O ramo da alimentação  tem crescido cada vez mais e atraído muitos empreendedores. Empresas voltadas para alimentos têm conquistado tanto o segmento físico quanto o on-line, especialmente após a pandemia, quando o serviço de delivery alcançou marcas inéditas.

Se você tem identificação com esse ramo e quer empreender mas não sabe por onde começar, o post de hoje vai ajudar bastante! Venha conosco que vamos dar o caminho das pedras.

Vale a pena investir nesse ramo?

O ramo de alimentação é bastante promissor para quem deseja empreender, pois, diferente de outros segmentos, esse setor abarca uma necessidade básica e diária. Afinal, ninguém fica sem comer, não é mesmo? 

Essa certeza traz ao empreendedor uma base inicial solidificada para começar o negócio. Além da grande versatilidade que o setor propicia, há múltiplas opções de possibilidades de negócios no ramo alimentício.

O setor de alimentação é amplo, justamente por ser composto por todos os negócios que envolvem comércio de alimentos: seja de produção própria ou fornecidos para venda. Citamos alguns para você se inspirar:

  • Restaurantes;
  • Food trucks;
  • Bistrôs;
  • Mercearias;
  • Franquias alimentícias;
  • Franquias de delivery;
  • E muitas outras opções. O céu é o limite!

O crescimento do setor de alimentação vem se mantendo de forma positiva, provando ser esse um segmento com tendência de expansão no país.

E o melhor é que você não precisa acumular experiência trabalhando na área por anos para depois montar o seu negócio. Isto é, ter uma boa noção sobre o segmento antes de entrar em seu novo negócio já é válido.

De início, indicamos que você faça um acompanhamento do mercado e das tendências do setor, pesquise e também converse com outros empreendedores do ramo, que já possuem mais experiência.

Para ajudá-lo nessa tarefa, selecionamos alguns negócios promissores no ramo de alimentação.

Principais tipos de negócios nesse setor

Existem inúmeras ideias para escolher em que segmento do ramo da alimentação seu negócio irá focar. Mas separamos as mais utilizadas para você ter uma ideia de qual caminho seguir. 

A versatilidade de setores de alimentação oferece espaço para variados perfis de empreendedores: desde aos que preferem um negócio de alimentação mais conservador, quanto aos que desejam apostar em novidades.

Essa versatilidade é um impulso positivo, pois se você apostar em um nicho mais específico ou em um modelo diferenciado no ramo alimentício é possível ter maior destaque mesmo em um mercado de alta concorrência.

Alimentação saudável

Nesse setor a preocupação é com a saúde. Mesmo que o consumidor não esteja necessariamente realizando atividades físicas mas esteja somente buscando ter uma alimentação mais equilibrada e saudável. 

O mercado de alimentação saudável limita os ingredientes que possuem excesso de gordura, sódio ou açúcares, preferindo os alimentos orgânicos, integrais e com taxas menores de calorias. Também incluímos nesse mercado opções que aumentam a imunidade e previnem doenças.

Suplementação alimentar

A preocupação com uma vida mais saudável e equilibrada vem ganhando espaço e essa busca por saúde inevitavelmente passa pela alimentação, já que ela tem papel fundamental nesse processo. 

Aqui entra o nicho de suplementação alimentar. Ele contempla vários públicos:

  • Quem pretende emagrecer de forma saudável;
  • Pessoas que necessitam repor vitaminas e minerais;
  • Aqueles que buscam adquirir massa muscular;
  • Vegetarianos e veganos que buscam ingerir todos os nutrientes necessários;
  • Entre outros.

Isso tudo faz com que esse seja um bom segmento, no qual você pode montar cardápios especiais para cada situação e incluir a suplementação correta por refeição.

Refeições naturais, light e diet

Ainda nesse nicho de preocupação com saúde e bem-estar, temos esse segmento que está em alta. 

São refeições pensadas para quem busca fugir do excesso de gorduras e de sódio e opta por refeições naturais como: saladas, verduras cozidas, arroz e macarrão integral, filés grelhados etc.

Nesse segmento, você consegue oferecer ainda um cardápio com pratos light, e sobremesas diet, para atender clientes que desejam equilibrar a alimentação ou mesmo aqueles que têm restrições de açúcar, de glúten ou de outros.

Invista em combos com pratos para a família e tenha um sistema de entrega rápida e pontual.

Lanchonetes no modelo “fast-food”

Lanchonetes e restaurantes de fast-food fazem a alegria da geral, você concorda? Atire a primeira pedra quem não gosta de comer aquele lanche delicioso com batata frita ou mesmo uma saborosa pizza! 

Esse é um tipo de comida de rápido preparo e muito gostosa. Mas, para seu negócio ter sucesso neste nicho concorrido, é preciso ter um bom diferencial. 

Nossa dica é oferecer combos promocionais, delivery na hora do almoço, criar combinações inusitadas de sabores, ou seja, tudo para que seu empreendimento se destaque.

Culinária artesanal

Aqui o foco é na preparação de pratos exclusivos, tudo feito na hora e à mão, com aquele gostinho de comida da vovó, feita no fogão a lenha. Essa culinária costuma ter forte apelo emocional já que desperta lembranças, a chamada memória afetiva gastronômica.

Você pode oferecer um cardápio com muitos pratos caseiros (aqueles que são segredos de família, os famosos temperos secretos) mas oferecendo um toque especial e diferenciado.

Venda de marmitas

Marmitas são sucesso em várias regiões do Brasil, especialmente entre as pessoas que não querem, não sabem ou não tem tempo para cozinhar. 

As “quentinhas”, como são carinhosamente chamadas, também são muito solicitadas nas empresas, público que mais consome esse tipo de comida – sejam funcionários com pouco tempo para almoçar, sejam fábricas que oferecem almoço dessa forma – as marmitas são campeãs de pedidos.

Para se dar bem nesse segmento, seu serviço precisa contar com entrega rápida e um cardápio com variedade, sabor e qualidade. 

Restaurantes

Os restaurantes daquele modelo tradicional que serve refeições a quilo ou livre ainda são muito procurados – mesmo sendo “old-school”. O público alvo em geral são pessoas que trabalham nas proximidades. Então, durante a semana, ofereça um cardápio padronizado e econômico. 

Mas nos finais de semana, o perfil da clientela que frequenta o estabelecimento muda. Podem ser turistas ou moradores de outros bairros que querem um almoço diferente. Nesse caso, o ideal é aos sábados e aos domingos oferecer cardápios diferenciados.

Delivery de comida

Pedir comida por aplicativo ou tele-entrega já era parte da rotina de muitos brasileiros. Aquele sushi na sexta à noite ou um hambúrguer para quem está com preguiça de cozinhar.

Mas foi durante a pandemia que esse hábito se consolidou e colocou o delivery como uma necessidade para quem trabalha no ramo de alimentação. Então, não hesite em oferecer essa opção para os clientes, tudo com rapidez para a comida chegar às mãos do cliente saborosa e bem embalada.

Dicas para entrar nesse ramo com sucesso

Qualquer segmento de mercado possui funções, estratégias e necessidades bastante distintas e com a alimentação não seria diferente, por isso para fornecer melhor orientação a você que busca entrar no ramo, selecionamos algumas dicas super importantes deste setor:

Limpeza e higienização

Itens primordiais para quem trabalha com o ramo de alimentos! Como você lida com alimentos, o ambiente deve ser extremamente limpo e organizado. 

A equipe de colaboradores precisa respeitar as regras básicas de higiene, sempre visando diminuir os riscos de contaminação dos alimentos ao serem manipulados e até mesmo prejudicar a aparência dos pratos que forem entregues aos clientes. 

Invista no uso de uniformes apropriados e que estejam sempre perfeitamente limpos; solicite aos funcionários que mantenham unhas cortadas e limpas; e insista para que a touca de cabelo seja artigo obrigatório.

Meios de pagamento

Os clientes querem comodidade para pagar a conta, portanto, invista em soluções que gerem facilidade e rapidez no processo. 

Ofereça as mais variadas opções de pagamento, pois é fato que quase ninguém mais anda com dinheiro no bolso! Então, aceite pagamento por PIX, cartões de crédito e débito, QR Code e outras opções para receber pagamentos eletrônicos.

Controle de estoque

Controlar o estoque em negócios de alimentação é muito diferente de empresas que atuam em outros segmentos, especialmente porque as mercadorias possuem validade muito curta e precisam ser acondicionadas de formas distintas, umas precisando de temperatura baixa, outras não.

Por isso, para evitar que os ingredientes parem no lixo, faça uma gestão de estoque de excelência: planeje a reposição dos ingredientes no estoque de acordo com a demanda, faça compras dos produtos na quantidade exata para evitar desperdícios.

Qualidade em todos os aspectos

Para ter uma produção de alta qualidade você precisará considerar:

  • Equipamentos;
  • Móveis;
  • Estrutura que suporte a demanda;
  • Espaço acolhedor e confortável;
  • Quantidade de comida adequada para o momento;
  • Número de profissionais necessários.

Ou seja, toda a infraestrutura e RH necessários para oferecer o atendimento de excelência que o seu cliente merece. 
Os processos internos devem ser bem feitos, o atendimento deve atender as expectativas deles, a qualidade dos pratos deve ser além das expectativas.

Logística rápida e ágil

Soluções de logística não são mais restritas para lojas virtuais. Elas se tornaram imprescindíveis aos negócios de alimentação, especialmente após a pandemia, tornando-se fundamental para esse ramo.

Há muitas pessoas que preferem pedir comida, em vez de sair de casa e graças ao advento dos aplicativos de delivery, o volume de pedidos alimentícios pela internet vem crescendo exponencialmente.

Você pode (e deve!) aproveitar essas ferramentas de entrega para vender mais. Mas para ter bom retorno lucrativo, o serviço de entrega tem que ser profissional, rápido e cuidadoso, que respeite os prazos de entrega, entregando a comida quentinha e de acordo com o pedido.

Como prosperar nesse tipo de negócio?

Começar um empreendimento do zero do ramo de alimentos tem uma grande vantagem: você pode moldar seu negócio da forma como quiser, mas isso tem um custo, que pode ser bem salgado, caso não haja planejamento estratégico, inovação e esforço.

Então selecionamos algumas considerações para seu negócio de alimentação sair do papel e prosperar.

Ser um franqueado

Se você tiver até R$100 mil para investir, optar por uma franquia pode ser uma ótima pedida, já que existem muitos formatos comerciais disponíveis numa mesma franquia, o que lhe possibilita escolher o que é mais adequado à sua realidade financeira e também do lugar em que deseja empreender.

Franquias são excelentes para quem tem o objetivo de trabalhar com o setor de alimentação, mas sem precisar se envolver diretamente com a produção e a comercialização.

O universo das franquias de alimentação é muito amplo, oferecendo várias opções dentro dele para investir. Além, é claro, de todo o suporte que esse modelo de negócio oferece! 
As orientações fornecidas pela franqueadora são informações preciosas que serão de grande ajuda para seu negócio decolar, tendo o lucro esperado.

Investir em marketing

Mas se em seu caso, você optou por começar uma marca do zero, o investimento em marketing torna-se indispensável. É através das estratégias dessa ferramenta que seus futuros consumidores saberão as delícias que você tem a oferecer no seu estabelecimento.

Esteja presente nas mídias sociais que o seu público alvo utiliza, que exigem um investimento baixo, e permitem que você segmente os anúncios para pessoas com mais probabilidade de se identificarem com o seu empreendimento.

Não tenha medo de inovar

Inovação nunca é demais, especialmente quando se fala do ramo de alimentação, no qual a concorrência é grande.
Lance mão de múltiplas estratégias que divulguem o seu negócio neste primeiro momento. Então, invista em um evento de inauguração, crie planos de fidelidade, ofereça descontos.

Ouça o que os seus clientes têm a dizer

Eles são a sua fonte de informação e de feedback! 

Não hesite em conversar com sua clientela, peça para que avaliem os seus serviços e acolha as sugestões (ou críticas!) que ajudem seu negócio a crescer e a evoluir.

As informações obtidas, além de ajudar a melhorar os processos, faz com que você se aproxime dos seus clientes e eles gostam de se sentir ouvidos, ficando mais propensos a divulgar o seu estabelecimento.

Trabalhar com alimentação pode ser um excelente investimento

O mercado de alimentação é fundamental, já que representa uma necessidade vital para as pessoas e para a economia brasileira, sendo um dos principais setores do país, movimentando bilhões de reais.

Esse é um ramo que não para de crescer e que oferece múltiplas possibilidades de negócios nos mais variados segmentos e para todos os perfis de empreendedor.

Mas aí vai um adendo: a concorrência é grande! Portanto, para que seu estabelecimento seja um sucesso é preciso estar atento à dinâmica desse mercado, não basta apenas abrir o negócio. 

Você precisa ter visão e estar preparado, criando ações estratégicas, investindo em marketing e outras questões para seu negócio decolar.