A logística de entrega é um dos pontos críticos para o sucesso de um e-commerce. Portanto, você precisa saber como simular frete pelos Correios, já que a estatal é a principal responsável pelos envios de grande parte dos produtos comercializados on-line no Brasil.

O serviço funciona em todo o território nacional, sendo também conhecido por oferecer um bom custo-benefício para os lojistas.

É por isso que, no post de hoje, você vai descobrir como funciona o cálculo de preços e prazos dos Correios e aprender a simular o frete pelo site da empresa. 

Assim, você pode utilizar o serviço de entregas para garantir a satisfação do cliente e o sucesso do seu negócio. Acompanhe!

Frete dos Correios: como é feito o cálculo?

Para calcular o frete, os Correios se baseiam nos seguintes fatores:

  • distância percorrida para a entrega da mercadoria;
  • modalidade de envio;
  • peso cúbico do objeto.

O valor do frete também pode variar, caso você opte por utilizar as embalagens disponibilizadas pelos Correios e serviços adicionais na entrega.

Leia também: Como embalar encomenda para os Correios? Confira as principais etapas!

Como calcular o peso cúbico do objeto?

O peso cúbico é uma medida utilizada pelos Correios e transportadoras para calcular o frete de pacotes grandes, mas relativamente leves. 

Ou seja, o cálculo leva em consideração o espaço que o pacote ocupa no transporte, em vez de apenas o seu peso físico

Essa abordagem faz muito mais sentido. Afinal, um objeto com volume maior precisa de mais espaço para ser acomodado, o que limita a ocupação por outras encomendas.

Para ficar mais claro: um notebook pesa mais do que um travesseiro, mas este pode ocupar mais espaço no transporte do que o computador portátil. Para equilibrar essa relação entre peso e espaço ocupado, os Correios utilizam a seguinte fórmula:

Peso cúbico = (C x L x A) / 6.000, onde:

  • C: comprimento da embalagem;
  • L: largura da embalagem;
  • A: altura da embalagem;
  • 6 mil é o coeficiente de cubagem, um valor determinado pela Entidade Internacional das Empresas Aéreas.

Traduzindo essa matemática em um exemplo: se a embalagem do notebook tem 50 cm (C) x 40 cm (L) x 15 cm (A), seu peso cúbico é de 5 kg, mesmo que a encomenda pese, de fato, apenas 3 kg.

No entanto, para mercadorias com peso cúbico menor do que 10 kg — como é o caso do nosso notebook —, os Correios utilizam o peso real no cálculo do frete.

Quais são as modalidades de envio dos Correios?

A modalidade de envio que você escolhe também impacta diretamente o valor do frete. Os serviços de entrega mais rápidos são mais caros do que os do envio comum. 

Afinal, a logística de distribuição precisa ser muito mais elaborada e contar com maior estrutura para que o produto chegue às mãos do consumidor em um prazo mais curto.

Os serviços de entrega de encomendas dos Correios são:

  • PAC: é a opção mais econômica, atende a todo o país e a entrega é realizada, normalmente, entre 5 a 7 dias úteis;
  • Correios Mini Envios: ideal para itens leves (até 300g), com entrega em até 12 dias úteis;
  • Sedex: é a modalidade comum de envios mais rápidos. Também disponível para todos os municípios brasileiros para entrega entre 3 a 5 dias úteis;
  • Sedex 10: esse tipo de envio garante entrega até as 10h do dia útil seguinte à postagem;
  • Sedex 12: similar ao Sedex 10, mas a entrega é feita até as 12h do próximo dia útil;
  • Sedex Hoje: para envios urgentes, oferece entrega no mesmo dia da postagem.

Atenção na hora de fazer a simulação de frete por Sedex! O Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje têm áreas de abrangência limitada. O Sedex Hoje, por exemplo, só vale para entregas em dias úteis na cidade de São Paulo.

Quais os outros serviços que influenciam no valor do frete?

Ao fazer a simulação de frete dos Correios, você vai encontrar uma seção chamada “Serviços Adicionais“, que inclui três opções para adicionar mais segurança e conveniência às suas entregas. Veja quais são e para que serve cada uma delas:

  • mão própria: ao adicionar esse serviço, sua encomenda é entregue exclusivamente à pessoa que você indicou. Você pode nomear até 3 pessoas para receber uma mercadoria;
  • aviso de recebimento (AR): esse recurso adicional funciona como um comprovante de entrega e tem validade jurídica. A pessoa que recebe a encomenda precisa assinar o AR, ou informar alguns dados pessoais para registro no sistema dos Correios;
  • valor declarado: com esse serviço, você garante uma indenização em caso de perda ou danos à encomenda. A indenização é proporcional à avaria da mercadoria. 

O preço de cada serviço adicional é informado ao finalizar sua simulação de frete nos Correios. Aliás, todos os serviços vêm discriminados, assim, você pode ver exatamente o quanto cada tipo de envio e serviço contribui para o valor do frete. 

Para o lojista, esse detalhamento é ótimo, pois é possível considerar as opções para oferecer frete econômico ou expresso para os clientes.

Aprenda, agora, como fazer a simulação. 

Como fazer a simulação de frete dos Correios?

É muito simples simular o frete dos Correios para o envio das suas encomendas. Você pode fazer isso baixando o aplicativo para o seu smartphone (IOS ou Android) ou direto pelo site, como mostraremos a seguir.

Confira o passo a passo.

1. Acesse a página de cálculo de frete

Na página inicial dos Correios, vá até a aba “Atendimento” no menu superior e, em seguida, em “Sistemas dos Correios”. 

Clique em “Acesse aqui” na opção “Preços e prazos”.

Aqui, você vai aprender a simular o frete dos Correios para uma entrega nacional, mas, como pode ver, também é possível fazer uma estimativa de preços e prazos de envios para outros países.

Leia também: Como começar a vender no exterior

2. Preencha as informações de localização

O próximo passo é informar o CEP de origem — neste caso, o seu — e o CEP de destino. 

Se você não souber ou tiver dúvidas sobre os CEPs, basta clicar em “Não sei o CEP”. Esse é o atalho para a ferramenta de busca dos Correios, por meio da qual você pode informar o endereço e selecionar o código postal correspondente.

3. Selecione a modalidade de envio

Depois de informados os CEPs, você precisa selecionar o tipo de serviço de entrega, entre as opções para encomendas (PAC, Sedex, Correios Mini Envios etc). 

Lembre-se de que os serviços de Sedex 10, 12 e Sedex Hoje não estão disponíveis para todas as cidades do Brasil.

No nosso exemplo, vamos simular o frete PAC dos Correios. Porém, para saber o valor da entrega da mesma encomenda por outros tipos de serviços, é só marcar a caixa “Comparar com todos os serviços”.

Assim, você não precisa repetir o mesmo procedimento para saber o preço para enviar sua encomenda por cada serviço dos Correios. Prático, não é mesmo?

4. Informe o tamanho da encomenda

Preencha os próximos campos com o formato da embalagem:

  • caixa ou pacote;
  • rolo, cilindro ou esfera.

Na sequência, escolha o tipo de embalagem: 

  • embalagem dos Correios: são 13 opções de caixas de diferentes dimensões para você escolher, com preços que variam entre R$ 6,55 e R$ 28,65 (em novembro de 2023);
  • outra embalagem: selecione esta opção se você utilizar outros tipos de caixas. Neste caso, você deve informar também as dimensões da sua embalagem.

Para a nossa simulação, optamos por outra embalagem. Informe a altura, a largura e o comprimento da embalagem. De acordo com as regras de dimensões dos Correios, a soma dessas três medidas não pode ser maior do que 200 cm.

5. Selecione os serviços adicionais

Os serviços adicionais — mão própria, aviso de recebimento e valor declarado — são também opcionais. 

Você não precisa selecionar nada, caso não queira. Contudo, se precisar das condições especiais de entrega que eles oferecem, vale a pena pagar um pouco a mais pela segurança.

6. Finalize e veja o resultado da simulação

Com todas as informações preenchidas, clique em “Calcular” e confira o valor e o prazo estimados para a entrega da sua mercadoria.

A nossa simulação foi realizada para o envio de uma encomenda da cidade de São Paulo para o Rio de Janeiro. Confira as diferenças dos preços entre as modalidades de envio disponíveis para essas localidades.

Vale lembrar que os valores são estimados, por isso, devem ser confirmados no ato da postagem na agência mais próxima de você.

Agora que você já sabe como funciona a simulação de frete dos Correios, que tal contar com a ajuda do Bling para facilitar todo esse processo?

Cotação de frete dos Correios? O Bling faz!

Você já viu que simular o frete pelos Correios é muito simples, mas o Bling deixa tudo ainda mais fácil.

Afinal, você não precisa sair do ERP para fazer a cotação do envio dos seus produtos. Para isso, só precisa fazer a integração do Bling com a logística dos Correios. Depois da integração, o processo dentro do Bling é muito parecido com o realizado pelo site da estatal.

Você pode configurar todas as opções de envio e obter a cotação de preço e prazo estimado para entrega.

Além da cotação de frete, a integração logística com os Correios também inclui o acesso ao SIGEP Web, impressão de etiquetas de envio, código de rastreamento e Correios Log.

Sem contar que você ainda pode fazer a integração com os Correios pelo Melhor Envio, caso você já utilize essa solução de frete no seu e-commerce. Aperte o play no vídeo abaixo e conheça as vantagens.

Quer descomplicar a gestão do seu negócio? Experimente o Bling grátis por 30 dias e conheça todos os benefícios do ERP para sua loja.