

Diferenças entre ERP e CRM

As duas ferramentas agem em prol do negócio, enquanto o CRM alinha as informações do cliente e foca nas campanhas de venda a serem destinadas a aquele cliente, o ERP organiza a gestão interna, controlando estoque, integrando aos canais de venda, emitindo notas fiscais entre outras funcionalidades. O ERP em nuvem também pode ser acessado de qualquer lugar, garantindo mobilidade ao negócio. 

ERP e CRM juntos?

Quando as duas ferramentas se mantêm conectadas, o seu e-commerce passa a vender mais de maneira assertiva, indo diretamente ao clientes que detém interesse na sua marca já com toda a gestão sincronizada para integrar a venda e agilizar a entrega. 

O cenário de um negócio online que conta com um ERP e também um CRM trabalhando juntos, é certamente uma opção para vender mais e ainda atender o cliente com a atenção necessária. 

ERP ou CRM: qual o melhor sistema para minha empresa?

Como citamos, o ideal é utilizar os dois sistemas trabalhando unidos e em prol de uma gestão ativa e conectada. Mas em necessidade de escolha, vale sempre atentar a alguns pontos que devem ser avaliados conforme o perfil do seu negócio e cliente: 

  • Estude a ferramenta e entenda a reputação da marca, como os clientes da ferramentas estão satisfeitos ou não utilizando aquele sistema;
  • Liste as funcionalidades do ERP e do CRM e faça um comparativo em quais pontos as ferramentas auxiliam mais ou menos o seu negócio. A partir disso, é possível mapear uma ferramenta que corresponda mais a sua necessidade daquele momento. 
  • Também é preciso entender como funciona o suporte da ferramenta. Quando a gestão conta com tecnologia é fundamental que tenha à disposição um suporte para emergências ou problemas pontuais. Isso vai acontecer com frequência e você vai se arrepender caso a ferramenta escolhida não contar com um bom suporte. 
  • Custos e benefícios também devem ser avaliados antes da contratação de qualquer ferramenta. Quais processos vai te auxiliar? Como fará parte do dia a dia? Qual o seu objetivo no negócio neste momento? São algumas perguntas que devem ser respondidas nesta etapa. 

Como o ERP e o CRM vão ajudar no meu negócio?

Ambas as ferramentas, ERP e CRM, são grandes aliadas no e-commerce, tanto para integrar com os canais de venda e organizar os setores internos do negócio, como no caso do ERP, quanto para abordar clientes cadastrados e pensar em produtos e campanhas direcionadas a eles com o objetivo de vender mais. 

A jornada de consumo do cliente pode ser melhor compreendida com o auxílio de um CRM, mas quando a ferramenta também está integrada ao ERP, é possível já direcionar a compra efetuada para a gestão de estoque, separação do produto, emissão de nota fiscal e entrega de maneira automatizada. Já pensou quantas facilidades? Essa seria a vantagem em integrar as duas ferramentas.  

Conclusão

Contar com tecnologia no negócio online é uma certeza para o empreendedor do nosso tempo. Integrar processos, armazenar dados e analisar abordagens ao cliente, é um passo importante para ampliar a capilaridade do negócio, aumentar os índices de recompra e manter a satisfação de compra do cliente em alta, devido a uma gestão integrada e mais agilizada. Utilize as ferramentas ERP e CRM para fazer o seu negócio crescer cada vez mais.