Com mais de 144 milhões de usuários brasileiros, as redes sociais já fazem parte da estratégia de negócios que desejam vender mais. Mas você sabia que, além das publicações e anúncios tradicionais, é possível recorrer ao dark post?
Esse é um tipo de publicação que permite direcionar sua comunicação com muita eficiência. Ao incorporá-lo à estratégia de marketing digital do seu e-commerce, você pode ganhar efetividade e vender mais com ajuda das redes sociais.
Quer saber como fazer dark post e como aproveitá-lo para melhorar seus resultados? Continue a leitura e descubra!
O que você verá no artigo:
O que é dark post?
O dark post é um tipo de publicação que não fica disponível no perfil ou linha do tempo de uma página. Em vez disso, aparece apenas para o público segmentado, escolhido no momento de configuração da campanha.
O nome se refere ao fato de a postagem ficar oculta até mesmo para os seguidores da página ou do perfil. Dessa forma, somente as pessoas escolhidas visualizam e interagem com o conteúdo.
Como funciona o dark post?
Além de entender o que é dark post, vale a pena compreender como ele funciona. Na prática, se baseia em dados demográficos, comportamentais e de interesse do público.
O fato de uma pessoa seguir uma página ou interagir com determinados conteúdos, por exemplo, indica quais são seus interesses. Quando uma empresa cria um dark post, pode usar esse tipo de informação para definir quem será o público-alvo da postagem.
Para entender melhor, imagine que você comece a planejar uma viagem em família, com a pesquisa de destinos e atrações. Você também passa a interagir mais com perfis sobre viagem e com publicações relacionadas ao local do seu interesse.
Por causa desse histórico, o dark post de uma rede de hotéis ou de uma companhia aérea pode aparecer para você. Esses dados servem para “sinalizar” seu interesse e comportamento, o que permite ter um direcionamento mais personalizado.
A estratégia é especialmente usada no Instagram e no Facebook Ads. No caso do Instagram, a postagem surge na linha do tempo ou nos stories dos usuários.
Já no caso do Facebook, os anúncios aparecem no feed de notícias. Em ambos os casos, os dark posts vêm na forma de fotos, vídeos ou carrossel.
Quais as vantagens de fazer dark post?
Tanto no Instagram quanto no Facebook, por meio dos Ads, saber como fazer dark post traz diversos benefícios para o seu negócio. Essa estratégia de marketing digital ajuda sua marca a alcançar as pessoas certas com mais personalização, impactando positivamente os resultados.
Quer entender como isso acontece? Veja quais são as principais vantagens!
Mais segmentação
A personalização é um dos maiores motivos para fazer dark post. Com esse tipo de publicação, você consegue escolher qual é a parcela do público-alvo que verá a postagem. Com isso, fica fácil direcionar sua comunicação com mais efetividade.
Imagine uma loja que atua em São Paulo e conta com entrega expressa, no mesmo dia, para quem faz pedidos na capital. Porém, o negócio também vende para o restante do Brasil, com prazos de entrega diferentes.
Se a empresa criar uma publicação em que anuncia a entrega expressa, clientes de fora da capital paulista podem ficar descontentes ou até frustrados, certo? Já com o dark post, a empresa consegue falar exatamente com quem está na área de entrega, o que promove esse diferencial para o público ideal.
Menos interrupção dos usuários
Outro benefício da segmentação promovida pelos dark posts é a melhoria da experiência geral dos usuários. Isso acontece porque, com a estratégia, as pessoas não recebem o tempo todo anúncios irrelevantes ou muito parecidos.
Imagine uma loja que deseja divulgar uma promoção para dois estados diferentes. Se a publicação ocorrer da forma tradicional, o público provavelmente verá os dois anúncios, o que causa muito mais interrupção dos usuários.
Com a personalização, fica fácil entregar o post certo para cada usuário.
Não é por acaso que, entre os profissionais de marketing, 50% afirmaram que a personalização melhora a retenção de clientes e a receita. Além disso, 51% disseram que essa é uma solução para otimizar a experiência do cliente.
Organização do feed orgânico
Investir em dark posts também tem a ver com a identidade da marca e com a forma de se apresentar nas redes sociais, sabia? Com esse tipo de postagem, você consegue manter o feed orgânico organizado.
Essa é uma opção bastante eficaz para não “poluir” as publicações com campanhas sazonais ou postagens temporárias. Com as postagens que não aparecem no perfil, fica fácil efetuar as divulgações com estratégia e ainda manter a consistência do estilo de publicações.
Realização de testes
Quando falamos em dark posts, também é importante saber que essas publicações ajudam a conduzir testes com o público. Você cria diversos posts ocultos com diferentes criativos, variando fotos e vídeos.
Ao direcionar cada um para uma parte do público, é mais fácil identificar quais são os conteúdos que geram mais engajamento ou que se comunicam melhor com certa segmentação.
Com essas informações, é possível otimizar continuamente sua estratégia e ampliar cada vez mais a performance.
Melhor mensuração dos resultados
Apesar de não aparecerem no perfil, há como incluir os dark posts nos relatórios de métricas e desempenho. Dessa maneira, fica mais simples identificar quais são os impactos causados por uma campanha ou uma segmentação específica.
A prática é fundamental para tomar decisões melhor embasadas, sabia? Ao entender o que funciona com parte do seu público, é possível planejar outras ações e buscar otimizações para gerar mais resultados.
Mais chances de conversão
Por falar em performance, o uso de dark posts se relaciona diretamente com a conversão em vendas. Primeiramente, vale considerar que as redes sociais se tornaram ambientes propícios para as vendas.
De acordo com um relatório da HubSpot, as redes sociais são o quarto canal mais efetivo para vendas. Elas ficam atrás apenas das compras presenciais, das chamadas por telefone e do e-mail.
A personalização também é essencial no processo de conversão, já que aumenta o engajamento das pessoas. Logo, seu negócio tem mais chances de vender ao segmentar a comunicação e escolher com quem falar nas redes.
Inclusive, a segmentação é fundamental para o e-commerce. Basta imaginar uma loja de roupas que deseja promover peças femininas e masculinas.
Com os dark posts, fica mais fácil atingir a audiência certa, com base nos dados demográficos. Essas postagens costumam atrair mais pessoas para o seu site, criar mais oportunidades e gerar novas vendas.
Como fazer dark post?
Já que a estratégia oferece tantos benefícios para o seu negócio, é o momento de entender como fazer dark post. O ideal é adaptar as etapas para as necessidades da sua loja virtual, mas você já terá uma ideia de como agir.
Veja o passo a passo a seguir!
1. Defina os objetivos e características do anúncio
Antes mesmo de criar a publicação, avalie o que você espera alcançar com o dark post. Entenda se você deseja aumentar as visitas no site, gerar mais vendas ou aumentar a visibilidade, por exemplo.
Também é interessante definir se o seu anúncio será na forma de imagem, vídeo ou carrossel, bem como o link de destino. A partir de então, você tem uma ideia melhor de com quem falar.
2. Siga para o Gerenciador de Anúncios
Seja para fazer dark post no Instagram ou no Facebook Ads, você precisa acessar o Gerenciador de Anúncios do Meta — empresa que controla as duas redes. Nesse ambiente, crie a campanha e escolha a rede de publicação.
Aproveite para caprichar tanto na parte visual quanto na legenda. É importante usar a linguagem adequada para o seu público, com foco em transmitir uma mensagem clara e que gere engajamento, combinado?
3. Configure a campanha
Em seguida, você deve configurar o dark post. Esse é o momento de selecionar o público que recebe e interage com a postagem. Selecione os dados demográficos e comportamentais mais adequados para a sua estratégia.
Se você quiser que a campanha apareça para um público mais jovem, por exemplo, selecione a faixa etária correta. Já se o mais importante for a localização geográfica, crie uma segmentação baseada na região das pessoas.
A configuração do dark post também inclui dados como o orçamento e o período em que a publicação se mantém ativa.
4. Gerencie os resultados
Depois que a campanha estiver no ar, você deve acompanhar os resultados. Se o desempenho estiver abaixo do esperado, por exemplo, faça mudanças para melhorar a performance — em vez de esperar o final.
Para turbinar as conversões, você também conta com o Robô de Vendas Instagram, do Bling. Com a nossa ferramenta, seu cliente tem a chance de comprar diretamente pelas mensagens, com toda a segurança de pagamento e de cálculo de frete.
Graças à integração com o nosso chatbot, o pedido entra no sistema de forma automática. Além de garantir o controle das informações, você conquista mais vendas ao criar uma experiência facilitada para o seu cliente!
Como você aprendeu, o dark post é um tipo de publicação que permite segmentar e personalizar a comunicação com as pessoas. Ao fazê-lo corretamente no Instagram ou Facebook, você gera mais resultados para a sua estratégia de marketing!
Quer ter ajuda de um chatbot automático e que é ideal para elevar suas conversões? Conheça o nosso Robô de Vendas Instagram!