Se você quer saber como abrir uma papelaria, saiba que esse é um setor com boas estimativas de crescimento no varejo físico e on-line. Afinal, para montar esse tipo de negócio, não é preciso contar com grandes espaços e nem com alto investimento inicial.

Além disso, o empreendedor não necessita de muita experiência no ramo e pode formalizar o negócio como MEI (Microempreendedor Individual). 

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa para o varejo em 2024 aumentou para 1,6% em comparação com a última estimativa, que foi de 1,1%. Isso porque, de acordo com o IBGE, janeiro registrou um crescimento de 2,5% em relação à dezembro/2023.

Ou seja, a maré está a favor! E para facilitar seu planejamento, preparamos este guia prático de como montar uma papelaria on-line e física, seguindo todas as obrigações legais. E mais: confira uma lista de produtos essenciais para vender.

Acompanhe!

Como abrir uma papelaria?

Para abrir uma papelaria, é preciso:

  1. Montar um plano de negócio
  2. Escolher a localização
  3. Resolver as questões legais e burocráticas
  4. Analisar seu orçamento e as formas de pagamento
  5. Planejar a estrutura da loja física
  6. Pensar na mão de obra
  7. Comprar móveis e equipamentos
  8. Pesquisar bons fornecedores
  9. Precificar os produtos
  10. Escolher um bom sistema de gestão
  11. Investir na divulgação

Entenda melhor todos os passos a seguir!

  1. Monte um plano de negócio

O plano de negócios (business plan) é a melhor maneira de dar os primeiros passos para abrir um negócio, seja qual for seu tamanho ou segmento. Isso porque ele fornece uma visão geral dos objetivos, das estratégias, do orçamento, dos recursos, das necessidades e das finanças a médio prazo.

Logo, é possível se antecipar a desafios e calcular os riscos existentes, realizando um planejamento realista e realizável.

O plano de negócios deve ser flexível para se adaptar às mudanças do mercado no decorrer do processo de abertura da papelaria.

Leia também: Plano de negócios: o que é e como criar o seu do zero

  1. Escolha a localização

Depois de tudo pronto, é necessário saber onde será a localização da sua loja física. Afinal, essa informação também deve constar no plano de negócios para estimar os custos fixos mensais.

Ao analisar o melhor local, leve em conta:

  • demanda e concorrência local;
  • valor do aluguel;
  • localização de escolas e empresas na região;
  • facilidade de acessos aos clientes.
  1. Resolva as questões legais e burocráticas

O próximo passo é entender quais são os requisitos legais que devem ser atendidos para abrir uma papelaria. Alguns deles são:

  • fazer o registro na Junta Comercial da sua região;
  • abrir um CNPJ;
  • solicitar o alvará de funcionamento na prefeitura (MEI não precisa);
  • registrar o negócio na Caixa, no sistema “Conectividade Social — INSS/FGTS”;
  • cadastrar-se na Entidade Sindical Patronal (se não for MEI);
  • ter o alvará de licença da Vigilância Sanitária (exceto MEI);
  • obter o aval do Corpo de Bombeiros para liberar o Habite-se na prefeitura;
  • conferir na Lei de Zoneamento do município a permissão para a montar a papelaria no local desejado.

Sabemos que são várias etapas para cumprir e montar oficialmente sua papelaria, mas elas são necessárias para todos que desejam abrir uma empresa. Outra dica é, se puder, contrate um contador para ajudar.

  1. Analise seu orçamento e a forma de pagamento

Existem várias formas de investir no novo negócio: com capital próprio, empréstimo, financiamento e com entrada de sócios-investidores. Porém, entre eles, o mais comum para micro e pequenos empreendedores é o financiamento.

Analise suas possibilidades e qual forma será a mais adequada diante da sua realidade. Para isso, analise detalhadamente o seu orçamento, os custos envolvidos e as estimativas financeiras projetadas no plano de negócios.

O BNDES e a Caixa costumam oferecer diversas opções de financiamento para microempreendedores.

  1. Planeje a estrutura da loja física

Se não contar com o suporte de um engenheiro, arquiteto e/ou design de interiores, é fundamental pensar em todos os detalhes da estrutura física da sua papelaria. Ela inclui, por exemplo:

  • balcão de atendimento e caixa;
  • escritório administrativo;
  • estoque de produtos;
  • prateleiras e afins;
  • identidade visual;
  • iluminação para destacar as mercadorias;
  • banheiro para funcionários;
  • se possível, um pequeno refeitório para lanches e almoços dos colaboradores

Porém, a estrutura depende de quais produtos serão vendidos. Um espaço de 30 a 60 metros quadrados já é o suficiente para abrir uma papelaria do zero.

  1. Calcule e planeje a mão de obra

Dependendo do tamanho da papelaria, ele pode ter de um funcionário até mais de 20. Para entender a quantidade necessária de colaboradores, veja os recursos disponíveis e analise o espaço.

O ideal é ter, no mínimo, um para o caixa, outro para balcão e uns dois para atender os clientes pela loja. Porém, há situações em que duas pessoas já bastam: para pagamentos e atendimento.

Não se esqueça de definir o horário de funcionamento, as regras de trabalho e estudar as leis trabalhistas para determinar qual será a forma de contratação: PJ ou CLT?

  1. Compre os móveis e equipamentos

Os móveis e equipamentos mais usados em papelarias são estantes, gaveteiros, armários, gôndolas, cadeiras, mesas, balcão, máquina de pagamento, computador, alarme de segurança, impressora, telefone, entre outros.

  1. Pesquise bons fornecedores

Depois de definir todos os móveis, equipamentos e produtos que serão vendidos, inicie a pesquisa por bons fornecedores. Além de analisar preços, avalie a qualidade das mercadorias e do atendimento, os prazos de entrega e as condições de pagamento.

  1. Precifique seus produtos

Ao entender seus custos de compra (fornecedores,gastos fixos e variáveis, de logística e armazenamento etc), é possível calcular a margem de lucro de cada item para definir seu valor final, o que será oferecido ao cliente.

Outra dica importante aqui é fazer uma boa pesquisa de mercado e da concorrência para entender quais os valores aplicados na região.

Saiba mais: Precificação: Como calcular o preço de venda e ter lucro

  1. Escolha um bom sistema de gestão de negócios

Para automatizar processos e atividades, e centralizar todos os dados de vendas, estoque, pagamentos e notas fiscais recebidas e emitidas, use um sistema de ERP, como o Bling.

Ele fornece vários recursos perfeitos para o micro e pequeno empreendedor dar os primeiros passos em seu negócio. Funcionalidades como emissão de notas, controle financeiro e gestão de estoque ajudam – e muito – a manter as contas no azul.

  1. Invista na divulgação

Com tudo pronto, marque na agenda a inauguração da sua papelaria e celebre esse momento! Até porque, isso chama a atenção dos clientes locais, ajudando a divulgar a loja. 

Porém, esse é apenas o primeiro passo. Depois, crie um site, perfis nas redes sociais e aproveite o poder da internet para divulgar a papelaria pela sua região.

Uma técnica muito usada pelo varejo local é a distribuição de flyers para contar a novidade para quem costuma passar pela região.

Baixe grátis nosso e-book e saiba como realizar seu sonho: Como abrir um negócio próprio?

Como abrir MEI para papelaria?

Existe o CNAE de MEI para papelaria, sabia? Ele é o número 4761-0/03.

Para reduzir a burocracia, se regulamentar como microempreendedor ajuda bastante. E como fazer isso?

  • ter uma conta gov.br;
  • registrar-se no Portal do Empreendedor e escolher a opção “Quero ser MEI”;
  • definir o nome fantasia e o CNAE;
  • informar o endereço da papelaria;
  • emitir o CCMEI para obter o CNPJ;
  • aguarda análise do governo.

Como montar uma papelaria on-line?

Se você quer ir além da loja física ou apenas trabalhar pela internet, realizando entregas para todo o Brasil, confira agora como montar uma papelaria on-line.

Ela é uma excelente opção para o empreendedor que deseja investir menos inicialmente e abrir uma empresa com poucos recursos.

Veja dicas para montar o seu negócio on-line.

  1. Monte um plano de negócios de e-commerce.
  2. Analise seu orçamento e os custos envolvidos.
  3. Escolha a plataforma do seu e-commerce de papelaria.
  4. Pesquise os preços de frete e ofereça entregas feitas pelos Correios e transportadoras.
  5. Invista em um site responsivo (acessível em notebooks, smartphones e tablets);
  6. Determine os produtos que serão vendidos.
  7. Defina onde será o estoque.
  8. Adicione fotos de alta qualidade e boa descrição em cada produto.
  9. Encontre bons fornecedores.
  10. Ofereça preços atrativos e faça promoções para divulgar a marca.
  11. Use e abuse do poder das redes sociais, do marketing de conteúdo, com envio de e-mails e outras campanhas para atrair e fidelizar clientes.

Continue aprendendo com nosso guia completo: Da abertura do CNPJ às primeiras vendas on-line: Um guia para empreendedores de primeira viagem

Lista de produtos para abrir uma papelaria

  • Material escolar: lápis, lapiseiras, canetas, lápis de cor, fichários, cadernos, mochilas, lancheiras, pastas, borrachas, cartolinas, cola, tesoura, estojos etc.
  • Materiais para desenhos: canetas profissionais, cadernos para desenho, réguas, pincéis, tintas, entre outros.
  • Materiais de escritório: pastas, envelopes, folhas sulfite (entre outras), clipes, grampeadores, grampos, blocos de notas, agendas, planners, decoração e mais.
  • Produtos de informática: teclados, mouses, pen drive, fones de ouvido, entre outros.
  • Artigos para presentes: embalagens, fitas, canecas, bolsas, cartões, porta-retratos, brindes de formatura, itens para festas de aniversários e datas comemorativas etc.
  • Serviços variados: cópias, impressões e encadernação.
  • Produtos personalizados: como canecas, bolsas, pastas, cadernos, folhas etc.

Como fazer a gestão de uma papelaria?

Conte com o sistema de gestão on-line Bling para fazer a gestão da sua papelaria de ponta a ponta. Ele oferece recursos estratégicos para o empreendedor alavancar seus negócios, baseando suas tomadas de decisão em dados realistas.

Assista ao vídeo e confira tudo o que o Bling pode fazer por você!

E aí, ficou animado depois de aprender como abrir uma papelaria? Inicie agora seu planejamento e controle financeiro: faça um teste grátis do Bling por 30 dias!