Acabou de abrir uma loja virtual e não sabe como embalar encomenda para os Correios? Então, esse artigo é para você! 

Afinal, saber qual a forma correta de enviar a mercadoria é uma dúvida frequente para quem está iniciando no mercado on-line. 

Por isso, separamos as principais etapas que você precisa seguir, além de orientações que irão te ajudar a tornar o processo mais fácil. Quer aprender? Então, continue a leitura!

Como embalar encomenda para os Correios? 

Garantir a qualidade do produto e a satisfação do cliente é fundamental para quem é dono de loja on-line. Por isso, saber como embalar a mercadoria, de forma que ela chegue ao destino em boas condições, deve ser seu principal objetivo! 

Imagine a seguinte situação: seu cliente realizou a compra, está superfeliz e ansioso para a chegada do produto e, ao recebê-lo, a mercadoria está avariada. Frustrante, não é verdade?

Portanto, para evitar esse cenário, você precisa saber quais são os cuidados necessários para embalar as encomendas da sua loja. Confira-os a seguir!

1ª Etapa

Antes de mais nada, você deve definir qual tipo de embalagem será melhor para embalar a sua mercadoria. Você pode escolher entre caixas de papelão ou envelopes. 

Para isso, você deve conferir as proporções do seu produto, como:

  • Comprimento;
  • Largura;
  • Altura. 

Cada empresa de transporte estabelece as medidas aceitas para realizar o envio. Nos Correios, os valores mínimos e máximos para enviar pacotes e caixas são: 

Especificações MínimoMáximo
Comprimento 15 cm 100 cm
Largura10 cm100 cm
Altura1 cm100 cm
Soma (C+L+A)26 cm200 cm

Já para o envio de envelopes, as medidas devem ser: 

Especificações Mínimo Máximo
Comprimento 16 cm 60 cm
Largura11 cm60 cm
Soma (C+L)27 cm120 cm

Em caso de dúvida, saiba que você pode contar com o guia técnico de embalagens recomendadas pelos Correios!

2ª Etapa

Tudo certo com a embalagem, vamos para a próxima etapa: colocar o produto! 

Para preservar a mercadoria, você pode utilizar alguns materiais para envolvê-la, como plástico bolha ou isopor

Dessa forma, a encomenda estará protegida contra impactos externos, prevenindo qualquer tipo de dano. Feito isso, é só fechar! 

3ª Etapa

Agora que a embalagem está fechada, é hora de partir para o endereço! Aqui, é muito importante ter atenção as informações necessárias nas etiquetas de envio, como: 

  • nome do consumidor;
  • endereço e CEP do destino;
  • endereço e CEP de origem (sua loja!). 

O preenchimento correto dos dados garante que a entrega seja feita com segurança e agilidade.

4ª Etapa

Para fechar, chegamos ao último passo: anexar na embalagem a nota fiscal ou declaração de conteúdo.

Esses documentos são obrigatórios para enviar qualquer mercadoria no país. 

Porém, você pode estar se perguntando, por que eles são tão importantes? 

Além de comprovar a origem do produto, essa é uma forma de evitar o comércio ilegal e a sonegação de imposto. 

É vital lembrar que a nota fiscal é indispensável para todos os envios feitos por pessoa jurídica. Já a declaração de conteúdo é utilizada em casos, como: 

  • o despacho é feito por pessoa física;
  • trocas e devoluções;
  • envio por Microempreendedor Individual (MEI) para pessoa física

Os Correios embalam encomendas?

A responsabilidade de embalar corretamente a encomenda é da sua empresa. Por isso, antes de solicitar a coleta ou ir a uma agência dos Correios para postar o produto, certifique-se de estar com todos os detalhes prontos para o envio.

Confira as principais orientações de como embalar sua encomenda para os Correios! 

Seja pela praticidade ou por oferecer melhores condições de preço, o e-commerce tem sido o meio preferido para fazer compras. 

Segundo o Anuário E-commerce Trends 2023, 61% das pessoas preferem comprar na internet a ir a uma loja física. Além de preços mais em conta, promoções e o conforto de não sair de casa, a variedade encontrada no comércio on-line é surreal. 

Para atender essa demanda, os donos de lojas virtuais devem se preocupar com uma coisa: garantir que a mercadoria chegue em bom estado até o destino

Pensando nisso, listamos algumas orientações que você pode seguir: 

Opte por caixas de papelão

Embalar os produtos em caixas de papelão é uma ótima medida para certificar que ele chegue em boas condições até o cliente.

Alguns dos benefícios de escolher a caixa de papelão são:

  • elas são mais resistentes;
  • você pode customizar;
  • várias opções de fornecedores e preços que cabem no seu bolso.

Porém, nada de esquecer as medidas indicadas para o envio, hein! 

Proteja os produtos 

Uma forma de proteger os produtos, principalmente os mais frágeis, é envolvê-los com plástico bolha ou papel kraft antes de colocar na caixa. 

Você também pode encher a caixa de espuma ou isopor para garantir que a mercadoria fique intacta durante todo o trajeto. 

Evite espaços vazios

Não faz sentido colocar um produto pequeno em uma caixa supergrande, não é?

Sendo assim, é importante que você embale seus produtos em caixas ou pacotes proporcionais ao seu tamanho. 

Se possível, preencha os espaços vazios com os materiais de proteção para evitar que a mercadoria fique solta dentro da embalagem. 

Feche adequadamente a embalagem

Outra dica boa é usar fitas adesivas resistentes e próprias para o material da embalagem para fechar todas as emendas da caixa.

Afinal, de que adianta todo o cuidado com a embalagem se ela abrir no meio do caminho?

Verifique e deixe visível todas as informações necessárias

Certifique que todas as informações de destino e origem estejam corretas. Esse passo é essencial para que o produto chegue certinho e sem problemas na casa do cliente. 

Além disso, lembre-se de colocar a nota fiscal ou a declaração de conteúdo do lado de fora!

Conte com um sistema de integração logística

Agora que você sabe como embalar encomenda para os Correios, chegou a hora de conhecer o Bling! 

Com nosso ERP, você pode automatizar o processo de envio pelos Correios, tornando mais prática a preparação e postagem, além de agilizar as entregas dos seus clientes! 

Confira o vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre a integração logística: 

Além dessa vantagem, com o Bling você pode:

  • gerar etiquetas de envio;
  • solicitar a coleta;
  • acompanhar a entrega; 
  • cotar fretes;
  • e muito mais!

Então, venha conhecer agora os nossos planos e aproveite para fazer um teste grátis