Quem vende no e-commerce precisa oferecer diversos métodos de pagamento para os consumidores. Entre eles, o boleto bancário, que é um dos mais utilizados. 

Para facilitar essa tarefa, trouxemos hoje um guia completo de como emitir boleto no Bling! Veja como é simples oferecer essa forma de pagamento para seus clientes, além das vantagens de contar com um sistema de gestão integrada para isso. 

O que é e como funciona o boleto bancário?

O boleto bancário é um método de pagamento bastante utilizado no comércio eletrônico, que simplifica e facilita os processos de compra e venda. 

Por mais tradicional que seja, e por mais que outros meios de pagamento estejam cada vez mais difundidos, esse documento de transações ainda é um dos mais utilizados no Brasil. 

O boleto funciona por meio de um código numérico, e deve ser pago dentro do prazo estipulado pelo documento. 

O tempo de compensação do boleto varia de dois a quatro dias úteis, e a partir da confirmação do pagamento, o vendedor pode prosseguir com a entrega do produto ou realização do serviço.

No caso de o boleto estar vencido, o consumidor deverá fazer uma nova compra ou pagá-lo com a devida multa.

Tipos de boletos bancários

Basicamente existem dois formatos de boletos bancários: o registrado e o não registrado. As diferenças se resumem ao controle que órgãos emissores têm sobre o documento emitido. 

  • Boleto registrado: possui registro em instituições financeiras. Nesse caso, o banco recebe a remessa da empresa e faz o registro de todas as informações contidas no documento: código de barras, valor, vencimento, CPF e outros dados.
  • Boleto sem registro: banido desde 2017, passou a dar mais agilidade em relação ao pagamento dos débitos e diminuição no número de fraudes.

Para emitir o boleto bancário registrado, é preciso que a empresa se cadastre em uma instituição financeira. Assim, as informações ficam armazenadas em um lugar só. 

Este passou a ser o modelo padrão, já que permite controle mais eficiente nas transações. 

Também existem dois modelos de boletos: avulso e em carnês (que é o que contém continuidade de pagamentos). 

Como fazer boleto de cobrança?

Agora que você conhece os modelos, que tal descobrir como preencher um boleto? Este documento possui alguns campos para inserir informações. A seguir, entenda quais são e como preencher. 

  • Sacado: Nome e CPF (CNPJ, se for pessoa jurídica) da pessoa que irá pagar o boleto.
  • Código do Cedente: Número da conta bancária da empresa emissora do boleto.
  • Valor do Boleto: Valor final a ser pago pelo consumidor. O número deve contar duas casas decimais e utilizar vírgulas para separar os centavos.
  • Vencimento: Prazo final para que o boleto seja quitado sem o acréscimo de multas ou juros.
  • Multa e Juros de Mora: Instruções ao consumidor sobre juros e multas que serão cobrados em caso de vencimento do boleto bancário.
  • Nosso Número: Campo de identificação do boleto gerado pelo órgão emissor, utilizado para controle legal, tanto por parte da empresa, quanto do consumidor.
  • Linha Digitável: Descrição em números do código de barras. O consumidor ainda confirma se a linha digitável está em conformidade, visto que seus primeiros números devem ser representados pelo número do banco emissor, enquanto os últimos correspondem ao valor a ser pago.
  • Código de Barras: Ferramenta utilizada para automação de pagamentos pelo leitor óptico. A espessura das linhas de um código de barras serve para representar números de 0 a 9.

Ficou confuso com tantos campos e informações? Fica tranquilo! Você pode emitir boletos no Bling de forma prática e rápida. Continue lendo para descobrir como!

Como emitir boleto no Bling? 

O ERP Bling permite que você escolha as formas de pagamento que mais se adaptem ao seu negócio, e receba tudo com praticidade. Entre eles, está o boleto bancário. 

A seguir, veja o passo a passo de como emitir boleto no Bling! 

1. Acesse a aba de configurações de boleto

O primeiro passo é acessar o módulo de configurações de boleto no menu: preferências – finanças – configurações de emissão de boletos

Feito isso, você deve escolher o banco correspondente a sua conta bancária, clicando em “configurar”

Antes de iniciar, é necessário que você possua uma carteira de cobrança contratada junto ao banco para permitir que sua conta bancária receba pagamentos por boleto.

Nesta etapa é importante verificar com o gerente da sua conta os dados, tarifas e despesas referentes a sua carteira. Também já se informe sobre como deve ser feita a homologação dos boletos, que é solicitada ao final da configuração.

No vídeo abaixo, você pode conferir mais informações sobre a contratação do serviço de boleto direto ao banco:

2. Faça a configuração do documento

Depois de selecionar o banco que você contratou a carteira de cobrança no sistema do Bling, você pode começar a configurar o boleto. Para isso, preencha os campos:

  • Conta: inclua informações da sua conta bancária. O pedido de campos a serem preenchidos pode variar dependendo da instituição financeira que você trabalha.
  • Carteira: defina a carteira de cobrança da sua conta bancária e outras opções referente às características de sua carteira.

A opção “Quem emite” se refere a quem irá gerar o boleto, se é você ou se a geração será feita por uma interface bancária. Escolha a opção “Cliente emite” se você for emitir o boleto no Bling.

Após preencher os dados, é preciso definir as instruções para seus boletos (multas, descontos, juros e protesto). 

É importante verificar com o gerente de sua conta se existem cobranças adicionais para as instruções que você está configurando.

Se você for emitir o boleto pelo Bling, preencha o campo “Mensagens de instruções para impressão de boleto”, selecione as variáveis disponíveis ou clique em “Gerar Instruções” para gerá-las automaticamente conforme a sua configuração.

3. Defina as operações

O próximo passo é definir opções adicionais para as operações com boleto no Bling:

  • Custo adicional do boleto: custo adicional somado sobre o valor do boleto;
  • Float bancário: dias úteis em que o banco retém o valor antes de creditar em sua conta;
  • Float bancário para tarifas: dias úteis em que o banco retém o valor das tarifas antes de debitar de sua conta;
  • Número da próxima remessa: número usado como identificador de cada remessa gerada no Bling (apenas altere esta informação se o banco solicitar);
  • Extensão do arquivo: extensão do arquivo de remessa a ser gerado pelo Bling. Mantenha este campo em branco para usar a extensão padrão.
  • Nome do Sacador/Avalista: Cedente original do documento de cobrança que realizou a transação comercial com o sacado e endossou o título para terceiro.

4. Faça a homologação do documento

Antes de emitir os boletos é preciso efetuar a homologação dos dados configurados.

Este processo é realizado junto ao banco, sendo necessário enviar os arquivos para homologação para o seu gerente

Estes arquivos estarão disponíveis para download na seção “Homologação” > “Boletos e remessa” da aba configuração.

5. Gere os arquivos

Para gerar os arquivos é necessário ter previamente cadastrado algum cliente em “Cadastros – Clientes e fornecedor”. 

Após isso, basta preencher os campos restantes, como o valor e o número do primeiro boleto. Estes devem ser preenchidos com valores maiores que zero, e o vencimento inicial deve ser maior ou igual a data atual.

Após preencher os campos, você pode optar por baixar os boletos e a remessa de testes ou enviar os arquivos sem precisar baixá-los. 

Clicando em “Enviar arquivos por e-mail”, será solicitado o endereço eletrônico do responsável pela homologação, alguém do banco. Ou,se preferir, a título de teste, pode inserir outro e-mail para enviar uma cópia dos arquivos.

Os arquivos fornecidos contém dados de teste e devem ser usados apenas para o processo de homologação. Após ter enviado os arquivos, aguarde a aprovação antes de começar a emissão de boletos e remessas.

6. Faça a emissão das remessas

Agora, para realizar a emissão do boleto de fato, clique em “Finanças – Remessas e Retornos” para incluir as remessas referentes às suas contas a receber. 

Para gerar o arquivo de remessa, clique em “Incluir Remessa”.

Dessa forma, suas contas a receber serão listadas. 

Você pode filtrar apenas as contas que possuam o portador bancário selecionado ou apenas as contas que já tiveram seu boleto emitido. 

Após esse passo, basta conferir a conta que deseja gerar a remessa e salvar a alteração.

A sua remessa aparecerá na lista de remessas, e basta selecioná-la e clicar em “Gerar remessa” para baixar o arquivo. Se quiser, pode importá-lo no sistema de seu banco e aguardar o arquivo de retorno.

Também é possível remover um título de remessa para incluir em outra. Basta utilizar a opção “Retirar da remessa”.

7. Importe os retornos

Depois de todo esse processo, o banco irá disponibilizar um arquivo de retorno contendo atualizações referente aos títulos enviados na remessa: confirmação de entrada, liquidação, pendências e tarifas. Este arquivo será importado no Bling para conciliar suas contas.

Para fazer a importação de retorno, acesse “Finanças – Remessas e retornos”, e clique em “Ver retornos” no menu lateral. 

Ao clicar em “Ler retorno” será solicitado a conta bancária correspondente ao arquivo de retorno. Antes de procurar o arquivo, selecione as opções desejadas referente a categorias e a liquidação dos títulos e das tarifas. 

Quando o arquivo for importado, será informado um resumo do processamento. Nele, você pode conferir se houve liquidações, lançamentos de tarifas, entradas confirmadas e outras ocorrências.

8. Faça a emissão dos boletos

Agora, para fechar com chave de ouro, chegou a hora de emitir boleto no Bling!

Para isso, entre na opção “Emitir boleto” dentro do menu de contexto de cada conta, clicando em “Finanças > Contas a receber”. 

Aqui também é possível enviá-lo por e-mail ou WhatsApp para seu cliente. Preencha com as informações para que o envio seja efetuado e, pronto, seu boleto será emitido com sucesso!

Ficou alguma dúvida de como emitir boleto no Bling? Então, veja o vídeo abaixo para esclarecer qualquer detalhe:

Vantagens de emitir boleto no Bling

Entenda as vantagens que o empreendedor tem com esse modelo de cobrança: 

  • facilidade para a emissão;
  • economia de tempo;
  • diminuição da inadimplência;
  • melhor controle financeiro;
  • acessível para todos os clientes;
  • sensação de segurança para os clientes.

Abaixo, veja como o uso do ERP Bling facilitou a gestão de pagamentos de um de nossos clientes. 

Depoimento da MT Soluções

A MT Soluções é um Hub de soluções para E-commerce. 

A empresa nasceu há 8 anos com o sonho de tornar todo o processo de e-commerce para PMEs algo mais sustentável como negócio. Com uma equipe composta por 12 pessoas, a MT Soluções está localizada em dois endereços no estado de São Paulo.  

O empresário Mateus declara que são clientes Bling desde 2013 e afirma que a utilização do emissor de boletos simplificou a gestão de pagamentos, porque não é mais necessário entrar no sistema, baixar um relatório e fazer a conciliação manual de cada transação. 

“Hoje apenas emitimos e temos que fazer o controle de inadimplentes, em vez de fazer o controle de todos os pagamentos. Com isso, nosso time financeiro ficou mais produtivo ao menos por 1 hora por dia”, destaca. 

Entre outras funcionalidades importantes que o sistema ERP Bling oferece, Mateus enfatiza a relação entre pedido de venda e nota fiscal. “A possibilidade de emitir notas de serviço com apenas um clique (mesmo para a prefeitura de São Paulo) ajuda a economizar tempo, pois quando emitimos inúmeras notas não levamos mais do que 20 minutos para fazer todo o fluxo”, afirma. 

Para a MT Soluções, emitir boletos com tanta rapidez e pouco custo é um grande benefício, por isso, Mateus indica o Bling como sistema de gestão. 

“O Bling é um sistema totalmente integrado, e eu acho que é isto que faz ele mais especial. O cliente pode ser totalmente omnichannel, vendendo em sua loja física, e-commerce, marketplace e ainda representantes. Tudo isto podendo utilizar apenas um estoque, um ponto de retirada, etc. Hoje o Bling oferece tantas integrações diferentes que ajudam o lojista a ter também um controle financeiro, finaliza.

Experimente o emissor de boleto do Bling!

Com o ERP Bling, você pode receber pagamentos como quiser, inclusive por boleto bancário!

Isso sem contar que o link de pagamento é enviado em poucos cliques, facilitando o contato com o cliente e a conclusão da venda. 

Outra vantagem é a integração com a Conta Bling, que favorece o controle das contas recebidas e a receber.

Ou seja, além de facilitar o dia a dia, o nosso sistema contribui para a gestão financeira completa do seu negócio, de forma online, simples e em um único lugar.
Quer experimentar o emissor de boleto do Bling? Clique aqui e conheça nossos planos!