Sabemos que é difícil administrar uma empresa, e mais difícil ainda quando é uma pequena ou média, em que o dono, na maioria das vezes, é o único responsável por gerenciar desde vendas a rotinas administrativas, seja loja física ou virtual.

Hoje, existem no mercado várias ferramentas que auxiliam nessa administração. Além dos softwares de gestão, uma empresa se torna competitiva a partir do momento em que se destaca no mercado, sendo reconhecida. Para que isso ocorra de forma objetiva, utilizar a inteligência de dados é primordial. Como? Vamos explicar!

Fornece dados

Você já parou para pensar como tudo está acessível a uma tela de celular ou alguns cliques de um mouse? O mundo está cada vez mais virtual. E essa virtualização vai desde um simples pedido de pizza a transações bancárias. A cada passo que damos na internet deixamos um rastro de nossos hábitos, gostos, opções e interesses. É daí que saem os dados que as empresas usam para se destacarem.

O nome Big Data surgiu ainda na década de 1990, mas hoje em dia é uma das ferramentas mais atuais para alavancar as vendas. As maiores empresas do mundo utilizam essa ferramenta para se manterem onde estão. É exatamente com esses dados que deixamos na internet que as empresas mais bem colocadas se destacam, pois nesse emaranhado de informações conseguimos encontrar de tudo — quando dizemos tudo, é tudo mesmo: até o seu cliente.

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Seleciona dados de qualidade

Como pode imaginar, o número de dados deixados ao acessar um site à procura de um produto ou serviço, ou até mesmo para se divertir nas redes sociais, é imenso. Na maioria das vezes, não são utilizáveis ou são irrelevantes. O que a inteligência de dados faz é selecionar dentre todas as informações disponíveis o que realmente tem a ver com o trabalho ou serviço que você oferece, para assim se conectar diretamente com o perfil de cliente que mais tem a ver com a sua empresa. Para se diferenciar nesse cenário, você tem que se planejar, estar um passo à frente de seus concorrentes. Assim, você antecipa o processo de compra, otimiza o tempo e tem resultado mais satisfatório.

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Existem softwares que auxiliam nessas análises, e uma das ferramentas mais importantes para trabalhar com dados é o indicador-chave de performance, ou simplesmente KPI. Para que esses indicadores de desempenho auxiliem você e sua equipe a tomarem decisões mais assertivas, diminuindo dessa forma as chances de investir em algo que não trará resultados é necessário ter objetivos claros na definição das metas a serem alcançadas.

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É preciso ter em mente que o valor investido em softwares de gestão não é alto, em vista do retorno que eles trazem. É muito mais válido investir em uma ferramenta que dê retorno verdadeiro e mais rápido que ficar simplesmente atirando no escuro ou, como se fazia antigamente, esperar que o cliente venha até você para adquirir seu produto ou serviço.

Hoje os tempos são outros e a satisfação do cliente não é mais apenas papo para vender. Se você conseguir satisfazer as necessidades de seu cliente de forma ágil, as chances de ele indicá-lo para outras pessoas e se tornar fiel à sua empresa aumentam consideravelmente.

Possibilita destaque

Parafraseando Luiz Vaz de Camões, célebre poeta português, trabalhar com Big Data é “navegar por mares nunca dantes navegados”. Mas com uma diferença: hoje você conhece esse “mar” e sabe onde estão as informações para prever e encontrar o seu cliente. Lógico, ainda há muito a se descobrir sobre inteligência de dados, porém não se pode negar que trabalhar com essas análises traz resultados que até pouco tempo atrás eram impensáveis. A empresa que estiver mais habituada a essa nova realidade é a que certamente irá se destacar. Cabe a você a escolha de querer se destacar ou ser apenas mais um.

E aí, entendeu como a inteligência de dados pode tornar a empresa mais competitiva? Não perca tempo e confira como os sistemas de gestão online podem melhorar a administração de uma empresa! Até o próximo post!