Você sabia que 9 a cada 10 brasileiros pesquisam sobre um produto ou serviço antes de realizar a compra? Pois é, uma pesquisa encomendada pelo Google Brasil revelou que o ambiente digital tem grande poder na hora da tomada de decisão. E, por isso, é preciso marcar presença on-line e aprender como criar um site.
De acordo com o estudo, o hábito de pesquisar on-line antes de comprar em lojas físicas ou digitais já está consolidado no Brasil. E é por meio das redes sociais, do site da empresa ou de mecanismos de busca, como o Google, que o consumidor encontra o seu negócio.
Para te ajudar a ser visto por milhares de pessoas, separamos um guia completo para ensinar como criar um site de vendas, melhorar sua presença digital, assim como a credibilidade da sua marca.
Vamos lá? Acompanhe!
O que você verá no artigo:
O que é um site?
Um site (ou website) é uma página ou um conjunto de páginas localizado na internet, que é identificado por nome de um domínio, e possui textos, gráficos, recursos e informações em multimídia. Esses hipertextos são acessíveis pelo protocolo HTTP ou HTTPS, como, por exemplo: https://www.bling.com.br/.
E o conjunto de todos os sites na internet integra a World Wide Web (www).
Como um site pode ajudar o seu negócio?
Estar on-line e marcar presença na internet é o mesmo que dizer para o mundo que você existe. Parece forte, né? Porém, acontece que, nos dias de hoje, a maioria das nossas ações acontece por meio da tecnologia.
Sendo assim, quando a sua empresa tem um site, você tem a possibilidade de mostrar para milhares de pessoas o seu negócio, contar a sua história, se posicionar no mercado e consequentemente vender o seu produto/serviço para pessoas de todos os lugares do mundo, caso desejado.
Logo, o site torna-se a principal estratégia para o seu negócio. Já que possibilita atrair e captar clientes em potencial de forma escalável e, consequentemente, fazer as vendas aumentarem e a sua marca crescer.
Quais são os tipos de site e qual a diferença entre eles?
Se quiser saber como criar um site profissional, chegou a hora de conhecer os tipos de website disponíveis e a finalidade de cada um deles.
Site institucional
O site institucional é imprescindível para uma empresa, pois é a porta de entrada do seu negócio no meio digital. É por meio dele que a marca pode construir sua credibilidade e aumentar a sua presença on-line.
Por isso, o modelo institucional funciona principalmente como um cartão de visitas do seu negócio. É no site que a empresa apresentará seus produtos/serviços, sua cultura, sua identidade e os diferenciais do negócio.
Também é possível criar outros canais de informações atrelados ao seu website institucional, como um blog, por exemplo, onde é possível trabalhar um canal de comunicação sobre o setor e, com isso, oferecer conteúdos relevantes e úteis para seu público, mostrando-se como autoridade e referência no ramo.
Site dinâmico
Outro modelo de website é o site dinâmico que, assim como o institucional, agrega informações sobre a marca e pode ainda possuir outras páginas atreladas a ele.
Porém, a principal diferença entre os dois formatos é que, no dinâmico, as páginas se complementam. Dessa forma, tanto a parte institucional como o blog encontram-se no mesmo ambiente.
Esse modelo é o mais usado para estratégias de marketing digital, porque o seu alcance na internet é maior e mais eficiente.
Veja um exemplo do site do Bling para entender melhor:
E-commerce
O e-commerce (ou comércio eletrónico) é um espaço destinado a vendas on-line. Esse modelo promove a comercialização de produtos e serviços pela internet.
Porém, atenção, ele não é apenas de uma loja virtual!
A loja virtual faz parte do e-commerce, mas não é feito apenas dela. Existem outros processos integrados e mais complexos que compõem o e-commerce, como atendimento, financeiro, logística, estoque, meios de pagamentos e muitos outros que formam sua estrutura.
Outro ponto importante quando falamos de comércio eletrônico é a diferença entre e-commerce e marketplace. Podemos considerar o marketplace uma extensão do e-commerce, mas, diferente dele, é um canal que não vende apenas produtos próprios, mas de terceiros também.
Ou seja, em um marketplace, é possível vender produtos e serviços de diferentes tipos de empresas e nichos. E ele é o responsável por mediar compras, entregas, atendimento e todo o processo de compra e venda das lojas, facilitando o processo comercial do lojista.
Blogs
Os blogs, como já mencionado, são um modelo de website com o intuito de falar sobre um determinado tema.
Eles são compostos por diferentes páginas e alimentados quase que diariamente com conteúdos que podem focar em assuntos pessoais, notícias ou temas empresariais.
Esse modelo, por exemplo, é muito usado para estratégias de marketing digital. Isso porque permite atrair usuários para o seu site, captar leads, mostrar o seu produto, ensinar e educar o leitor durante sua jornada de compra, e complementar sobre conhecimentos relacionados ao setor e à empresa.
Todos os conteúdos compartilhados no blog ajudam a construir uma imagem de marca, elevando sua autoridade e credibilidade no mercado.
Leia também: Blog corporativo: saiba a importância para o seu negócio
Hotsites e Landing Pages
Os hotsites e as landing pages são páginas pontuais sobre determinado assunto. Elas têm o objetivo de informar sobre conteúdos específicos relacionados a promoções e lançamentos de produtos, por exemplo.
Os hotsites são mais utilizados para criação de campanhas. É por meio desse modelo que a empresa pode lançar um produto, por exemplo.
As landing pages também podem e devem ser utilizadas para lançamentos, mas esse modelo costuma ter conteúdos voltados para conversão e vendas, captação de leads e conteúdos que gerem alguma ação do usuário.
Como criar um site de vendas do zero?
Agora que você viu os modelos de sites disponíveis, é preciso decidir qual deles se encaixa no objetivo da sua empresa. Vale destacar que é possível utilizar mais de um dos formatos para complementar e potencializar a sua estratégia.
Depois de decidir o objetivo do seu site chegou a vez de aprender a como criar um site de vendas do zero! E, por isso, separamos um passo a passo para te guiar nesse processo.
1. Tenha um domínio próprio
O primeiro passo para a criação do seu site é escolher o seu domínio. Ele nada mais é do que o nome do seu site, ou seja, o endereço eletrônico que levará um usuário a uma página com informações sobre a marca.
Existem algumas boas práticas na hora de criar o seu domínio, são elas:
- escolher um nome marcante, criativo e que tenha a ver com a sua empresa;
- evitar o uso de hífens e caracteres especiais como !@#, se possível;
- pesquisar em todos os canais disponíveis para saber se o domínio já é utilizado;
- registrar o domínio o quanto antes para que ninguém mais possa utilizá-lo, evitando complicações legais.
2. Escolha um modelo de hospedagem
Após escolher e registrar o domínio, ou seja, o endereço do seu site, é preciso uma “casa” para ele. Por isso, a próxima etapa para criar o seu site do zero é escolher um modelo de sistema de hospedagem.
Um sistema de hospedagem é um espaço onde a sua página, ou páginas, ficarão armazenadas junto com todos os arquivos e documentos necessários para o funcionamento do site.
Existem no mercado três formatos de hospedagem, confira a seguir.
- Hospedagem dedicada: onde o seu site ficará hospedado em um sistema único destinado ao seu domínio.
- Hospedagem compartilhada: onde você dividirá o espaço na rede com outros websites e, consequentemente, o desempenho não será o mesmo do que na hospedagem dedicada.
- Hospedagem na nuvem: o seu site ficará hospedado em uma rede de máquinas que utilizam um Software as a Service (SaaS), por exemplo. Nesse modelo, o seu site também terá um sistema único dedicado a ele.
Esses modelos são encontrados com diferentes valores. Escolha o que caiba no seu orçamento, mas não se esqueça de analisar e pensar no tamanho necessário para seu site.
É importante também prestar atenção em alguns sistemas, recomenda-se a utilização de sistemas com a tecnologia e-panel, que é a mais comum e a mais fácil de usar.
3. Construa o seu site
Com o domínio e a hospedagem definidos, a próxima tarefa é a construção do site. Para isso, existem duas opções:
- procurar um especialista em designer e/ou programação para montar o site de acordo com suas preferências;
- usar as ferramentas para criar sites, que podem ser pagas ou gratuitas. Elas oferecem modelos prontos com diversas funcionalidades, permitindo mesclar e personalizar as páginas de acordo com o objetivo e a identidade visual da marca.
No mercado, existem alguns modelos conhecidos, como o Wix e WordPress.
Entretanto, atenção! Existe o WordPress.org, que é o mais utilizado, e o WordPress.com que, apesar de ser mais fácil de manusear, limita e diminui sua autonomia.
Após escolher o sistema de criação do site é preciso também definir o tema e formato do seu canal.
Além disso, confira se o modelo é responsivo.
Um site responsivo é aquele que se adapta a exibição de conteúdo em diferentes formatos de telas, seja a do computador, do celular, da TV e do tablet.
4. Pense nas seções disponíveis na sua página
Durante o processo de criação do seu site, é preciso analisar sua estrutura,isto é, todas as etapas, páginas e seções disponibilizadas.
Por exemplo, pense qual informação você quer passar ao usuário e o que ele gostaria de saber sobre a sua empresa. Dessa forma, consegue escolher as informações mais importantes e relevantes sobre seu serviço ou produto.
Muitas empresas, por exemplo, utilizam páginas padrões como a página inicial, como “quem somos”, “produtos”, “clientes”, “contato” e por aí vai.
Após escolher as seções e etapas, não se esqueça de produzir o conteúdo de cada página, desde o topo até o rodapé, simulando todo o fluxo de links internos.
A informação para o usuário precisa ser clara e fácil de ser compreendida.
Além disso, você pode (e deve!) investir em conteúdos visuais, como vídeos, infográficos e imagens de alta qualidade para mostrar suas soluções. E, se necessário, utilize tutoriais para ensinar sobre alguma funcionalidade ou modo de uso.
Ao longo deste texto informamos que alguns desses processos possuem determinados custos, como o sistema de hospedagem e a possível contratação de designers, programadores e redatores. Porém, se você está se perguntando como criar um site gratuito, o próximo tópico é para você!
Como criar um site grátis?
Existem no mercado ferramentas grátis para criação de websites que não afetam seu orçamento e investimento inicial, facilitando todo o processo.
Separamos abaixo 5 ferramentas mais usadas para criar site sem programar, isto é, sem precisar entender de códigos de programação. Elas fornecem templates (modelos) prontos e que podem ser adaptados conforme sua identidade visual e preferências de layout.
Confira!
5 ferramentas para criar sites de forma gratuita!
Veja um resumo das principais ferramentas grátis para você analisar antes de escolher a sua!
Wix
O Wix conta com um modelo inicial de site onde o usuário consegue customizá-lo. A ferramenta apresenta etapas de configurações fáceis que devem ser seguidas antes de colocar a sua página no ar.
Para quem deseja criar um e-commerce, por exemplo, a plataforma possui configurações disponíveis para esse formato.
WordPress.com
Já informamos anteriormente que o WordPress possui duas versões, a WordPress.org, que é paga, e a WordPress.com, que é a versão gratuita da ferramenta.
Para usufruir dessa plataforma de forma gratuita, é só acessar o site e começar as etapas de criação até a publicação da sua página.
Assim como o Wix, o WordPress é fácil de mexer, mas como já informado, apresenta algumas limitações.
Jimdo
O Jimdo possui duas versões: a mais elaborada que é paga, e a mais simples que é gratuita. Após escolher a opção que se encaixe no seu orçamento, é só prosseguir com as etapas.
Durante o processo de construção do seu site, a ferramenta faz algumas perguntas relacionadas ao seu objetivo. Sendo assim, é só preenchê-las para personalizar a criação do seu website e criar páginas que transmitam a essência da marca.
Webnode
O Webnode é outra ferramenta gratuita para criar sites do zero. Após realizar o cadastro na plataforma, escolha entre dois formatos: abrir um website ou uma loja virtual.
Na sequência, você é convidado a selecionar o modelo e personalizá-lo de acordo com seu negócio.
Google Sites
E por último, mas não menos importante, tem o Google Sites, que é uma plataforma gratuita do Google para criar websites completos.
Para quem já tem uma conta no Google, basta realizar o acesso e escolher os modelos disponíveis gratuitamente para desenvolver suas páginas.
Uma das possibilidades dessa ferramenta é a opção de escolher modelos prontos de acordo com a categoria do seu servidor.
Como criar um e-commerce?
O setor de e-commerce vem crescendo constantemente nos últimos anos. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa de faturamento para 2024 é de R$205,11 bilhões, com aumento de 10,45% em relação ao ano anterior.
As projeções esperam uma curva de crescimento constante do e-commerce no Brasil ao longo dos próximos quatro anos.
Diante desses dados, é possível perceber que esse modelo de vendas pela internet tem agradado consumidores de diferentes nichos.
E se você estiver interessado em abrir o seu próprio e-commerce, ou migrar a sua loja para esse novo modelo digital, é só conferir algumas dicas que separamos para você.
O passo a passo para a abertura do e-commerce é bem parecido com as etapas já mencionadas acima para a criação de um site do zero:
- tenha um domínio próprio;
- escolha um sistema de hospedagem;
- defina a ferramenta, gratuita ou paga, para a construção do site;
- elabore a estrutura das páginas e seções.
Além dessas etapas importantes, para criar um site de venda, é preciso pensar em alguns processos a mais.
O e-commerce é a vitrine de uma loja. Por isso, quando for cadastrar os seus produtos é importante caprichar nas informações para o cliente. Invista em títulos, imagens de qualidade e todos os detalhes que contribuam para a apresentação de cada mercadoria.
Também é necessário decidir as formas de pagamentos disponíveis para os consumidores, assim como o modelo de envio das suas mercadorias, como Correios, transportadoras e motoboys.
Ferramentas para criar e gerenciar um e-commerce
Para facilitar, separamos abaixo uma lista com as melhores e mais usadas plataformas de e-commerce:
- Nuvemshop;
- Vtex;
- Loja Integrada;
- Mercado Shops;
- Tray;
- Fastcommerce;
- UOL;
- ShopDelivery;
- WooCommerce;
- entre outras.
E o melhor é que todas elas, entre outras centenas de plataformas, possuem integração com o sistema de ERP do Bling, possibilitando a gestão de todos os dados do negócio em um só local.
O ERP para e-commerce oferece, por exemplo:
- controle de pedidos, vendas e entregas em múltiplos canais;
- impressão de etiqueta de envio;
- gestão do estoque;
- emissão de notas fiscais com cálculos automáticos de impostos;
- controle financeiro;
- certificado digital;
- integração com Correios e transportadoras.
Faça um teste gratuito e veja como o Bling pode ajudar seu negócio!
Dicas de ferramentas para fazer o seu site crescer!
Depois de criar o seu site profissional, será preciso fazê-lo crescer e aparecer, não é mesmo?
Por isso, separamos algumas ferramentas que ajudam a melhorar seu site e, consequentemente, aumentar suas vendas e o seu desempenho pela boa experiência de compra oferecida aos clientes. Confira!
PIXLR
As imagens são importantes para a criação do seu site, por isso é preciso caprichar nas fotos utilizadas no seu portal.
Entretanto, a gente sabe que não é barato ter fotos de alta qualidade, mas temos uma solução! Você pode utilizar o Pixlr, uma alternativa de ferramenta gratuita para criar e ajustar imagens.
Coolors
Durante a criação do seu site, a estrutura e o layout precisam seguir a identidade visual da sua marca.
Por isso, para te ajudar nas escolhas de cores, utilize o Coolors, um gerador de paletas de cores on-line totalmente gratuito.
Yoast SEO
Se você optou pela plataforma WordPress para construir seu site, é recomendado a utilização do plugin Yoast SEO.
O Yoast SEO é uma ferramenta que te auxilia a otimizar seu site para os mecanismos de busca, como o Google, facilitando que o cliente encontre sua empresa nas pesquisas.
Se você não é especialista no assunto, o Yoast é uma mão na roda, já que mostra exatamente onde você precisa inserir as suas palavras-chave, e ajuda a regular a frequência e a posição desses termos no texto.
Google Analytics
O Google Analytics é mais uma ferramenta essencial para acompanhar o desempenho do seu site. Com ele, você visualiza dados importantes, como visitas e por meio de onde esses usuários chegaram até seu negócio.
Assim como quais páginas e seções do seu site têm mais acesso, e o tempo em que o usuário fica em cada uma delas.
Parece mágica, né? Mas são só dados. E para usufruir dessa ferramenta é só criar uma conta no serviço Google Analytics e inserir um código no seu website.
E aí, gostou desse guia prático com dicas de como criar um site do zero? Se você está montando sua empresa, continue aprendendo e baixe grátis nosso e-book: Como abrir um negócio próprio?.
Nele, você vai aprender sobre:
- como fazer um plano de negócios;
- definição de processos;
- abertura de CNPJ;
- planejamento financeiro;
- dicas de divulgação;
- e muito mais.
Aproveite!