No mundo atual, tudo está sempre em constante evolução: todo dia surge uma nova tecnologia ou algo que já conhecemos é atualizado. Cada um desses avanços representa uma oportunidade de melhorar a maneira como vivemos, trabalhamos e nos conectamos uns aos outros. À medida que buscamos inovações e aprimoramentos, é essencial aproveitar os benefícios que essas transformações trazem para o nosso cotidiano.

E aqui no Bling não é diferente. Nossa principal missão é otimizar e facilitar o dia a dia dos empreendedores, por isso buscamos formas de aprimorar nossas soluções com os recursos mais modernos disponíveis no mercado.

Continue a leitura para conhecer as vantagens que a nova versão da API do Bling oferece, capacitando você a impulsionar suas operações e aproveitar ao máximo os avanços tecnológicos mais recentes.

O que é a API do Bling?

Uma API é um conjunto de protocolos e ferramentas que facilita a integração entre sistemas e permite que uma solução se comunique diretamente com outros produtos e serviços, sem precisar fazer uso da interface gráfica.

Por exemplo, enquanto uma pessoa precisa abrir um sistema no seu computador, para então acessar a tela de Produtos e por fim cadastrar um item digitando as informações do mesmo, uma API ignora todas essas etapas, e envia os dados desse item para o sistema através de uma conexão direta.

O intuito por trás de uma API é justamente realizar a troca de dados entre sistemas implementados em diferentes tecnologias, mas que utilizam um mesmo protocolo de comunicação. Ou seja, estamos falando de um assunto extremamente técnico, um serviço que normalmente é realizado por um profissional da área de tecnologia, como um desenvolvedor web.

No Bling, usamos a API para integrar as nossas soluções com nossos parceiros, sendo possível criar processos de automatização, atualização ou análise de registros, criação de novos aplicativos e uma vasta gama de soluções que podem ser criadas para facilitar a vida dos nossos clientes.

Além disso, como nossa API é pública, ela é aberta para que qualquer pessoa que deseja estender as funcionalidades já existentes no sistema possa fazer uso da API para criar soluções para uso próprio ou para outros usuários do Bling.

O que mudou na nova versão da API do Bling

Agora que já explicamos o que é a API do Bling, chegou o momento de conhecer as novidades da API, que se torna ainda mais segura e com melhor performance. Confira!

Novo portal para desenvolvedores

Temos um novo site dedicado exclusivamente para os assuntos relacionados com a API pública do Bling: o Bling Developers!https://developer.bling.com.br/

Neste portal é possível encontrar orientações gerais e informações detalhadas sobre todos os aspectos da API: documentação técnica completa de cada endpoint com exemplos, como funcionam os filtros e as limitações de dados, exemplos e retornos esperados, passo a passo para realizar autenticação e homologação, boas práticas, perguntas frequentes, e muito mais.

Novo modelo de autenticação: OAuth 2.0

Uma das principais mudanças está no modo como é realizada a autenticação para poder operacionalizar os dados das contas Bling.

Até a versão anterior da API (também conhecida como API v2), era utilizado o modelo “API key”, onde um usuário do sistema precisava gerar uma chave API que dava acesso à conta. Agora, na versão nova (API v3), passamos a utilizar o protocolo OAuth 2.0.

Portanto, agora na API v3 é necessário registrar um aplicativo no Bling, para que este possa então operar a API conectado a outras contas do sistema. Esse modelo é muito mais seguro e robusto que aquele utilizado na API v2.

Novo padrão para identificação de rotas

Na nova versão, todas as rotas da API do Bling passam a seguir um padrão de identificação. Por conta disso, algumas rotas existentes na versão anterior deixaram de existir, visto que agora têm novos nomes.

Abaixo alguns exemplo de mudanças entre versões:

  • Borderôs: /bordero → /borderos
  • Campos customizados: /camposcustomizados → /campos-customizados
  • Categorias de produtos: /categorias → /categorias/produtos
  • Categorias de lojas: /categoriasLojas → /categorias/lojas
  • Pedidos de venda: /pedidos → /pedidos/vendas
  • Pedidos de compra: /pedidoscompra → /pedidos/compras

Novos endpoints e segmentações

Também com o intuito de criar padrões para as nossas rotas de API, alteramos algumas rotas para melhor segmentá-las em diversos endpoints.

Por exemplo, a API de Produtos (/produtos) foi segmentada em 3 endpoints, conforme o tipo de item:

  • /produtos
  • /produtos/estruturas
  • /produtos/variacoes

E, por fim, é claro que também adicionamos diversos novos endpoints, apresentando ainda mais possibilidades para o leque de soluções que a API do Bling oferece. Algumas dessas novas rotas são:

  • /categorias/receitas-despesas
  • /contas-contabeis
  • /contatos/tipos
  • /empresas
  • /naturezas-operacoes
  • /situacoes/transicoes
  • /usuarios
  • /vendedores

Todos os retornos das chamadas, independente da rota, acontecem sempre no formato JSON.

Nota importante: alguns endpoints da versão antiga podem ainda não estarem disponíveis na versão nova.

Quem pode usar a API do Bling?

Qualquer usuário que deseja comunicar seus dados entre o Bling e outros sistemas pode fazer uso da API, afinal, ela é pública! Basta acessar o portal Bling Developers! e conferir a documentação específica sobre a API que deseja implementar, para compreender todas as funcionalidades e limitações, garantindo que ela serve para o seu negócio.

Todos os recursos da API pública do Bling – inclusive as novidades que apresentamos neste artigo – já estão disponíveis para todos os usuários Bling, a partir do plano Cobalto.
Se você ainda não é cliente Bling, clique aqui para conhecer o sistema e faça um teste grátis por 30 dias. Aproveite!