Sabemos que nos primeiros três meses do ano muita coisa acontece aqui no Brasil… é volta às aulas, Carnaval, Dia Internacional da Mulher e por aí vai. Porém, quando falamos em varejo, a data que mais se destaca é a do Dia do Consumidor (comemorada em 15 de Março).

De acordo com uma pesquisa feita pelo portal Think With Google (canal de pesquisas e insights criado pelo Google), a data já deixou de ser um mero dia de ofertas e têm despertado a atenção de muitos consumidores.

E já que a data já ganhou um bom destaque aqui no Brasil, por que não aproveitá-la para criar algumas ações para os seus clientes? Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a data e algumas estratégias que pode aderir em seu negócio. Vem com a gente!

O que é o Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor é inspirado em um discurso do ex-presidente americano John Kennedy, feito em 15 de março de 1962, que reconheceu em sua fala a importância da proteção aos direitos do consumidor. Aqui no Brasil, a data foi instituída em 2014 pelo site de comparação de preços Buscapé.

A data é usada pelo varejo para aproximar seu relacionamento com os clientes e claro, vender mais.

Embora ainda não tenha um destaque tão grande quanto a Black Friday, essa é uma data que pode oferecer diversas vantagens para os varejistas.

Já para os consumidores, essa data cai em boa época — já que precede outras comemorações especiais, como a Páscoa e Dia das Mães.

Dados sobre o Dia do Consumidor

De acordo com a pesquisa que mencionamos anteriormente, as buscas relacionadas ao Dia do Consumidor praticamente dobraram de 2018 para 2018, sendo de 73% das pessoas que compraram na data começaram a pesquisar uma semana antes.

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Para o e-commerce, a Semana do Consumidor é considerada um grande momento — isso por que as principais lojas virtuais têm cerca de 13 milhões de visitas a mais nesse período. Além disso, no Dia do Consumidor o aumento é de 23%.

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Também é legal destacar que mais da metade das pessoas espera comprar mais de R$ 500 reais nos primeiros seis meses do ano — sendo que 58% delas pretendem aguardar o Dia do Consumidor para adquirir os produtos que procuram.

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Outro detalhe bem bacana é em relação a como os consumidores pretendem comprar. Cerca de 39% pretendem comprar em lojas físicas, 29% pela internet e 32% diz que pretende comprar em ambos os lugares. Apesar da compra física ser forte, é importante lembrar que o online influencia – e muito – na decisão.

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Para você ter uma ideia, das 75% das pessoas que fizeram comprar no ano passado, a internet foi um fator bem importante para que o mesmo visitasse a loja. Enquanto isso, cerca de 50% das pessoas disseram que pesquisaram no Google antes de comprar.

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Já quando falamos sobre os critérios que influenciaram as compras no Dia do Consumidor, o preço é um fator decisivo para 46% das pessoas. Outros fatores importantes são: confiança na loja (46%) e o frete (29%) – nesse último tanto em relação ao tempo de entrega, quanto em relação ao preço.

Em relação a intenção de compra, roupas e calçados são os principais. Porém, produtos de tecnologia como computadores, videogames e smartphones são itens nos quais os consumidores disseram que estão dispostos a esperar.

Entre os itens destacados nos quais os entrevistados mais querem ver em promoção na data são:

  • Smartphones (28%);
  • Roupas e calçados (19%);
  • TVs (16%);
  • Videogames (13%).

Como vender mais no Dia do Consumidor?

Agora que você já viu a relevância que o Dia do Consumidor tem para o varejo, que tal conferir algumas dicas para que você possa aumentar os lucros do seu negócio e extrair o máximo de potencial desse período.

  1. Valorize os seus clientes e ofereça descontos

Como dissemos anteriormente, o que o consumidor mais espera desta data são as ofertas. Por isso, é indispensável fazer um planejamento antecipado do que você pode ofertar com desconto e claro, se haverá estoque no caso de muitos pedidos. Lembre-se sempre: aumentar as vendas é importante, porém, cuidado para não deixar seus consumidores na mão.

  1. Relacionamento com o cliente é tudo

Já que o foco da data é o consumidor, por que não realizar ações que possam valorizar ainda mais a sua parceria com ele? Além de personalizar a sua lista de e-mail (de acordo com os dados que ele concedeu ao se cadastrar pela primeira vez), foque também no pós-venda e em fidelizar esses clientes.

  1. Lembre-se dos direitos do consumidor

O Dia do Consumidor foi criado justamente para enfatizar a importância dos direitos do consumidor. Por isso, é importante ficar atento aos principais direitos do consumidor, como: direito à informação, à segurança, à escolha e ao atendimento.

Desta forma, é preciso ficar atento aos seguintes tópicos:

  • Sua loja está disponibilizando todas as informações necessárias sobre a promoção, bem como as condições para ganhar descontos especiais;
  • Sua loja está atendendo os clientes com eficiência, respeito e agilidade;
  • Sua loja está oferecendo opções de pagamento e um ambiente seguro para as transações financeiras.

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