O ano de 2020 está mostrando que o brasileiro está comprando cada vez mais por canais online e as plataformas digitais mais presentes no cotidiano da população.

Estudos apontam que smartphones estão no bolso de 60% dos adultos em todo o país, acima dos números de países como Filipinas (55%), México (52%) e Índia (24%).

Além desse comportamento, O COVID-19 trouxe algumas transformações no mercado. Empresas que não vendiam online passaram a vender e quem já vendia investiu de alguma forma para vender mais.

Com aumento de consumidores online e todas as transformações do mercado, fica uma pergunta: como realmente aumentar os lucros da sua loja virtual?

Ter um website para vender online é apenas a ponta do iceberg, aquela parte visível sobre a água. Mas há todo um processo “submerso” que muitas pessoas inicialmente não focam.

Administrar uma loja virtual significa se preocupar com toda a base logística e encontrar as formas mais inteligentes — e baratas — de estocar, manusear e entregar produtos.

Pois é, o desafio de reduzir custos logísticos é comumente enfrentado por quem vende online.

Entenda seu modelo

Armazenagem, estoque, manuseio e transporte. Esses são as principais atividades exercidas num processo logístico. Para otimizar seus custos, você precisa sempre analisar com cuidado cada um desses pilares. Mas a logística em si — terceirizada ou não — é apenas parte da equação.

É fundamental, também, incluir dados comerciais e demais demandas na estratégia de entregas. Criar um cronograma com datas comemorativas e períodos sazonais de altas vendas e determinar comportamentos de compra são pontos cruciais na hora de estabelecer um sistema logístico com solidez e custos minimizados.

Portanto, uma das melhores formas de otimizar custos é analisar com bastante atenção cada etapa do seu modelo de negócio.

Trabalhe seus números

É claro que a precificação é um dos aspectos-chave de um e-commerce, mas isso não vale apenas para preços finais e controle de margem de lucro de produtos. Uma negociação efetiva com fornecedores é essencial para que o “picking” dos pedidos não gere custos adicionais, uma vez que isso impacta toda a operação.

Outra negociação fundamental é com as transportadoras. Já falamos sobre isso em um outro post da ASAP Log e o reforço nunca é demais: o ideal é sempre ter mais de uma transportadora parceira para ter mais flexibilidade tanto em regiões de entrega quanto em valores.

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Estudando seus números, você se torna capaz de reduzir custos gerais de estoque, incluindo pedidos, processamento, manutenção e custos de falta. Uma alternativa interessante é classificar a relevância dos seus produtos em classes de acordo com o valor agregado de cada um deles (tipos A, B e C, por exemplo) e depois comparar com o giro de vendas e necessidade de reposição em estoque.

Tecnologia + inteligência estratégica = sucesso

Falando em tecnologias, há alguns sistemas que podem ajudar bastante a “enxugar” o processo logístico. A adoção de um WMS (Warehouse Management System ou simplesmente “sistema warehouse”) pode ser extremamente útil na otimização e na gestão geral de estoque. Isso pode ser combinado com um sistema TMS (Transport Management System), que auxilia as empresas no controle de entregas e notifica ocorrências.

Um dos “termos da moda” é o famoso ERP (Enterprise Resource Planning), um sistema de gestão empresarial controlado via software. É basicamente uma plataforma que integra todos os setores e garante agilidade e, mais ainda, permite a previsão de volume de vendas e programação de etapas referente a estocagem e transporte conforme as demandas.

Há vários ERPs no mercado, mas o importante é você estudar a aplicação de cada um deles com muita atenção, visto que esse sistema impacta não só a logística, mas toda a empresa. Vale muito a pena conhecer os serviços que a Bling oferece.

É claro que todas essas tecnologias só são realmente úteis se você já tiver um processo de expedição bem definido (e o mesmo vale para recepção de mercadorias). Fatores como controle de entregas até cálculos de cubagem de produtos — e a ASAP Log tem uma ferramenta para te ajudar com isso — precisam sempre estar na sua estratégia logística para que os seus custos sejam os menores possíveis.

E aí, gostou? Viu que estudar e conhecer bem o seu negócio é muito importante para colher bons resultados? O primeiro passo é pagar mais barato nos fretes e enviar para todo o Brasil! Configure a ASAP na sua loja em 5 minutos clicando aqui!