Ícone do site Blog do Bling

Como cancelar MEI grátis? Tutorial + perguntas frequentes

como_cancelar_mei

O Brasil tem cerca de 14 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos, o que representa quase 70% das empresas em atividade no Brasil, segundo dados do Ministério da Economia. Uma das razões para essa participação gigantesca no mercado, é a facilidade em abrir a empresa nessa modalidade. Porém, assim como toda a organização, ao optar pela conclusão das atividades, é preciso cancelar o MEI

Mas, afinal, como fazer isso? É necessário pagar para encerrar o CNPJ?  posso cancelar o MEI a qualquer momento? 

Essas são algumas perguntas comuns, as quais vamos responder ao longo deste guia. 

Por isso, continue lendo e tire suas principais dúvidas sobre este tema. Confira! 

Quais motivos levam o empresário a cancelar o MEI?

Entre as razões para querer cancelar o MEI, estão: 

Leia também: Direitos do MEI: conheça os benefícios e as obrigações legais

Quando o MEI é cancelado automaticamente?

Vale destacar que o MEI também pode ser cancelado automaticamente pelo Governo Federal. Isso acontece quando o empreendedor não paga a contribuição mensal (DAS-MEI) ou não entrega a declaração anual (DASN-MEI) nos dois últimos anos.

Vale a pena destacar que o cancelamento é irrevogável, ou seja, mesmo com o pagamento da dívida, o CNPJ não será recuperado, 

O empreendedor poderá criar um novo cadastro como MEI, mas esse irá gerar um novo CNPJ. 

Como saber se o MEI foi cancelado?

Para verificar se o MEI está revogado acesse a página Portal do Empreendedor, selecione a opção “Já sou MEI” e em seguida “Consulta de CNPJ cancelados” e inclua seu CNPJ ou CPF para verificar se eles estão na lista de cancelados.

Como cancelar o MEI gratuitamente (para quem quer dar baixa no CNPJ)

Para cancelar o seu MEI será necessário seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o Portal do Empreendedor;
  2. Escolha a opção “Já sou MEI”;
  3. Selecione “Baixa da empresa”.
  4. Clique em “Solicitar Baixa”;
  5. Faça login com sua conta Gov.br;
  6. Confira seus dados e marque a declaração;
  7. Emita seu Certificado de Baixa.

Essas etapas devem ser seguidas se você quiser cancelar o seu MEI.

Não tem senha ou conta no gov.br?

Se você chegar na etapa de login com sua conta gov.br e não tiver uma conta ou não lembrar a senha, é possível criar uma conta ou gerar uma nova senha para cadastro já feito. 

Como cancelar MEI fácil mesmo com pendências?

O passo a passo acima é bem simples, mas é apenas para quem está em dia com todas as obrigações como MEI e com o cadastro atualizado.

Se você tem dúvidas se o seu telefone ou e-mail estão atualizados no cadastro do MEI ou se tem pendências de declarações e pagamentos, terá que realizar algumas etapas extras. 

Mas, não se preocupe, organizamos um tutorial completo, a seguir.

1. Verifique se você tem declarações atrasadas

Antes de você cancelar o MEI, é preciso certificar se não existe nenhuma Declaração Anual pendente.

A DASN SIMEI deve ser entregue até o dia 31 de maio de cada ano, com as informações do ano-base anterior. Ou seja, em 2023, os dados registrados devem ser de 2022.

Caso você não tenha nenhuma declaração pendente, pode pular para o passo 2.

Está com DASN SIMEI atrasado?

Se tiver alguma DASN SIMEI em atraso, faça o seguinte:

Ao fazer a emissão anual, dentro do prazo do Governo, não é necessário pagar nada para emitir e enviar o DASN SIMEI, contudo, o envio fora do prazo terá multa que precisa ser paga.

2. Atualize os dados cadastrais

Quando você abrir o sistema, é possível que ele peça a confirmação do cancelamento  do MEI que será realizada a partir do envio de uma mensagem com código para o seu celular ou e-mail, com o intuito de confirmar se é mesmo o titular do CNPJ que está pedindo a baixa.

Logo, é fundamental que você esteja com os dados atualizados no sistema. Ou seja, é vital que o e-mail e o telefone que está registrado no Portal do Empreendedor, e associado a sua conta, seja o que você ainda tenha acesso.

É por isso que o ideal é verificar se o seu cadastro MEI está atualizado com os seus dados atuais, pois isso ajuda na hora de realizar procedimentos no Portal do Empreendedor.

Caso os dados estejam incompatíveis é possível alterar dados MEI antes de pedir o cancelamento.

Com os dados atualizados, abra novamente o sistema e siga o passo a passo para cancelar o MEI gratuitamente, que apresentamos na primeira etapa deste artigo. 

3. Pague os impostos DAS pendentes

É importante esclarecer que você tem a obrigação de pagar todos os impostos do MEI e quitar as dívidas dos meses que ele esteve ativo, mesmo que sem nenhum lucro.

Depois que você cancelar o MEI, não serão atribuídas novas cobranças, porém aquelas que foram emitidas devem ser liquidadas para que a situação fique quite com o Governo.

Lembrando que a última DAS a ser gerada corresponde ao último mês ao qual o CNPJ MEI foi cancelado. 

Sabendo disso, para verificar e obter os impostos DAS pendentes, siga o manual abaixo.

Se você estiver atento às normas do Simples Nacional, provavelmente sabe como funciona o MEI, o que significa que o não pagamento de impostos ou atrasos nas declaração geram multas para o bolso.

Pode cancelar o MEI com débitos?

Sim, você pode cancelar o MEI com débitos, contudo a dívida não deixará de existir. Isso significa que em caso de não pagamento, você corre o risco de ter o CPF inscrito na Dívida Ativa da União.

Como cancelar o MEI em atraso? 

O processo para cancelar o MEI em atraso é o mesmo do processo comum, em que não há dúvidas:

Contudo, se você não acertar as dívidas, os impostos devidos serão associados ao seu CPF, que poderá ser inscrito na Dívida Ativa da União. 

Dúvidas frequentes sobre o cancelamento do MEI

Algumas outras dúvidas são frequentes para quem está prestes a cancelar o MEI, confira então as respostas para esses questionamentos. 

Tem que pagar para encerrar o MEI?

Não há custo para cancelar o MEI. Entretanto, caso você não tenha emitido a DASN SIMEI dentro do prazo será necessário arcar com multa para envio do documento atualizado. Além disso, é indicado o pagamento dos impostos atrasados, para que o CPF não seja inscrito na Dívida Ativa da União.

Quanto tempo demora para cancelar o MEI?

Se todos os processos derem certo e tudo estiver em dia com as obrigações fiscais e tributárias, o cancelamento (baixa) do MEI sai no mesmo dia.

Depois de cancelar o MEI, o que acontece?

Uma vez que o MEI é cancelado ele não pode ser recuperado. A pessoa poderá abrir um outro negócio, seja MEI ou em outra categoria, pedindo um novo CNPJ. 

Essa norma é bem semelhante ao cancelamento automático do MEI, quando a Receita Federal cancela o registro do microempreendedor que não enviou declarações e nem pagou a DAS no período de 2 anos.

O meio termo dessa questão é quando há uma suspensão do cadastro, que pode ser regularizada em até 90 dias. 

Pode cancelar o MEI com débitos?

Sim. É possível cancelar MEI mesmo com débitos dos impostos, contudo, caso não regularize a sua situação, arcando com o pagamento dos valores em aberto, a dívida continuará ativa no seu CPF, que será inscrito na Dívida Ativa da União. 

Nunca paguei o MEI e quero cancelar, é possível?

Sim, é possível cancelar o MEI mesmo sem nunca ter pago os impostos, contudo, mesmo após o cancelamento, a dívida continuará aberta e registrada em seu CPF, sendo necessário quitá-la para ter o documento retirado da Dívida Ativa com a União. 

Posso cancelar o MEI e depois reativar?

Não é possível reativar um MEI cancelado. O processo de dissolução é definitivo. Logo, o empreendedor perde o CNPJ e todas as licenças e alvarás relacionados a ele. Entretanto, é possível criar um novo cadastro como MEI, o que vai gerar um CNPJ diferente.

Eu posso cancelar o MEI pelo celular?

Sim, o cancelamento do MEI pode ser feito pelo celular, porém é mais confortável fazer o processo por um computador ou notebook.

O governo federal tem um app MEI, mas ele não tem a função de cancelar o MEI, o que significa que se mesmo assim você quiser fazer a baixa da empresa pelo celular, terá que seguir o mesmo passo em um navegador do aparelho.

Posso cancelar o MEI a qualquer momento?

Sim. Você pode fazer o cancelamento a qualquer momento. Basta acessar o Portal do Empreendedor, clicar em “Já sou MEI”, selecionar “Baixa da Empresa” e depois em “Solicitar Baixa”. Siga as instruções da plataforma e emita o comprovante de situação cadastral de baixa.

Desistiu de cancelar o MEI?

A decisão de cancelar MEI deve ser bem pensada, mas se for o caso, é possível sim encerrar as atividades sem custo e de maneira rápida e prática. 

Como apresentamos acima, todo o processo é feito online, basta o gestor estar ciente da ação e deixar o negócio em dia com relação a dívidas.

Contudo, se depois de pensar bem você decidiu manter o MEI aberto, lembre-se que se manter em dia com os impostos do MEI é fundamental para a manutenção do seu CNPJ e para que seu nome fique em dia com a União. 

É claro que, além do DAS MEI, todas as demais despesas e investimentos da sua empresa precisam ser mantidas em dica, para evitar o pagamento de multas e manter o crédito da sua empresa na praça.

Para que isso aconteça, é indispensável o controle financeiro eficiente, completo e integrado.

Ele ajuda na previsão de faturamento, acompanhamento do fluxo de caixa, no controle de contas e pagar e mais. 

Para fazer tudo isso, e muito mais, conheça o Bling! e entenda como esse sistema vai descomplicar a sua gestão e te ajudar a crescer. 

Acesse nosso site e faça um teste gratuito do ERP de gestão para microempreendedores individuais.

Sair da versão mobile