Uma política de logística reversa bem estruturada pode oferecer uma experiência positiva para o seu cliente e fidelizá-lo ao seu e-commerce

Com o fim do ano se aproximando e a chegada de grandes eventos, Natal e Ano Novo, a tendência é que haja bastante movimentação no varejo. De acordo com pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), a expectativa é que mais de 118 milhões de consumidores vão às compras neste fim de ano. O levantamento ainda mostra que o Natal pode movimentar R$ 66,6 bilhões na economia do país. Além disso, dados da Associação Brasileira do Varejo (ABV) apontam que as vendas podem aumentar até 12% em relação a janeiro a junho de 2022.

Mas junto ao grande movimento, há também uma questão que, por vezes, preocupa muitos lojistas: a taxa de trocas e devoluções. Estima-se que, segundo o Conselho de Logística Reversa Brasileiro, chegue a 10% o total dos produtos adquiridos online que retornam para as lojas, seja por troca ou devolução.

Como este processo – que chamamos de logística reversa – é de responsabilidade do lojista, existem muitas variáveis com as quais ele deve estar atento. São elas: atender o cliente na solicitação, abrir o processo para reenviar o produto, calcular custos com estas operações e muitas outras. Ou seja, com tantos detalhes a serem vistos, reversar produtos passou a ser uma dor de cabeça para vários empreendedores digitais.

E por que atentar-se à logística reversa é importante?

Mesmo que o seu produto seja excelente, somente ele não garante o sucesso do seu negócio. O que fideliza seu público é uma série de experiências positivas que ele tem com a sua empresa, incluindo antes e depois da venda. 

É fato que nem o cliente, nem o lojista gostariam de passar pelo processo de troca ou devolução de um produto, afinal, a expectativa do consumidor ao adquiri-lo é a de que nada ocorra errado. Entretanto, nos casos em que a logística reversa é necessária, tem-se uma grande oportunidade de fidelizar o cliente! 

Uma experiência positiva em um processo tão burocrático traz grandes chances de conquistar seu público, e uma política de logística reversa bem estruturada pode ser decisiva para um consumidor concluir ou desistir da compra e até mesmo comprar novamente na sua loja. Dar a devida atenção a este processo, deixando o comprador tranquilo e sempre a par da situação, facilitando os trâmites e mostrando solícito, contribui muito para passar credibilidade à sua loja virtual.

Estruture a sua política de logística reversa com o parceiro logístico ideal

Para ter sucesso nas trocas e devoluções do seu e-commerce, o processo deve ser o mais descomplicado possível para o cliente. Facilidade, transparência e bom atendimento são os grandes segredos nestes casos!

Para conseguir simplificar ao máximo uma solicitação de reversa, você deve contar com um parceiro logístico reconhecido no mercado, com uma plataforma intuitiva tanto para lojista quanto para consumidor e que automatize este processo. 

Já vimos que as vendas tendem a aumentar neste fim de ano, consequentemente, os pedidos reversados também, e você vai precisar estar preparado para atender o maior número de clientes com excelência.

Assim que a mercadoria for postada, o consumidor poderá rastreá-la pelo site da Kangu. Muito mais fácil, prático, rápido e com mais chances de oferecer uma experiência positiva para o seu público!

Além de um processo de logística reversa simplificado com os Pontos Kangu, existem diversas outras vantagens:

Dessa forma, a logística reversa da Kangu descomplica o processo para o cliente e torna a operação rápida e de baixo custo para o lojista. 

Teste a plataforma que simplifica suas trocas e devoluções e ainda te ajuda a economizar no frete. Cadastre-se na Kangu!

Esse guest post foi escrito por Kangu, plataforma de envios parceira do Bling que ajuda lojistas a descomplicar seus envios, com cotações até 75% mais baratas e pontos de postagem.