Independente do mercado que uma empresa atua, todo empreendedor precisa ter em mente que um bom relacionamento com seus clientes é a chave para o sucesso.

Conseguir se relacionar com o cliente não significa entregar um produto ou serviço em questão, é necessário gerar uma experiência única para o consumidor, afinal, fidelizar seu cliente é mais vantajoso aumentando as possibilidades de vendas.

O erro que muitos cometem é comparar a satisfação da empresa com a satisfação do consumidor e, caso você também tenha esse tipo de pensamento, saiba que essa postura não é bem vista pelo cliente.

É preciso entender que 10 oportunidades de vendas geradas ao cliente não quer dizer que de fato ele irá investir em todas elas.

O cenário real de muitas empresas é a cada 10 oportunidades de vendas o cliente optar pela decisão de compra em apenas 5, ou seja, você pode até estar entregando o que considera viável, mas é o que o seu cliente realmente precisa?

Conseguir encontrar equilíbrio nessa linha tênue entre os objetivos da empresa e dos clientes faz a diferença para ambos os lados, possibilitando alcançar o verdadeiro sucesso.

Pense nas reais necessidades do seu cliente, os motivos que o faz procurar pelos seus produtos ou serviços. Faça essa análise e todos os demais processos que envolvem um planejamento de marketing e chegará a conclusão de como satisfazer o seu consumidor.

A única forma de não comprometer o resultado esperado pelo seu cliente é entender que para ele, ser apenas mais um que investe nos serviços oferecidos pela sua empresa não é o suficiente, é preciso ir além.

O cliente precisa sentir-se único e compreender que o serviço oferecido pela sua empresa traz todas as soluções que ele tanto procura.

É inegável que mediante a um cenário tão competitivo como nos dias atuais, a valorização do cliente se tornou um ponto forte e que precisa ser trabalhado. Assim surgiu o Customer Success, setor responsável em buscar o sucesso do cliente, garantindo sua satisfação.

Conheça e entenda os motivos de ter esse profissional

Customer Successes, que traduzindo significa sucesso do cliente, é um profissional ou setor responsável guardião dos objetivos do cliente.

Os profissionais dessa área devem trabalhar em prol da garantia e total sucesso do cliente ao realizar a compra de determinado produto ou serviço da empresa.

Negócios que conseguem crescer rapidamente e gerar grandes receitas usam estratégias embasadas no sucesso do cliente. A ideia é compreender que conquistar e fidelizar um cliente novo é menos vantajoso do que fidelizar e investir no consumidor antigo.

Podemos citar como exemplo as plataformas que trabalham no setor industrial, tendo em vista que investir na retenção dos clientes antigos é muito mais interessante para as empresas desse segmento, onde essas ações resultam cerca de 80% da receita total.

Essa tática pode ser aplicada para todos os segmentos do mercado, afinal, é sempre importante enfatizar que a manutenção do consumidor ativo é mais vantajosa e assertiva do que adquirir novos clientes.

Tendo em mente essas informações, fica claro o peso dos profissionais de customer success dentro das organizações. É nesse departamento que estão os responsáveis por nutrir e fidelizar os clientes da sua empresa.

Podemos compreender que os profissionais focados no sucesso do cliente tem o dever de colocar as necessidades do consumidor no centro das atenções.

Suas responsabilidades se estendem na criação de um relacionamento direto entre empresa vs cliente visando garantia de que as expectativas sejam alcançadas, os objetivos atingidos e que não haverá qualquer tipo de insatisfação.

Agora que conseguimos entender o quanto é importante a gestão de sucesso do cliente, não podemos negar a influência direta que eles têm no resultado final da receita financeira.

Acredite, a solução para o seu negócio está no sucesso do seu consumidor, por isso, a primeira tomada de decisão que deve ter é garantir que as expectativas sejam alcançadas e, consequentemente, você também terá sucesso.

Desenvolva seus conhecimentos e técnicas para estar sempre pronto a oferecer o melhor. Dessa forma, você não permitirá que a concorrência tire o ativo mais precioso para o seu negócio: o seu cliente!

Artigo escrito por Soluções Industriais.