Está começando a vender na Internet e já se perguntou por que ter um site? Essa é uma dúvida natural para quem está iniciando a sua jornada no empreendedorismo, mas a resposta é muito simples: alcance e precisão. Esses dois motivos já são suficientes para que você tenha uma página exclusiva para a sua loja, mas como fazer um site?

Apesar de não ser uma tarefa simples — especialmente um site que gere mais vendas —, a boa notícia é que existem várias maneiras de potencializar os seus resultados. E tudo isso com várias ferramentas disponíveis no ambiente online. Assim, sem precisar de muito investimento, você pode começar a fortalecer a autoridade do seu negócio.

O que acha, então, de tirar todas as suas dúvidas sobre como fazer um site que ajude a aumentar as vendas do seu negócio? Continue a leitura deste artigo para conferir um passo a passo detalhado para ter bons resultados. Confira!

Como funciona um site?

Se você usa a Internet para fazer qualquer coisa, então você já utilizou um site, certo? Em resumo, se trata de uma página que, normalmente, reúne informações relevantes para um público-alvo específico. Esse endereço na Internet pode ser utilizado para diferentes objetivos: seja para vender, seja para fortalecer a presença de uma marca.

Com a migração cada vez maior para o ambiente digital, é natural, portanto, que diferentes marcas e negócios passem a investir em sites. Sendo assim, independentemente de qual seja o seu modelo de negócio ou mesmo objetivo com a criação da página, ter um site para concentrar as informações sobre a sua marca e atrair consumidores em potencial é fundamental.

Como fazer um site do zero?

Já entendeu por que ter um site? Excelente, agora o que acha de colocar a mão na massa e descobrir quais são as etapas necessárias para começar a desenvolver o site do seu negócio? É só conferir o nosso passo a passo para tirar as suas dúvidas. 

  1. Hospede seu site

A primeira etapa é muito simples: você precisa hospedar o seu site. Em resumo, é a etapa em que você salva a sua página, fornecendo a infraestrutura para que você consiga criar o seu site e colocar todas as informações ali. Aqui é preciso entender também quais são os tipos de hospedagem disponíveis e qual é a melhor opção para o seu negócio.

Alguns serviços são mais baratos e simples, o que pode ser útil para quem está começando e vai ter uma página sem informações sensíveis. Já para um e-commerce, que vai envolver o trabalho com dados pessoais de consumidores, informações de cartões, enfim, pode ser interessante ter uma estrutura mais robusta na hora de hospedar o seu site.

  1. Registre um domínio

Em seguida, você precisa registrar um domínio. Como o visitante vai encontrar o seu site ao fazer uma pesquisa na Internet. Já existem vários domínios comprados, então é preciso fazer um trabalho um pouco mais longo para garantir que você vai encontrar um domínio que represente o seu negócio e, ao mesmo tempo, esteja disponível para registro.

  1. Defina um construtor de sites

Depois dessas etapas mais burocráticas, é o momento de encontrar uma solução que ajude a construir o seu site. Afinal, não é todo mundo que tem a expertise para desenvolver uma página, não é mesmo? Além disso, um empreendedor tem outras responsabilidades no seu dia a dia e, por isso, precisa encontrar ferramentas que facilitem o seu trabalho.

Imagine que você está começando a migrar o seu negócio do ambiente físico para o digital, tudo bem? Você já precisa lidar com muitas coisas, como logística, relação com fornecedores, ações de fidelização de clientes, enfim, desenvolver uma série de estratégias, certo? Como ter tempo para olhar também para a criação de um site?

A boa notícia é que existem plataformas de e-commerce que ajudam você a desenvolver um site sem muitas complicações. O construtor de sites, portanto, deve ser prático e simples de ser utilizado, sem criar muitos desafios para o empreendedor. Ao encontrar uma solução que se encaixe nessa descrição, você pode começar a, de fato, construir a sua página.

  1. Determine seu objetivo

Agora que você já tem todas as ferramentas em mãos, é o momento de colocar em prática a sua ideia principal. Sendo assim, é necessário determinar um objetivo com a construção do site. O foco é conseguir apresentar as suas soluções e produtos? Ou a intenção principal é fazer mais vendas para os seus clientes por meio desse canal?

As respostas para essas perguntas vão garantir o melhor direcionamento para as suas ações e estratégias posteriores. Afinal, cada propósito vai significar um site com uma constituição um pouco diferente, com certas adequações para que o resultado final seja alcançado. Sem esse direcionamento, você pode ter uma página excelente, mas sem alto desempenho.

  1. Escolha um tema para o site

Depois de definir um objetivo, fica muito mais fácil estabelecer um tema para o site. Essa etapa envolve também alguns conceitos de marketing e design. Afinal, é preciso fazer com que o visitante entenda que aquela página pertence ao seu negócio e, mais importante, está conectada ao objetivo principal da sua marca ao desenvolver um site.

O tema de um e-commerce de plantas, por exemplo, vai ser muito diferente de uma loja que está trabalhando com a venda de roupas. A intenção aqui é dar uma cara para o seu site, fazendo com que o usuário não tenha dúvidas do que está sendo vendido ali. Na prática, isso vai ser um fator determinante para os seus resultados com o site.

  1. Defina as seções

A organização do seu site é fundamental para ter bons resultados. E isso passa diretamente pela definição de seções da sua página principal. Como o consumidor vai encontrar o que precisa de forma mais simples e prática? Tudo deve ser pensado na conversão e na melhor experiência de compra, garantindo que ele não tenha dificuldades.

Essa parte é muito importante pois é o que garante maiores chances de que ele encontre o que precisa sem muito trabalho. Uma navegação simples e fluida é o primeiro passo para conseguir uma conversão ao final dessa jornada. Se a sua loja vende diferentes tipos de produtos, isso deve ser considerado na hora da separação de cada seção.

  1. Produza conteúdo estratégico

Depois que toda a estrutura estiver definida, é o momento de começar a colocar conteúdos relevantes e estratégicos no ar. Afinal, sem isso, quais visitantes vão querer ficar no seu site por alguns minutos? Mais do que atrair consumidores em potencial, é preciso entregar materiais interessantes para que eles queiram visitar as suas páginas.

Uma estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo, pode contribuir bastante para tornar a sua página mais completa. Além disso, é necessário olhar também para questões mais simples, como as descrições dos seus produtos e serviços, por exemplo. A ideia pode ser ótima, mas será que a mensagem está sendo transmitida corretamente?

Utilize fotos e vídeos para apresentar os seus produtos, detalhe o máximo de informações possíveis sobre o que está vendendo, deixe claro quais são as condições de pagamento e entrega, por exemplo. O objetivo aqui é fazer com que o visitante encontre tudo o que ele precisa ao entrar na sua página e possa se concentrar apenas em fazer a compra.

Dica de ferramenta para fazer o seu site de vendas

Lembra que mais acima falamos sobre como existem várias ferramentas acessíveis que podem ser úteis para quem quer criar um site? Um exemplo disso é o Bagy, uma solução completa que custa menos de R$ 50,00 por mês. Ideal para quem está começando a empreender, e busca profissionalizar e desenvolver o seu negócio.

Com o Bagy, você consegue construir o seu site de maneira simples e prática, sem muito mistério e complicações. E o melhor: a experiência dos seus clientes é potencializada. Assim, sem tanto investimento, você começa a profissionalizar o seu negócio, o que pode impactar diretamente as suas vendas e resultados financeiros.

Entender como fazer um site é a primeira de muitas etapas que você deve investir para garantir que o seu negócio se estabeleça como uma referência no seu segmento. Mais importante do que isso, é a possibilidade de se manter competitivo e alcançar uma audiência cada vez maior, sempre com eficiência e precisão.

Agora que você já sabe como fazer um site, o que acha de dar o próximo passo e contar com uma solução completa e simples de ser aplicada no seu negócio? Descubra a forma mais fácil de começar a vender com sua loja na Internet e no Instagram​ com as soluções do Bagy!