Como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica. Logo, se você sabe como tirar fotos de roupas para vender, pode montar uma vitrine digital bonita e atraente que potencializa as oportunidades de venda da sua loja.
É justamente este o objetivo do post de hoje: trazer um guia prático para lojistas do ramo de vestuário aprenderem a capturar a essência de suas peças em imagens que chamam a atenção do público-alvo.
Então, vem com a gente conferir dicas valiosas para planejar sessões de fotos de roupas sem precisar recorrer ao serviço de um profissional para obter resultados incríveis. Acompanhe!
O que você verá no artigo:
Como tirar fotos de roupas para vender na internet? Passo a passo completo
Para tirar fotos de roupas para vender, você precisa organizar peças, cenários e equipamentos certos. Confira o passo a passo:
1. Definir o estilo
2. Escolher as peças
3. Arrumar o cenário
4. Ajustar a iluminação
5. Preparar os equipamentos
6. Explorar ângulos variados
7. Editar as fotos
Veja o que você precisa fazer em cada etapa.
1. Defina o estilo das fotos
Antes de pegar a câmera, reserve um momento para pensar o que você deseja transmitir com suas fotos.
Cada marca tem sua identidade: qual é a sua? Casual? Divertida? Elegante? Sofisticada? Normalmente, o público-alvo e o seu posicionamento de mercado são os melhores guias para encontrar um estilo de fotografia que faça sentido para a sua loja.
Não ignore esta etapa. Essa definição vai direcionar todas as suas escolhas futuras, desde o cenário até o tipo de campanha de marketing onde as imagens serão utilizadas.
Se precisar de inspiração, navegue pelo Pinterest e Instagram, observe as tendências e a concorrência para conseguir mais ideias de como tirar fotos de roupas para vender.
Porém, lembre-se de filtrar as informações para que as fotos não virem uma salada de imagens aleatórias e sem coerência. Use o seu bom senso — e o seu bom gosto.
2. Selecione as peças
Escolha peças que representem bem a sua coleção atual. Dê preferência às que destacam o que há de mais especial em seu inventário, mas não deixe de fotografar todas as suas peças.
No perfil do Instagram, nem sempre são exibidas todas as roupas da sua loja. Contudo, se você tem um site de e-commerce ou quer montar um catálogo de produtos para enviar por WhatsApp, por exemplo, vai precisar registrar todos os modelos em estoque.
Uma vez escolhidas as roupas, você precisa prepará-las para a sessão, ou seja, garantir que estejam limpas e passadas. Uma peça bem apresentada não só parece mais atraente, mas também transmite profissionalismo e cuidado com os detalhes.
3. Arrume o cenário
Cenário, sim! Nem pense em segurar as roupas com as mãos enquanto outra pessoa fotografa as peças — essa estratégia está longe de transmitir uma boa impressão da sua loja.
Até porque é muito simples montar um cenário bonito para fazer os cliques das suas roupas. Você só precisa de um fundo claro e sem excesso de informações, como uma parede branca ou de outra cor suave.
Esse fundo neutro faz com que o cliente mantenha o foco nas peças. Adicione um ou outro elemento decorativo que faça parte do contexto da foto. Então, é só você colocar as peças em cabides ou posicionar o modelo em frente à parede para começar a fotografar.
Imagem: Freepik
Porém, se você não tiver esse espaço na sua loja (ou em casa), não precisa desanimar. Há soluções simples para essa questão, como usar um tapete, uma mesa ou o chão mesmo. Veja só!
Como tirar fotos de roupas para vender no tapete ou no chão?
A lógica é a mesma da parede, só que ainda mais fácil, pois dispensa o uso de suportes (como cabides) e modelos.
Você só precisa escolher um tapete liso e claro de tamanho suficiente para expor sobre ele as peças selecionadas e a decoração do cenário.
As fotografias de peças expostas na horizontal devem ser clicadas em um ângulo de 90° (ou bem próximo dessa inclinação) com as roupas. Dá uma olhada nesses exemplos!
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
4. Ajuste a iluminação
Com o cenário pronto, hora de verificar a iluminação. A iluminação natural é sua melhor amiga na fotografia de produtos, mas nem sempre é possível contar com um ambiente iluminado indiretamente pelo sol.
Nesses casos, você vai precisar de luzes auxiliares na tonalidade branca — de preferência, LED — para criar a iluminação adequada. Um ring light e/ou um kit de iluminação com softbox são mais do que suficientes para conseguir fotos caseiras com cara de profissionais.
Uma boa iluminação pode realçar detalhes e texturas, fazendo toda a diferença no resultado final.
Dica importante: evite luzes amareladas ou fluorescentes, pois podem distorcer as cores das roupas.
5. Prepare os equipamentos
Se você tiver à disposição uma máquina semiprofissional ou profissional e souber como usá-la, ótimo! Caso contrário, você vai precisar de:
- um smartphone com câmera de boa resolução e qualidade de imagem (praticamente todos os celulares hoje em dia);
- um tripé com regulagem de altura para dar estabilidade ao celular e evitar fotos tremidas;
- um controle disparador bluetooth para clicar as fotos sem tocar no smartphone.
6. Mãos à obra: fotografe!
Agora é hora de usar sua criatividade e as inspirações para fazer os cliques das roupas que deseja vender on-line.
Procure explorar ângulos variados para mostrar todas as características mais importantes de cada peça: detalhes do tecido, texturas, etiquetas etc.
Imagem: Freepik
Se estiver fotografando em modelos, incentive poses naturais que demonstrem a fluidez e o caimento das roupas. A variedade de imagens oferece ao cliente uma visão mais completa do produto.
7. Edite as imagens
A edição é uma etapa essencial para dar aquele toque final às suas fotos. Tenha em mente que esse processo serve para realçar características reais do produto, melhorando a qualidade da imagem capturada.
A proposta da edição não deve ser alterar cores, tamanhos e proporções dos produtos, e sim, funcionar com um polimento para deixar a imagem mais atraente.
Há uma variedade de aplicativos para tirar fotos de roupas para venda e editar imagens que são gratuitos e fáceis de usar: Photoshop Express, Pixlr, BeFunky e Polarr, por exemplo.
Estes apps oferecem uma gama de ferramentas que vão desde ajustes básicos de exposição e contraste até filtros e efeitos mais sofisticados. Escolha um app que se adeque ao seu nível de habilidade e às necessidades específicas das suas fotos.
Leia também: Fotos para e-commerce: 7 dicas para produzir ótimas imagens
Dicas extras
- consistência é a chave para um visual profissional. Procure manter um estilo de edição uniforme em todas as suas fotos. Essa padronização ajuda a criar uma identidade visual coesa para sua marca;
- após a sessão, organize suas fotos cuidadosamente. Crie pastas no seu computador ou na nuvem para cada categoria ou sessão de fotos. A organização facilita localização e o uso das imagens em diferentes plataformas e campanhas;
- mantenha um arquivo com as informações de cada peça (como nome, descrição do produto, tamanhos disponíveis etc) para facilitar a postagem e atualização de informações na sua loja.
Agora você sabe tudo o que precisa para fazer fotos incríveis das roupas que deseja vender on-line.
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