O mundo já vinha se projetando para que o universo online se fizesse presente cada vez mais, mostrando aos poucos, que se tornaria representativo na nossa rotina desde a forma de nos comunicar, nos relacionar a distância e principalmente a forma de consumir, tanto conteúdo, quanto entretenimento e itens de compra.
Com o isolamento social devido ao Covid-19, o formato digital passou a ser não só uma opção, mas também uma saída para vendedores e consumidores. Neste cenário, para muitos lojistas, vender pela internet se tornou a melhor (e em alguns casos a única) opção para continuar realizando seus negócios.
Muitos empresários estão criando a sua loja virtual ou entrando em marketplaces para escalonar vendas e ganhar mais destaque no varejo online.
Projetar as vendas através de marketplaces pode trazer mais simplicidade para algumas operações, uma vez que o empreendedor possui um sistema de gestão como o Bling, integrado aos players de venda e ainda facilitando a rotina do varejista.
Com emissões de nota fiscal, integrações logísticas, entre outros benefícios, um sistema de gestão pode auxiliar muito no processo de venda online, e também na projeção de metas de venda mais agressivas no e-commerce.
Os desafios de empreender online também devem ser levados em conta, neste artigos separamos algumas dicas importantes para iniciantes e também formas de fazer o seu negócio evoluir.
O empreendedorismo digital já é uma realidade, basta entender o processo e estar pronto, com ferramentas facilitadoras para deixar seu trabalho cada vez mais dinâmico.
O que você verá no artigo:
O que vender online: primeiro passo para o sucesso
Começar a vender online exige muita dedicação, estudo de mercado, avaliação dos concorrentes e também entendimento das estratégias que serão utilizadas para vender mais e melhor.
Os resultados são obtidos diariamente, conforme o negócio também vai ganhando notoriedade e a confiança dos consumidores.
Mas, o primeiro passo é sempre colocar em pauta o que você vai vender, se já trabalha no ramo, se vai estender sua loja física para o meio online ou se vai iniciar do zero.
Todos os caminhos são possíveis, o que importa é definir seu nicho de mercado para focar suas energias e direcionar as estratégias de venda.
Para fazer boas escolhas, algumas tomadas de decisão serão importantes:
1. Faça uma boa pesquisa de mercado
Quando se estuda a realidade do mercado, listando concorrentes e analisando potencialidades e fraquezas, fica mais fácil entrar no e-commerce com um negócio mais estruturado e com mais chances de venda – já que no comércio online a concorrência é grande.
É importante determinar um segmento e partir para micro-segmentos. Por exemplo, se tens ideia de um comércio no setor de esportes, vale pensar nos artigos e leques de produtos que subdividem essa categoria, para ser um e-commerce mais especializado e até atingindo um público mais específico.
Essa escolha implica sempre ser uma área que você goste e conheça minimamente, para ter prazer e ir ampliando as possibilidades. É muito mais fácil vender algo que você acredita do que algo que não conheça, ou não recomende, não é mesmo?
2. Entenda o seu consumidor
A pesquisa de mercado é importante para saber quanto a demanda dos consumidores com relação ao seu produto, volume de busca através de ferramentas que contenham pesquisa de palavras chaves (Google Adwords, Google Trends, por exemplo são algumas delas).
Após a definição do produto é preciso saber para quem você estará vendendo online. Conforme pensar em o que vender, é preciso pensar em quem vai comprar aquilo e entender essa audiência, as necessidades desse público específico.
“Esse produto ajuda ou supre quem?”
“De qual forma meu produto ou serviço atende o usuário?”
“Quais outros itens complementares este consumidor precisa?”
É através dessas perguntas que é possível identificar quem é seu público e quais são seus desejos, anseios e necessidades. Entendendo isso, é possível pensar em como encontrar e se comunicar com esse público, para efetuar possíveis vendas.
Nos manuais de administração sempre se aborda a questão de que um negócio deve ser iniciado com um plano bem estruturado que preveja seu futuro, o mercado a ser atingido, os objetivos de faturamento, entre outros detalhes.
No e-commerce, também é importante fazer um plano de negócios, ou um plano de vendas. Um plano de negócios nada mais é do que um projeto que ajuda a identificar os diferentes panoramas que os administradores terão que levar em conta: desde foco de atuação, clientes, posicionamento, até custos e receitas.
Quanto mais os tópicos forem estudados e esmiuçados, mais fácil ficará de obter um conceito mais geral do negócio e até entender as falhas que existem no projeto.
Esse planejamento antes mesmo de tirar a ideia do papel faz com que ajuste as possíveis falhas do e-commerce e evite contratempos no momento de vender seus produtos online.
3. Loja Virtual: escolha a sua plataforma
A plataforma e-commerce é o que permite a criação da loja virtual e por ali iniciar o processo de vendas. Escolher uma plataforma também é um passo importante para o novo empreendedor do meio online, pois nela estará a base do seu negócio.
Com o plano de negócios já feito, é importante avaliar o tipo de plataforma que deseja utilizar:
- Gratuita: limita o número de cadastro de produtos e o layout é mais simples;
- Open source (código aberto): também gratuita mas é preciso ter especialistas para customizar layouts e configurar funcionalidades.
- Paga: permite a customização do layout, oferecem as funções e suporte especializado mas cobram taxa de instalação e porcentagem sobre as vendas da loja virtual.
Entre as opções pagas existem diversas plataformas, vale escolher qual se encaixa na sua demanda. O primeiro passo é saber o quanto deseja investir nesta etapa e o ideal também é pensar em uma futura expansão da loja, tendo em vista não perder seus dados nem histórico de compras. Mas caso o orçamento não permitir, opte por uma plataforma gratuita.
Apesar de ser um custo inicial, conforme a loja for expandindo pode ser um custo que oscile nos primeiros cinco anos, com ampliação da operação.
A pesquisa é sempre uma grande aliada para quem está começando, por isso, faça uma lista das plataformas disponíveis, preços e funcionalidades para fazer uma comparação.
Lembrando que para o e-commerce é importante a plataforma conter recursos como URLs amigáveis, meta tags únicas, redirect 301, para uma boa implementação. Também é importante que o sistema seja responsivo e se adapte em dispositivos móveis, já que muitas das compras do e-commerce são provenientes de mobile.
Observe se a plataforma oferece diversidade de formas de pagamento, e se tem recursos relativos a segurança das transações (SSL, sistemas antifraude), o que será fundamental para criar uma boa reputação do seu negócio.
Junto a plataforma já pense no sistema de gestão empresarial que vai integrar ao seu e-commerce, que eles farão uma grande dupla em prol do seu trabalho e das suas vendas.
Para quem está iniciando o trabalho no e-commerce é importante estudar o mercado e as plataformas onde quer vender para poder ter em mãos boas ferramentas para auxiliar no trabalho, e integrar seus canais de venda e gestão.
Por isso, a primeira dica é sempre dispor de um sistema de gestão online, pois ele faz integrações com os maiores marketplaces do mercado e passa a se tornar um aliado no trabalho do dia a dia, aumentando a produtividade dos colaboradores e garantindo mais tempo para a equipe pensar no negócio de forma inteligente, criativa e estratégica.
Na hora de publicar seus produtos no marketplace, algumas dicas fazem toda a diferença. Confira algumas que separamos:
- Faça descrições completas dos produtos
Quanto mais informações – e apresentadas de forma clara – a descrição do seu produto tiver, maiores as chances de conversão!
- Use fotos que se destaquem em meio à concorrência
Boas fotos do produto, além de chamar a atenção do consumidor, ajudam a eliminar dúvidas sobre os produtos e passam mais confiança.
- Escolha a plataforma mais adequada para seu negócio
Saiba o diferencial de cada plataforma, para entender qual é a melhor opção para o seu negócio.
- Cadastre e venda seus produtos
Com os produtos devidamente cadastrados na plataforma, você poderá vendê-los com muita praticidade.
- Não se esqueça de ter presença de marca
Um dos pontos apresentados como negativos do marketplace é a predominância da plataforma sobre o visual da marca. No entanto, é possível colocar a marca da sua loja em seus produtos, criando um vínculo entre sua empresa e o consumidor.
- Cuide da logística e fique de olho nos prazos de entrega
A logística é um fator determinante para quem deseja oferecer um bom serviço. Afinal, é necessário respeitar os prazos de entrega para não sofrer punições ou uma má reputação.
- Fique atento ao gerenciamento de contas do negócio
Apesar do marketplace trazer diversas funcionalidades e a possibilidade de automação de alguns processos, isso não significa que você não precisa ter um pouco de atenção. Também fique de olho na taxa de comissionamento para não ter surpresas após começar as vendas.
4. Sistema de gestão empresarial: a ferramenta indispensável
O ERP é um software usado para cuidar de diversas operações diárias de uma empresa, como por exemplo, gestão de estoque, compras, departamento de recursos humanos, controle financeiro, logística, entre outras. Mas também, o sistema de gestão online pode ser utilizado para gerir apenas uma ou outra área específica, a fim de tornar aqueles processos mais eficientes.
O sistema de gestão online faz com que todos os setores da empresa funcionem de forma estabilizada, compras, financeiro e logística. O ERP ajuda na produtividade e organização de cada departamento e também faz integrações de forma eficaz e sólida.
Confira alguns benefícios:
- Organização: desde o controle de cadastros, até o controle de estoque e logística. Com um sistema unificado, o gestor consegue analisar os resultados, e também as falhas, e ainda acertar mais nas tomadas de decisão que impactarão o futuro da empresa. A manutenção do fluxo de caixa, por exemplo, pode ser feita em tempo real e de forma automatizada. Com isso, todas as informações são atualizadas automaticamente e o gestor pode tomar decisões mais precisas, evitando erros que levam a desperdícios.
- Integração: Quando o assunto é e-commerce, a integração do ERP para a loja virtual é simples. Após feita a configuração e cadastros, o sistema troca informações de estoque, recebe as referências das vendas para emitir as notas e ainda integra dados com a empresa logística.
- Economia: Outra grande vantagem do ponto de vista do empresário, é a diminuição de contratação de mão de obra e com as equipes mais enxutas, também aumentam as taxas de produtividade, além de os processos manuais diminuírem as chances de erros.
- Mobilidade: Com um sistema de gestão ERP online, o serviço fica em nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar. Desta forma, em tempos de trabalho remoto, é possível ter acesso a todos os dados e relatórios gerados pelo ERP de onde estiver.
- Segurança: O Bling é um sistema de gestão em nuvem, uma estratégia inteligente para lidar com a tecnologia, sem gastar mais do que se deve. acessar as informações da empresa atualizadas, sem precisar abrir planilhas pesadas, ou imprimir materiais. O sistema estando em nuvem, possibilita o empresário, ou qualquer funcionário autorizado, a acessar informações em qualquer horário e local.
5. Logística: garanta a entrega da sua venda online
Porém, todo o planejamento não é suficiente para garantir a venda online se não for possível entregar o prometido. O sistema de gestão também ajuda na logística para e-commerce, e você sempre estará informado quanto a prazos de entrega, valores e detalhes dos pedidos.
Com o fluxo logístico estruturado será possível controlar o seu estoque, negociar com as opções de transportadora, monitorar os produtos enviados, organizar uma logística reversa (no caso de troca de mercadorias), entre outros benefícios.
Pronto para começar a vender online?
O e-commerce é realmente um universo em expansão, cheio de possibilidades. Em todo o início é importante o empreendedor estar munido de informações assim como outros artigos do nosso blog: dicas para começar a vender em marketplaces, onde explanamos ainda mais esse assunto.
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