Se você for planejar um empreendimento é necessário colocar vários detalhes no papel: quanto vai gastar, qual será o público-alvo, quem são os concorrentes, enfim, vários detalhes devem ser analisados.

Um desses aspectos – quem sabe até mesmo um dos mais importantes – é saber como será a presença online do seu empreendimento. Se o seu negócio é uma loja virtual, qual será a plataforma? Como será a divulgação?

Ou, por exemplo, se você investe em uma pizzaria, já pensou na facilidade que as redes sociais podem oferecer em relação a entregas e interações com os clientes? Já pensou também em um blog para divulgar promoções e lançamentos?

Enfim, projetos de qualquer segmento podem ser bem sucedidos diante de uma eficiente e planejada presença online.

Saiba como colocar o seu negócio na internet

A web traz várias vantagens para quem quer investir em um projeto de empreendedorismo. Visibilidade, alcance de público e interatividade são alguns desses benefícios.

No entanto, para que o seu projeto online corresponda às suas expectativas, é preciso conhecer as possibilidades que os diferentes meios digitais proporcionam. A dinâmica de um site, por exemplo, é diferente da de um blog.

O mesmo vale para as redes sociais. Elas possuem características e propostas distintas de um site. Além disso, cada rede social apresenta os seus conceitos próprios. Não pense que o Linkedin e o Facebook são a mesma coisa e atingem o mesmo público.

Tenha presença online com um site e blog

Os sites há tempos deixaram de ser um recurso diferenciado e se tornaram um elemento essencial para qualquer tipo de negócio. Repare que quando você quer saber algo sobre uma empresa o primeiro local onde você vai pesquisar é no Google.

Os sites são importantes porque trazem informações básicas a respeito do seu negócio, deixando bem claro para o seu público o que a sua empresa faz, a missão, os valores e o produto que ela oferece e hoje em dia você não precisa muito para criar um site.

Hoje em dia não é exagero afirmar que uma empresa sem um site praticamente não existe. Um site é a vitrine do seu projeto na internet e é por meio dele que muitas vezes ocorre o primeiro contato entre o público e o seu negócio.

Apesar da relevância que um site possui, ele contém informações estáticas e não possibilita a publicação de conteúdos com frequência. E em uma época em que conteúdo constante é uma maneira de assegurar a sua presença online, entram em cena os blogs.

Diferente de um site, que possui caráter mais institucional, o blog possibilita a publicação constante de conteúdo, o que aproxima o seu negócio ainda mais do seu público.

Quer um exemplo disso? Digamos que o seu empreendimento seja uma loja destinada a artigos desportivos. Nesse caso, você pode alimentar esse blog com postagens sobre o uso de tais produtos, as vantagens que eles trazem para a prática das atividades físicas.

Além disso, o blog se torna um local propício para a divulgação de eventos da sua loja, novidades de produtos, bem como interagir com o público por meio mesmo dos comentários.

Porém, para colocar o seu projeto online por meio de um site e um blog, preste atenção para alguns detalhes importantes.

Plataforma

Escolher a plataforma dele é fundamental para o seu site ter um bom desempenho e contar com os recursos necessários para criar postagens interessantes e chamativas. As plataformas mais recomendadas são o WordPress e o Joomla!

Hospedagem e registro de domínio

Seja para um blog pessoal ou um e-commcerce, a hospedagem de sites garante a segurança, espaço em disco e o suporte técnico adequado para que o seu projeto permaneça o mais tempo possível online.

É possível contar com diversas empresas de hospedagem de sites, e nesse caso, é importante verificar se ela possui ampla experiência, preço justo e serviço de qualidade comprovada.

O seu projeto divulgado nas redes sociais

Em uma época em que várias pessoas acessam a internet por dispositivos móveis, as redes sociais ficam ao alcance de todos os perfis de público. Elas se tornaram cada vez mais presentes em nosso cotidiano.

Por essa razão, se tornaram fundamentais para o empreendedorismo e para garantir presença online. Sendo assim, conheça as características básicas de algumas redes sociais mais relevantes e como elas podem ajudar o seu negócio.

Facebook

Criar uma página para a sua empresa no Facebook é ter um espaço a mais para a divulgação dos seus produtos e uma maior interação com o público.

O Facebbok atualmente conta com mecanismos que permitem, inclusive, ver o alcance das suas postagens e o engajamento do público para elas.

Twitter

Ele permite postagens com poucos caracteres, mas é eficiente para divulgar as publicações do seu blog.

Instagram

Com apelo mais visual, essa rede social é uma das mais acessadas atualmente e permite ações de divulgação semelhante ao Facebook.

Conclusão

Se você tem um projeto, deve pensar nele também atuando no meio online, pois é dessa maneira que o público vai conhecê-lo.

Portanto, na hora de gerenciar o seu negócio, pense em detalhes como hospedagem de sites, registro de domínio e técnicas de SEO. Esses conceitos são a base para o sucesso do seu projeto.

Artigo escrito pelo parceiro WebLink.