Empreendedores e pessoas físicas no geral podem receber e-mails aparentemente inofensivos, que são enviados por criminosos em busca de informações confidenciais.

Para entender o que são estes e-mails e como se proteger, confira o texto até o final.

Phishing e e-mails fraudulentos


O Phishing é uma técnica que utiliza da engenharia social, ato de enganar usuários para obter informações confidenciais. Os crimes de phishing podem chegar via diversos meios como e-mail, SMS, telefone, entre outros.

Como identificar um phishing?

Para identificar um phishing, o usuário precisa estar atento a alguns sinais, como: o domínio do remetente da mensagem, localizado no assunto da mensagem e erros de português, muito frequentes em e-mails falsos. 

Além disso, é bom se atentar a anexos e links de remetentes não confiáveis, antes de sair fazer o download de arquivos sem a certeza que este e-mail contém informações verídicas.

No geral as ofertas envolvem:

  1. Título atrativo.
  2. Email suspeito, estrangeiro e/ou de remetente desconhecido
  3. Não identifica o destinatário, o que levanta suspeitas de ter sido enviado para uma lista.
  4. No decorrer do texto, diversos trechos podem envolver o leitor, solicitando informações pessoais.

Veja o exemplo abaixo:

O que fazer ao receber um phishing?

Se você receber um e-mail suspeito, a primeira dica é não abri-lo. Em vez disso, denuncie o conteúdo como suspeita de phishing para que seu provedor de e-mails já reconheça o mesmo como um e-mail fraudulento.

Quanto mais cedo suas equipes de TI e segurança forem avisadas sobre a ameaça potencial, mais cedo sua empresa poderá tomar medidas para evitar que danifiquem sua rede.