Dropshipping em marketplaces: ​essa estratégia vale a pena?

24 fevereiro, 2025

Leia neste artigo

Se você deseja vender produtos na internet, mas não dispõe de recursos financeiros para investir em mercadorias, pode optar por métodos como o dropshipping em marketplaces​. Conforme relatório da Grand View Research, essa modalidade de vendas deve crescer cerca de 23,4% até 2030.  

Os dados demonstram que essa forma de empreendedorismo é uma boa oportunidade para ter um negócio promissor. Mas, qual modelo escolher? dropshipping ou marketplace? É possível ter sucesso ao combinar os dois métodos?  

Neste conteúdo, tire essas dúvidas, entenda como as modalidades funcionam e conheça suas vantagens e desvantagens. 

Boa leitura!

O que é dropshipping? 

O dropshipping é um modelo de negócio em que o empreendedor vende produtos de terceiros, ou seja, não é necessário ter um estoque próprio de mercadorias. Isso porque ele é um representante entre o fornecedor e o consumidor final, o que é uma forma de empreender com baixo investimento. 

Por exemplo, você monta uma loja online e expõe os produtos dos fornecedores em seu site. A sua função é divulgar os itens, mas a responsabilidade de embalá-los e enviá-los ao cliente final é dos fornecedores.  

Vantagens do dropshipping​

Além de ser interessante para empreendedores sem experiência e com pouco recurso financeiro, o dropshipping​ oferece vantagens, como: 

  • flexibilidade: você pode trabalhar de qualquer lugar que desejar, inclusive, é uma boa alternativa para ter uma renda extra;
  • menos preocupações: como os fornecedores são responsáveis por embalar e enviar os produtos para os clientes, não é necessário se preocupar com o estoque e formas de entrega;
  • diversidade de itens: é possível oferecer diversos produtos aos seus clientes, o que é vantajoso, pois você não precisa de um local amplo para armazená-los;
  • fácil de começar: implementar a estrutura do dropshipping é simples, pois permite montar uma loja virtual e começar a vender rapidamente, já que não é necessário um espaço físico para armazenar as mercadorias;
  • menor risco: não precisa ter um estoque físico de produtos, o que minimiza os riscos de prejuízos financeiros se você não vendê-los. 

Desvantagens do dropshipping​

Apesar de o dropshipping​ proporcionar benefícios interessantes, é importante conhecer os desafios dessa modalidade de vendas online. Veja as desvantagens: 

  • menor lucratividade: em geral, a lucratividade é mais baixa comparada com outros modelos de negócio. Isso porque a competitividade, os custos operacionais com taxas de plataformas de e-commerce e fornecedores podem ser altos;
  • sem controle da qualidade: como você não é responsável por gerenciar o estoque de mercadorias, não pode controlar a qualidade dos itens e a eficiência da entrega;
  • depende de terceiros: se o fornecedor tiver problemas com falta de estoque ou no envio de produtos, pode afetar a imagem do seu negócio;
  • dificuldades para fidelizar clientes: manter o público fiel à loja é um desafio porque você não controla os produtos que vende para garantir a qualidade. Então, é difícil construir uma marca forte no mercado e se destacar entre a concorrência.

Antes de saber se é possível implementar o dropshipping em marketplaces​, é importante conhecer esse tipo de negócio e como funciona. Veja a seguir!

Leia também: Como gerenciar o controle de estoque e contas a pagar?

O que é marketplace? 

O marketplace funciona como um shopping center online que conecta vendedores e compradores em um amplo ambiente virtual. Assim, os empreendedores oferecem seus produtos em plataformas de empresas renomadas, como Amazon, Mercado Livre e Shopee.

Para entender melhor, imagine um pequeno empreendedor que vende acessórios para celulares. Ele cadastra seus produtos na Amazon, o cliente acessa o site, escolhe um fone de ouvido e finaliza a compra. 

A Amazon processa o pagamento e notifica o vendedor, que é responsável pelo envio do item para o cliente. 

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Vantagens do marketplace 

O marketplace proporciona ótimas vantagens para vendedores e compradores, como:

  • alcança mais clientes: uma plataforma renomada atrai mais público e aumenta as chaves de vender os produtos;
  • investimento inicial baixo: não é necessário montar uma loja virtual do zero, pois o marketplace oferece toda a estrutura para você começar a vender;
  • facilidade de gestão: esse modelo de vendas online é fácil de gerenciar, pois proporciona recursos, ferramentas intuitivas e suporte técnico;
  • credibilidade: vender em um marketplace famoso traz credibilidade para a sua marca, o que aumenta a confiança dos clientes;
  • dados e insights: normalmente, os marketplaces disponibilizam ferramentas para analisar e acompanhar o desempenho das vendas. Dessa forma, você verifica o comportamento do público e adota estratégias para melhorar os resultados. 

Leia também: como vender mais no marketplace? Vantagens + dicas!

Desvantagens do marketplace

Assim como qualquer modelo de negócio online, o marketplace traz algumas desvantagens, como: 

  • competitividade alta: muitos vendedores oferecem os mesmos produtos, então para superar a concorrência é preciso se destacar para atrair os clientes;
  • custos adicionais: o vendedor arca com pagamentos de taxas por vendas, anúncios e outras tarifas para usar as plataformas, o que reduz a margem de lucro;
  • restrições de produtos e categorias: alguns marketplaces não permitem a venda de certos tipos de produtos e categorias em suas plataformas. 

Qual a diferença entre dropshipping e marketplace? 

No modelo dropshipping, o vendedor não tem o produto em estoque, então sua função é de divulgar os produtos dos fornecedores para o consumidor final comprar. Já no marketplace, o empreendedor oferece seus itens em uma plataforma consolidada e compartilha o espaço com outros vendedores. 

Outra diferença é que no dropshipping, ele monta a própria loja virtual e não cuida das questões logísticas. No marketplace, os vendedores são responsáveis pelo estoque, embalagem e entrega do produto para o consumidor.

Dropshipping ou marketplace? Qual escolher? 

A escolha depende de aspectos, como objetivo do negócio, segmento, recursos financeiros e experiência em vendas online. Ambos os modelos atendem necessidades específicas e oferecem vantagens e desvantagens. Entender a diferença entre dropshipping e marketplace é essencial para decidir qual a melhor opção. 

O dropshipping, por exemplo, é uma boa solução para empreendedores que desejam trabalhar em qualquer lugar. Além disso, funciona bem para os que não têm recursos financeiros para abrir um negócio e não querem lidar com a gestão logística. 

Por outro lado, o marketplace é interessante para vendedores que desejam conquistar clientes rapidamente, pois divulgam seus produtos em plataformas de sucesso. Esse modelo também requer baixo investimento, já que não é necessário abrir uma loja online para vender. 

Dropshipping em marketplaces: é possível? 

O empreendedor pode implementar o dropshipping em marketplaces, mas é fundamental estar atento às particularidades e dificuldades que essa estratégia traz. Os marketplaces são ambientes competitivos e eficientes nos processos logísticos, o que é um grande desafio para o dropshipping. 

Por exemplo, nesse modelo, os vendedores não têm estoque próprio, então não controlam a qualidade dos produtos e nem gerenciam a entrega. Portanto, há riscos de os consumidores receberem os itens danificados ou fora do prazo. Dessa forma, podem ficar insatisfeitos e, consequentemente, reduzir o volume de vendas e a competitividade necessária no marketplace.

Outro fator que o empreendedor deve avaliar são os picos de demanda em datas sazonais. Muitas vezes, o dropshipping não atende o grande volume de pedidos nessas épocas porque os fornecedores não têm os produtos disponíveis em estoque. A falha nas entregas pode gerar o cancelamento dos pedidos e a insatisfação dos clientes. 

Em outras palavras, se o dropshipping não entregar os produtos no prazo, essa falha pode prejudicar a reputação do marketplace. Essa modalidade tem como diferencial um atendimento rápido e eficiente que prioriza a experiência do consumidor. 

Quais marketplaces aceitam dropshipping? 

Os mais populares são Mercado Livre, Amazon, Ponto Frio, Casas Bahia, Extra, Magazine Luiza, Shoptime, Americanas e Submarino. Escolher o melhor marketplace para dropshipping​ é fundamental para o sucesso do seu negócio. 

5 plataformas para dropshipping

Existem várias opções de plataformas de loja virtual para dropshipping com características e funcionalidades diferentes. Veja as principais:  

  • Shopify;
  • Nuvemshop;
  • Wix;
  • Tray;
  • Modalyst.

Confira mais detalhes de cada uma.

1. Shopify

A Shopify é uma das plataformas mais completas para e-commerce e oferece uma extensa loja de aplicativos gratuitos e pagos para criar uma loja de dropshipping. Além disso, você pode integrá-la com aplicativos, como Spocket e Oberlo.

2. Nuvemshop

A Nuvemshop oferece parcerias com fornecedores de dropshipping nacionais e internacionais, o que deixa o catálogo repleto de opções para os clientes. Os vendedores podem testar a plataforma gratuitamente por 7 dias. 

3. Wix 

O Wix tem a interface intuitiva e oferece uma série de recursos e aplicativos para criar a sua loja virtual. Se você não tem experiência em criar sites, a plataforma facilita esse processo, pois dispõe de ferramentas com tecnologia de IA. Assim, é possível adequar o layout e o design de acordo com o seu perfil. 

4. Tray 

A Tray oferece vários recursos para gerenciar lojas online e operações de dropshipping, além de suporte para vendas multicanais. Você ainda pode personalizar vitrines e integrar gateways de pagamento e ferramentas de marketing. 

4. Modalyst

A plataforma Modalyst conta com mais de 100 milhões de produtos para Dropshipping. É possível verificar o estoque dos fornecedores, status de atendimento e prazos de entrega de forma prática. 

Integração do dropshipping e marketplaces com ERP

Agora que você já sabe que é possível usar o modelo dropshipping em marketplaces, precisa aplicar o modelo de forma prática e segura. O ERP do Bling, por exemplo, pode te ajudar nessa missão, pois tem integração com a Dropify

Essa plataforma é especialista na distribuição de mercadorias de atacado e faz parceria com vendedores de qualquer região do Brasil. Também auxilia na gestão de anúncios em marketplaces e lojas virtuais. 

Com o sistema ERP do Bling, você pode vender por dropshipping em marketplaces, como o Mercado Livre e a Amazon. 

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