Diante de um consumidor cada dia mais conectado, como vender na internet é o questionamento da maioria dos pequenos empreendedores. 

Afinal, muitas vezes, com um fluxo de caixa apertado, o posicionamento digital aparece como a solução ideal para aumentar o faturamento.

A internet traz muitos benefícios para quem quer aumentar suas vendas. Com baixas barreiras de entrada nesse meio, pequenas empresas disputam o mesmo espaço que suas concorrentes maiores. 

Por outro lado, se engana quem pensa que vender na internet é uma tarefa fácil. Até por ser um ambiente de novas possibilidades, muitas empresas já iniciaram suas estratégias online há algum tempo.

Hoje, não há tanto espaço para amadorismo para aqueles que querem aumentar seu faturamento, através da internet. Independentemente do nicho em que a empresa atue, ela vai encontrar muitos concorrentes digitais. Dessa forma, um trabalho consistente nesse meio passa a ser cada vez mais importante para atingir resultados expressivos. 

Sabendo disso, o Bling! separou dez dicas de sucesso para ajudar micro e pequenos empreendedores que estão quebrando a cabeça para aprender como vender na internet. 

Afinal, como vender pela internet?

Qualquer um que pergunte “como vender na internet” poderá ter pela frente um série de respostas. Ou seja, haja visto que esse ambiente traz muitas possibilidades e que há várias maneiras de se posicionar digitalmente. 

Contudo, em meio a tantos canais e maneiras diferentes de vender e interagir com o público, o empreendedor precisa definir bem sua estratégia online. Afinal, a fim de obter bons resultados, ele deve concentrar seus esforços nas vendas que mais fazem sentido para ele.

Abaixo, há três maneiras comuns utilizadas por companhias de todos os tamanhos para vender na internet. 

Venda produtos digitais

Uma das maneiras que mais se popularizaram e, consequentemente, um dos maiores motivos do ingresso de novos empreendedores ao mercado digital diz respeito às vendas de produtos digitais. 

Chamados também de infoprodutos, esses são produtos intangíveis que agregam alguma informação ou funcionalidade. Eles, portanto, são integralmente comercializados no ambiente online.

Os produtos digitais trazem uma nova experiência ao consumidor, bem como muitas oportunidades para quem deseja criar um empreendimento digital. 

Primeiro, para vendê-los, o empresário não precisa de um estabelecimento, muito menos de estoque físico. Sendo assim, duas das principais barreiras de entrada para o mundo dos negócios são eliminadas. 

Além disso, aqueles que optam por vender produtos digitais podem fazer isso de duas maneiras: como produtor ou afiliado. A primeira opção exige mais trabalho, visto que é preciso criar um ebook, curso, ferramenta ou outro material digital. 

Como afiliado, por outro lado, o empreendedor pega carona com players que já fazem sucesso no mercado. Dessa forma, trabalham como revendedores de produtores maiores, ganhando comissões de acordo com as vendas dos infoprodutos. Para tornar-se afiliado, basta criar uma conta na Hotmart, no Eduzz ou no Monetizze. 

Venda em marketplaces

Marketplaces são grandes varejistas e atacadistas que “alugam” seu espaço para empreendedores que querem vender na internet. 

Na prática, o marketplace funciona como um canal que conecta vendedores aos consumidores. Sua finalidade, portanto, é melhorar a experiência do usuário e o faturamento das empresas, pois facilita o processo de compra e aumenta o alcance dos produtos. 

Ao navegar em um marketplace, o consumidor poderá encontrar e comparar preços e características de produtos de vários comerciantes em um só local. 

Os vendedores, por sua vez, especialmente aqueles que não têm tanta capacidade de investimento em comunicação, também adquirem grande vantagem através desse formato. Afinal, uma vez que seus produtos estão em um marketplace, eles aproveitam muitos acessos conquistados pelo site em questão.

Para vender em um marketplace, não é preciso ter uma loja física ou virtual. Por outro lado, o estoque é necessário, visto que o empreendedor é inteiramente responsável pela entrega do produto.

Crie seu próprio e-commerce

Um empreendedor, principalmente em fase inicial, provavelmente irá vender muito mais em um marketplace do que em uma loja virtual própria. Adquirir tráfego leva tempo, portanto, pode ser que, sem a ajuda de terceiros, suas vendas demorem a decolar. 

Entretanto, um e-commerce próprio também é extremamente importante para quem está ingressando no mercado digital.

Marketplaces trazem muitos outros benefícios. Contudo, o empresário não tem controle nenhum sobre esse canal. Mesmo que sejam controlados por grandes empresas, eles podem mudar a qualquer momento, prejudicando sua empresa de uma hora para outra. 

O Walmart, por exemplo, foi um dos pioneiros nesse modelo de negócio, porém encerrou suas vendas online em 2019. Todos que dependiam exclusivamente deste canal tiveram que buscar soluções às pressas. 

Já com um e-commerce próprio isso não acontece, dado que ele fornece controle total sobre sua gestão. Além disso, o empreendedor terá outras vantagens, sendo que uma loja própria é totalmente personalizável e é melhor para a divulgação da própria marca.

10 dicas de sucesso para quem está começando

Confira algumas dicas com uma equipe de especialistas preparada para ajuda você a começar da maneira certa!

Independentemente da maneira escolhida, todos que estão aprendendo como vender na internet devem conhecer os motivos que levam empresas de todos os tamanhos ao sucesso online. 

Por isso, o Bling! separou, neste tópico, dez dicas valiosas para quem está começando.

1. Saiba o que vender 

O primeiro passo para aumentar o faturamento de uma empresa progressivamente é ter consistência em suas vendas. Para vender bastante, é fundamental ter uma marca forte – consequentemente, bem definida e posicionada na internet. 

Caso o empreendedor não tenha definido o que vender, por vários motivos, dificilmente ele  terá grande reconhecimento dos consumidores digitais. 

Diferentemente das lojas de departamento, por exemplo, o pequeno empresário não tem a disponibilidade financeira para investir em tanta variedade de produtos. Nesse sentido, o melhor a se fazer é escolher e focar em um setor de mercado.

Com um portfólio menor de produtos voltado a um público mais limitado, fica mais fácil desenvolver estratégias. Além disso, quanto mais nichado for o setor da empresa, menor a concorrência. Por outro lado, segmentar demais pode excluir públicos relevantes para o negócio. 

No mercado, alguns dos nichos mais lucrativos da internet são moda, saúde, beleza, carreira, tecnologia e games. Apesar deles, também vale a pena explorar outros com menos concorrência, como artesanato, fotografia e literatura, por exemplo. 

2. Conheça sua audiência

O público é quem vai definir o futuro de um negócio. Se ele comprar os produtos ofertados, a empresa evolui – caso contrário, não sobrevive. 

Todas as dicas a serem citadas abaixo, portanto, devem ter um foco em comum: agradar a  audiência. 

Definir bem quem será atingido pela comunicação de uma empresa é o primeiro passo para fazer uma abordagem correta. Feito isso, é preciso veicular as mensagens diferentes, a fim de fazer testes até encontrar a mais eficaz. 

3. Otimize seu site

Não importa se o objetivo é vender produtos digitais ou físicos, o empreendedor precisa de um site. Entretanto, apenas ter um endereço não basta dentro de um mercado digital cada vez mais concorrido. Para atingir os próximos níveis, o empresário precisará de um site profissional e otimizado.

Otimizar um site significa torná-lo encontrável e capaz de proporcionar uma experiência positiva para quem acessa. 

Em qualquer nicho, haverá sites bons e outros muito bons. Por isso, se não investir no desenvolvimento do próprio site, o empresário pode estar sacrificando seu crescimento, principalmente a longo prazo. 

Por outro lado, aqueles que já estão cientes da importância da profissionalização de um site colherão os frutos no futuro. Afinal, essa otimização será capaz de proporcionar mais alcance, credibilidade e fidelidade à marca. 

4. Elabore estratégias de divulgação

Nunca um meio de comunicação trouxe tantas oportunidades de estratégias como a internet. Através do marketing digital, o empreendedor pode adequar suas ações de divulgação de acordo com suas metas e seu orçamento. Cabe a ele, portanto, analisar detalhadamente as vantagens e os gastos de cada uma. 

A compra de anúncios nos buscadores, nas redes sociais ou em outras redes de publicidade é o formato de divulgação online mais conhecido. No entanto, além de populares, essas estratégias são extremamente eficazes. 

Empreendedores que precisam de resultados no curto prazo precisam apelar para essas campanhas digitais. Todavia, também precisam saber que é preciso separar um orçamento para isso. Quanto maior o investimento, mais resultados os anúncios trarão.

Aqueles que não tem tanta capacidade financeira para buscar resultados expressivos devem investir tempo em estratégias orgânicas, com postagens em redes sociais e blog. Essas ações, por sua vez, também podem aumentar expressivamente seu alcance, porém apenas a longo prazo. 

O ideal é selecionar todas as estratégias relevantes, entre anúncios e publicações orgânicas, para um negócio e colocá-las em prática. 

O consumidor está amplamente informatizado. Ações multicanal, portanto, atraem e engajam o público com mais eficiência.  

5. Tenha um sistema de gestão 

Uma loja, para viver e sobreviver, precisa controlar uma série de questões que a envolvem. Estoque, nota fiscal, vendas, cobranças, clientes e entregas, por exemplo, são só algumas delas. 

Um Sistema de Gestão Empresarial, nesse sentido, se apresenta como a solução ideal para facilitar a vida de qualquer empresário. Centralizando todas as informações de um negócio em um único local, essas plataformas facilitam a organização de trabalhos fundamentais para empresas de todos os tamanhos. 

Micro e pequenas, diante desse cenário, podem encontrar no Bling! o parceiro perfeito. Afinal, esse sistema na nuvem possui funcionalidades, planos e preços feitos sob medida para o pequeno empresário. 

Nele, o empreendedor poderá contar com ferramentas de controle financeiro, estoque, vendas, emissão de nota e muitos outros recursos disponíveis deste sistema de gestão

6. Produza conteúdo para a internet

Conteúdo é uma das moedas de troca mais eficientes do ambiente online. Com um mercado digital agressivo para empresas de todos os tamanhos, fica difícil se destacar. Uma estratégia de conteúdo bem elaborada, diante disso, passa a ser uma das melhores ferramentas para aumentar o alcance e construir autoridade para uma marca. 

Na internet, o conteúdo pode assumir várias formas. Ele pode ser encontrado como imagem, infográfico, texto, vídeo ou tudo isso junto, dentro das redes sociais. 

Um bom conteúdo aumenta o valor da comunicação da empresa e, consequentemente, melhora a experiência do usuário. 

O consumidor que encontrar um artigo de blog que esclareça suas dúvidas, por exemplo, logo reconhecerá o proprietário do site como referência em determinado nicho. 

Com o tempo, uma estratégia de consistente de conteúdo aumenta seu alcance, e a empresa detentora passa a ser cada vez mais reconhecida e adorada pelo público. 

7.  Mantenha-se próximo de seus consumidores

Um novo consumidor custa, pelo menos, cinco vezes mais do que manter um cliente antigo. Sabendo disso, além de concentrar suas estratégias em aumentar o alcance da marca, o empreendedor deve se esforçar na fidelização de clientes. 

A comunicação pós-venda é a grande aliada nesse sentido. Continuar entregando os anúncios e conteúdos certos para o consumidor que já comprou poderá gerar ainda mais vendas.

Manter-se próximo dos consumidores também significa utilizar a comunicação bilateral disponível nas redes sociais e em outros canais digitais, para sempre ouvir as dores e o questionamento do público. 

8. Analise seus concorrentes

A criação e o desenvolvimento de uma empresa não precisa acontecer do completo zero. Olhar para o mercado é a melhor maneira de se basear nos erros e acertos dos outros para gerar resultados. 

O empresário não deve copiar a identidade ou as estratégias de seu concorrente, porém deve estar sempre atento, para tê-los como referência. Analisar o que os concorrentes diretos e indiretos estão fazendo é uma das maneiras de entender como o consumidor reage a diferentes abordagens. 

9. Acompanhe as tendências do mercado 

O mercado digital é dinâmico, porque a tecnologia evolui cada vez mais rápido. Ignorar isso, portanto, será extremamente prejudicial para qualquer empresa. 

Na verdade, as mudanças do mercado também refletem em mudanças no comportamento do consumidor. Então, aqueles que não se adaptam não sobrevivem por muito tempo. 

Por outro lado, o empreendedor que está sempre atento às novidades adquire grande vantagem competitiva. Por mais simples que seja, uma nova tendência pode gerar muitos resultados quando uma empresa se antecipa aos seus concorrentes. 

10. Estabeleça processos de aprendizado contínuo

Dificilmente alguém que está começando irá crescer tão depressa. Até encontrar a melhor estratégia e maneira de organizar uma empresa leva tempo. Felizmente, o mercado digital oferece muitas informações, para que o empresário tome decisões melhores.

Olhar para as estatísticas irá fornecer insights para aprimorar qualquer estratégia que esteja sendo utilizada. 


O aprendizado baseado em dados, portanto, deve fazer parte da cultura empresarial de qualquer companhia que deseja descobrir como vender pela internet.