Você acha que saber como abrir uma hamburgueria envolve apenas fazer lanches gostosos, sentimos informar que você está enganado — pelo menos, em parte.
Claro que entregar hambúrgueres de qualidade é essencial, mas até chegar a concluir suas vendas, existe todo um processo para montar um negócio legal, atrativo e com boas chances de dar certo.
Afinal, o mercado de lanchonetes e hamburguerias está aquecido e concorrido após o período da pandemia: de 2020 a 2022, a venda do alimento aumentou incríveis 140%.
E o cenário continua promissor. Segundo dados publicados na Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o mercado está em expansão e deve crescer mais de 5% até 2030.
Por isso, se você deseja aproveitar o momento para iniciar seu negócio, continue a leitura e descubra como montar uma hamburgueria.
O que você verá no artigo:
O que precisa para abrir uma hamburgueria?
Para abrir uma hamburgueria, você precisa:
- Definir o modelo de negócio
- Determinar o público-alvo
- Fazer um planejamento financeiro
- Escolher o nome da hamburgueria
- Providenciar a abertura da empresa
- Selecionar fornecedores confiáveis
- Caprichar no cardápio
- Precificar seus produtos
- Investir em marketing e divulgação
- Fazer uma boa gestão do seu negócio
Confira, a seguir, cada etapa desse passo a passo para montar uma hamburgueria.
Como abrir uma hamburgueria? Passo a passo
1. Defina o modelo de negócio
Não é à toa que a escolha do modelo de operação é o primeiro passo para abrir uma hamburgueria. Afinal, dessa definição depende todo o seu planejamento financeiro, operacional e logístico.
Seja sua escolha uma loja física, delivery ou food truck, você precisa ter em mente que cada modalidade tem suas vantagens e desafios. Logo, avalie muito bem as opções antes de bater o martelo e decidir por uma delas.
Leia também: Como começar um negócio no ramo de alimentação?
2. Determine o público-alvo
Outro ponto fundamental a considerar é o seu perfil de cliente. Pergunte-se para quem você deseja ou pretende vender, mas lembre-se de que o próprio modelo de negócio ajuda a segmentar os clientes.
Apesar de agradar muita gente, o público que consome a versão gourmet ou artesanal desses sanduíches não costuma ser o mesmo que prefere os das redes de fast-food, por exemplo.
Portanto, o ambiente, o cardápio e até as estratégias de marketing são completamente diferentes para cada tipo de consumidor.
3. Faça um planejamento financeiro
Decidido o modelo de negócio e para quem você vai vender, faça um planejamento financeiro detalhado, com todas as despesas iniciais (compra de equipamentos e materiais), custos fixos (aluguel, água, energia, gás, internet) e variáveis (ingredientes, insumos, salários de colaboradores, se for o caso).
Esse levantamento fornece uma boa noção do quanto você vai precisar investir para montar seu negócio. E caso esteja se perguntando qual o investimento para abrir uma hamburgueria, prepare-se para desembolsar entre R$ 5 mil e R$ 750 mil, de acordo com o modelo de negócio.
Se optar por uma franquia de hamburgueria, os investimentos iniciais variam entre R$ 50 mil e R$ 1 milhão.
4. Escolha o nome da hamburgueria
Batizar um negócio nem sempre é tarefa fácil. Isso porque o ideal não é colocar um nome aleatório, baseado apenas nas suas preferências pessoais.
Para escolher nomes para hamburgueria, você precisa levar em consideração a mensagem que deseja transmitir. Esse termo deve refletir a essência do conceito da sua empresa e estar alinhado com aquilo que seu público espera encontrar.
Por exemplo, se for abrir uma hamburgueria gourmet, usar palavras que remetam à exclusividade ou ao modo de preparo pode ser uma boa ideia, como Artesanal Hamburgueria.
5. Providencie a abertura da empresa
Não tem como escapar da parte burocrática para abrir qualquer tipo de negócio. Para funcionar dentro da legislação, você precisa providenciar o CNPJ e todos os outros documentos, licenças e alvarás necessários.
Nesta etapa, se você estiver em dificuldades, vale a pena contar com a consultoria de um contador para economizar tempo no processo.
Leia também: Como abrir uma empresa? Guia do registro ao sucesso
6. Selecione fornecedores confiáveis
A qualidade do seu hambúrguer depende diretamente dos ingredientes utilizados. Por isso, selecione fornecedores que ofereçam produtos de alta qualidade e que sejam confiáveis em termos de entrega e preço.
Elabore contratos claros para garantir a regularidade no fornecimento, evitando interrupções inesperadas no seu serviço.
7. Capriche no cardápio
Nem só de pão, queijo e carne se faz um hambúrguer, concorda?
Hoje em dia, até os consumidores que preferem opções tradicionais gostam de experimentar novas versões dos clássicos e criações exclusivas.
Portanto, ofereça uma variedade que atenda o paladar dos seus clientes, sempre pensando em ingredientes de qualidade e combinações inovadoras.
Pode ser interessante incluir também opções vegetarianas, veganas, sem glúten ou lactose para pessoas com restrições alimentares.
Não descuide do layout do cardápio, que deve ser atraente, com imagens em boa resolução e com a descrição de cada opção de hambúrguer.
8. Precifique seus produtos
Na hora de colocar o preço, faça uma pesquisa de mercado para entender qual o valor médio cobrado por sanduíches similares aos seus, mas não deixe de considerar os seus custos de produção e os seus diferenciais.
Preço não é mais o principal fator de decisão de compra. Os consumidores avaliam qualidade dos ingredientes, embalagem, atendimento e rapidez na entrega.
Além disso, é importante ter uma estratégia de preços flexível que possa se adaptar a mudanças no mercado e nos custos de produção.
9. Invista em marketing e divulgação
Tudo pronto? Chegou o momento de apresentar sua hamburgueria para o público e fazer com ele se lembre do seu negócio como uma referência.
Para tal, utilize estratégias de marketing que incluam publicidade tradicional e digital. Utilize redes sociais para engajar com o público, crie promoções e ofereça combos com descontos atraentes.
O marketing de influência também pode render bons resultados, atraindo mais clientes e fazendo com que ela seja mais conhecida na sua região.
10. Faça uma boa gestão do seu negócio
Depois de deixar tudo pronto para sua hamburgueria funcionar, o trabalho “mão na massa” começa. É hora de produzir e vender!
Portanto, você precisa ter em mãos tudo o que precisa — ingredientes, embalagens, logística de entrega, controle de atendimento etc — para oferecer um serviço excelente e conquistar seus clientes pela boca (literalmente!).
Para tal, um ERP como o Bling pode fazer toda a diferença no seu dia a dia.
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