O Certificado Digital se tornou uma das soluções mais procuradas pelas empresas. A praticidade e segurança que esse arquivo eletrônico proporciona fazem com que cada vez mais companhias busquem esse recurso.

A explicação para isso é simples: o Certificado Digital funciona como uma identidade, tanto de pessoas quanto de empresas, mas de forma digital, como o próprio nome indica. A grande vantagem é que isso dá validade jurídica para tudo o que é feito por meio dele.

Cada vez que o Certificado Digital é usado, uma assinatura digital é gerada. Isso significa que ele pode servir para autenticar e assinar documentos, algo fundamental para qualquer empresa nos dias de hoje.

Para usar da maneira correta, é importante conhecer os tipos de Certificado Digital e entender qual é o mais apropriado para o seu negócio. Se você quer saber as diferenças entre Certificado Digital A1 e A3 continue lendo este post!

Certificado Digital A1

O Certificado Digital A1 é armazenado diretamente no computador. Ele funciona por meio de um par de chaves criptografadas, uma pública e outra privada. A pública é enviada para a Autoridade Certificadora (AC). A privada fica no computador e é protegida por um login. 

Esse sistema evita operações fraudulentas, já que os dados não podem ser decodificados sem a combinação de uma com a outra. Nos casos de invasões e ameaças virtuais, o Certificado Digital pode ser desativado. 

Uma das grandes vantagens do Certificado Digital modelo A1 é o seu dinamismo, já que é possível operá-lo a partir do computador. Caso precise emitir notas fiscais, por exemplo, basta enviar o Certificado Digital para o software emissor. Assim, você consegue emitir documentos fiscais de maneira prática, segura e sem excesso de papéis.

Certificado Digital A3

O Certificado Digital modelo A3 é diferente do modelo A1 porque conta com uma mídia de armazenamento predeterminada, ou seja, um dispositivo, que pode ser um cartão ou um token. Dessa forma, é possível utilizar o certificado em qualquer computador e em diversas tarefas tributárias que exigem a assinatura da empresa. 

Por ser um hardware separado, o Certificado Digital A3 oferece maior mobilidade e eficiência para que a empresa possa comprovar sua identidade em informações contábeis. 

Esse modelo possui validade de um a cinco anos, dependendo do local de armazenamento.

De onde vem a Certificação Digital?

Quem cuida da Certificação Digital é o Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) juntamente com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). A ICP é responsável pela emissão dos Certificados Digitais.

O ITI, enquanto isso, é quem credencia, supervisiona e audita todos os processos. É o Instituto que faz a ligação com as Autoridades Certificadoras, que atendem os titulares dos Certificados Digitais, inclusive o Certificado Digital MEI.

Certificado Digital A1 ou A3?

CaracterísticasCertificado Digital A1Certificado Digital A3
Armazenamento e emissãoNo computadorEm tokens, cartões ou nuvem
Uso de senhaÉ opcionalÉ obrigatório
Possibilidade de cópiaPermite cópia Não permite cópia
Validade1 ano1 a 5 anos

Quando usar um Certificado Digital?

Para quem deseja usar o Certificado Digital como forma de assinar digitalmente um documento, Certificado A1 e A3 podem ser usados. Os dois cumprem essa função  sem nenhuma restrição.

Quem precisa de Certificado Digital deve saber que ele pode ser empregado em mais de duas mil aplicações diferentes. Algumas delas vão exigir apenas o Certificado Digital A1 enquanto outras serão possíveis somente com o Certificado Digital A3. Por isso é tão importante conhecer os dois modelos e saber como eles vão ser usados na empresa.

Qual Certificado Digital devo escolher?

Essa é uma das principais dúvidas envolvendo Certificado Digital, especialmente entre novos empreendedores: quais tipos de Certificado Digital escolher, certificado digital A1 ou A3?

O modelo de certificado A1 é mais completo e vem com funcionalidades adicionais por um preço um pouco mais caro, quando comparado ao certificado digital A3.

É importante identificar se sua empresa vai fazer uso dessas ferramentas que o A1 oferece, ou se elas não são necessárias para o seu negócio e você pode optar por um modelo mais em conta como o A3. 

Certificado A1 e A3 têm atributos próprios que os diferenciam, como já mostramos. O que ambos têm em comum é a segurança, praticidade e agilidade que acrescentam ao dia a dia de uma corporação.

Quais são as etapas para adquirir o Certificado Digital?

O processo de aquisição de um Certificado Digital é simples.

Passo 1

O primeiro passo é solicitar a uma Autoridade Certificadora como a Certisign, que é parceira do Bling.

Passo 2

Em seguida é necessário apenas agendar uma data para apresentação da documentação e emitir o Certificado.

– Para pessoas jurídicas: a documentação exigida inclui o CNPJ regular, documento de constituição da empresa e documento de estabelecimento, além de registros específicos conforme a área de atuação da empresa.

– Para pessoas físicas: são necessários documento de identificação original, CPF e comprovante de endereço.

Certificado Digital Online: veja o que mudou

Por causa da pandemia no novo coronavírus, é possível emitir o Certificado Digital por meio de videoconferência, sem a necessidade de apresentar a documentação presencialmente.

Essa possibilidade aplica-se somente ao primeiro Certificado Digital, de Pessoa Física e Jurídica, restrito a validade de 12 meses, podendo ele ser um A1, no computador, ou A3, no cartão, token ou na nuvem. Para quem precisa renovar o Certificado Digital, é preciso ter o cadastro biométrico para conseguir fazer o processo à distância.

Passo a passo: obter certificado digital por videoconferência

Para realizar a videoconferência e obter o seu Certificado Digital é simples:

  1. Efetue a compra da sua certificação e aguarde a confirmação do pagamento;
  2. Faça o agendamento do atendimento escolhendo o dia e horário que deseja;
  3. Envie previamente os documentos exigidos;
  4. Acesse o link para o atendimento no dia e horário escolhido anteriormente.

Como instalar cada tipo de Certificado Digital

Para fazer a instalação do Certificado Digital A1 e A3 não é difícil, mas com o Bling! fica mais fácil.

Como instalar Certificado digital A3?

A instalação do Certificado Digital A3 precisa de um pouco de atenção por parte do responsável. Ao todo, são três etapas principais para configurar o Certificado:

1- Instalar o serviço Bling NF-e;

2- Instalar os drivers e gerenciadores de Certificado;

3- Configurar o certificado A3 no Bling.

O passo a passo para todas as etapas, além de dicas do que pode ter causado eventuais erros na instalação do Certificado Digital A3, está no vídeo abaixo:

Como instalar Certificado Digital A1?

A instalação do Certificado Digital A1 é mais prática já que ele fica armazenado no próprio computador. Com o arquivo, que pode ser de extensão .pfx ou .p12, baixado, basta adicionar ao Bling. Veja mais detalhes no vídeo abaixo: