Não é segredo algum que explorar o mundo digital é uma excelente forma de melhorar as vendas e aumentar os lucros de um negócio. Com o passar dos anos, explorar as tendências e ter atenção aos cenários é essencial para manter a competitividade e, portanto, com essa informação em mente, vamos te ajudar a compreender o que há de mais importante para o marketplace em 2025!
O comércio on-line, ou e-commerce, cresce exponencialmente mundo afora. Segundo a Mordor Intelligence, a previsão é que, em 2025, o mercado brasileiro movimente US$ 62,87 bilhões; até 2030, a expectativa é de que esse valor aumente 18,91% e alcance os US$ 149,46 bilhões!
No relatório da pesquisa, os principais motivos para esse crescimento no cenário é o aumento no número de usuários de computadores e smartphones conectados à internet e as mudanças nos hábitos de compras dos consumidores.
Porém, não basta simplesmente acessar a rede, publicar os produtos e serviços e coletar resultados: é importante entender o mercado, suas particularidades e explorar as especificidades, o que pode não ser tão simples assim.
Para te auxiliar nesse aspecto, nós reunimos as maiores tendências de marketplace em 2025: as ferramentas, expectativas dos consumidores, emprego de tecnologias e as táticas de segurança mais importantes para ter em vista e evitar o ostracismo.
Vamos lá? Boa leitura e bom aprendizado!
O que é marketplace?
O marketplace é uma plataforma de e-commerce que conecta compradores a vendedores e permite a pesquisa, compra e venda de produtos e serviços em um único ambiente. Basicamente, funciona como um “mercado digital”, em que diferentes empreendedores criam vitrines e oferecem suas mercadorias a quem as busca.
Algumas das principais características do marketplace são:
- multivendedores: vários vendedores oferecem seus produtos ou serviços na mesma plataforma;
- intermediação: atua como um intermediário, fornece infraestrutura completa, como sistemas de pagamento até suporte logístico;
- variedade: geralmente, um marketplace oferece ampla gama de categorias, desde eletrônicos e roupas, até artigos e serviços especializados;
- modelo de receita: costuma gerar receita e cobrar comissão sobre as vendas, taxa de listagem ou assinatura dos vendedores.
Em outras palavras: o marketplace é como uma “galeria”, que reúne lojas e vendedores no mesmo ambiente, para facilitar a busca dos consumidores. Alguns exemplos que facilitam o entendimento são a Amazon, Mercado Livre e Shopee, para comercialização de produtos, e Uber, Airbnb e Rappi, para serviços.
Como vimos anteriormente, o marketplace continuará desempenhando um papel central no mercado digital global nos próximos anos: seja ao impulsionar vendas ou ao transformar as formas de consumo atuais. A integração de soluções e adoção de estratégias e tendências, como veremos a seguir, serão fatores-chave para a competitividade e avanço dos negócios.
Quais as vantagens do marketplace para consumidores e vendedores?
Até aqui, já vimos que o marketplace se torna cada vez mais popular devido à sua conveniência, escala global e novas tendências digitais. Porém, quais as vantagens de adotar essa forma de compra e venda? O que ganham os consumidores e os vendedores ao escolher essa modalidade? Vamos conhecer os principais benefícios!
Vantagens para os consumidores
- Acesso a produtos e serviços concentrados num único local;
- opções variadas;
- comodidade;
- fácil análise de reputação e avaliações;
- comparação fácil de preços e variedades;
- conveniência e segurança nas transações.
Vantagens para os vendedores
- Acesso a uma base sólida e extensa de clientes;
- redução de custos iniciais em comparação com a criação de uma loja própria;
- credibilidade e confiança;
- segurança para as transações;
- análise de dados facilitada;
- infraestrutura pronta para marketing, pagamento e logística.
Ou seja: além de mais fácil de anunciar e comprar, o marketplace apresenta vantagens estratégicas, especialmente para os vendedores. Ao facilitar a visibilidade das lojas e oferecer oportunidades de crescimento, proteção e análises estratégicas do funcionamento do negócio, essa modalidade mostra-se como uma solução para lá de promissora.
Contudo, como já mencionamos, não basta simplesmente acessar e se cadastrar nos marketplaces em 2025 e esperar que as vendas disparem. É importante conhecer e aproveitar as tendências do e-commerce para aproveitar os benefícios de forma inteligente e eficaz.
Qual o cenário atual para o marketplace?
Uma pesquisa que serviu de base para o mestrado de Fabio Davidovici, CFO da Aramis, apontou que o comércio eletrônico representa mais de 11,5% de todo o varejo no Brasil, com faturamento de R$ 254,4 bilhões apenas em 2023. A previsão do especialista é de que, até 2032, o cenário mude ainda mais, com novas participações de tecnologias e ferramentas.
Segundo o CFO, as plataformas de marketplace poderão pautar o funcionamento com base em 4 cenários principais:
- com mais ou menos regulação das operações;
- com mais ou menos alcance global.
O curioso é que, independentemente dos modelos, existe unanimidade no que diz respeito às tendências a seguir para manter a competitividade dos negócios. As principais são o aumento nas tecnologias e uma participação crescente da geração Z, composta por pessoas nascidas entre 1997 e 2012.
Por outro lado, sem tanta adesão por parte dos entrevistados, também foi apontada a possibilidade de “desverticalização” das plataformas de marketplace e a junção entre os serviços de e-commerce às redes sociais.
O fato é que, a despeito do caminho, as tendências emergentes são uma excelente forma de melhorar suas vendas, compreender as necessidades e interesses dos consumidores e, principalmente, manter a competitividade e lucratividade.
A seguir, conheça as 11 principais tendências para o marketplace em 2025.
As 11 maiores tendências para marketplace em 2025
Assim como qualquer inovação, o marketplace em 2025 tem tendências que se mostram muito estratégicas para alavancar as vendas e melhorar a obtenção de resultados. Seja pela adoção de novas tecnologias ou pela implementação de novas formas de garantir a segurança dos usuários, é importante ter atenção ao que os consumidores pedem para evitar prejuízos.
A seguir, conheça algumas das principais tendências de marketplace para 2025, como cada uma é importante para o negócio e as melhores práticas para adotá-las e usufruir de seus benefícios.
Vamos começar?
1. Personalização de venda
Mais do que simplesmente recomendar, é importante desenvolver e implementar mecanismos que facilitam a personalização na hora de indicar outros produtos ou serviços aos consumidores. Por meio de inteligência artificial, por exemplo, você pode apontar artigos relacionados ao interesse primário do seu cliente e aumentar as chances de venda.
Além disso, essa tendência de e-commerce permite a aproximação do consumidor e a criação de uma relação mais íntima e segura. Ao comprar determinado item na sua loja virtual, ele percebe que também encontra outros materiais, relacionados ao primeiro, que podem já estar em sua lista de interesse.
2. Omnicanalidade
Apostar no omnichannel (a venda por meio de vários canais) é uma excelente estratégia para alcançar mais clientes e oferecer mais opções para quem busca seus produtos ou serviços. Ou seja, explore as opções de integração entre o marketplace e redes sociais, por exemplo, ou, ainda, a opção de compra on-line com retirada em um local físico para eliminação de custos de frete.
Assim, além de explorar a base de contatos já consolidada do marketplace em si, você atinge uma parcela de usuários do Instagram ou Facebook, por exemplo, e que apresenta resistência às compras por não querer arcar com os valores de transporte do produto. Ao oferecer opções a quem consome sua marca, você demonstra flexibilidade e, consequentemente, se aproxima do cliente.
3. Inovação tecnológica
Adotar novas tecnologias é um movimento-chave para melhorar suas vendas e é uma das principais tendências para o marketplace em 2025, tanto para você quanto para seus clientes. Como dissemos, a inteligência artificial pode identificar produtos relacionados àqueles já adquiridos pelo usuário e recomendá-los, mas também pode ajudar na organização do seu estoque, por exemplo.
A realidade é que, atualmente, existem inúmeras funcionalidades tecnológicas que funcionam muito bem para e-commerces, tanto para quem vende, quanto para quem compra. Portanto, deixar de investir em soluções modernas é assumir o risco de perder competitividade e, consequentemente, ter menos vendas e receita.
4. Estrutura sustentável
A preocupação com o meio ambiente já é realidade para muitos consumidores, o que significa que você, como empreendedor, deve atender a esta demanda de forma inteligente. Apostar em embalagens, tecnologias e uma cadeia logística verde é essencial para garantir o contato com uma parcela significativa do público atual.
Além disso, ao adotar hábitos sustentáveis no seu negócio, você evita problemas com órgãos regulatórios e até prejuízos e multas.
5. Social Commerce
Utilizar as redes sociais como ferramentas para impulsionar as vendas é uma poderosa tendência para marketplace em 2025. Afinal, apenas no Brasil, em janeiro de 2024, 144 milhões de pessoas utilizavam esses canais — cerca de 66,3% da população, de acordo com levantamento do DataReport.
Investir em plataformas como o TikTok Shops, Facebook e Instagram Marketplace são excelentes formas de encontrar um público interessado nos seus produtos ou serviços e, de forma mais fácil e barata, despertar o desejo e aumentar as conversões em venda.
6. Novos métodos de pagamento
As mudanças no hábito de compra também devem abordar as transformações no modo como as pessoas pagam. Mais do que a mera compra on-line com o cartão de crédito, você deve garantir que o seu negócio aceite outras modalidades de recebimento, como boleto, PIX e carteiras digitais, como Google Wallet e Apple Pay.
Ao limitar seu e-commerce a uma ou outra forma de pagar, você restringe também o número de pessoas que adquirem seus produtos ou serviços. Por este motivo, contar com um sistema que amplie as opções é tão importante e faz total diferença.
Assim, você atinge públicos mais novos e com mais conhecimento nas formas de pagamento digital, mas contempla também pessoas mais tradicionais, que podem ter algum tipo de desconfiança ou dificuldade com as novas modalidades.
7. Modelos de assinatura
As compras com recorrência, também chamadas de “compra por assinatura” ou “clube de assinatura”, garantem um relacionamento mais longevo com o consumidor: enquanto ele define a frequência de recebimento e forma de pagamento, você garante o envio do produto de forma periódica e automática.
É uma forma interessante de garantir uma periodicidade de recebimento e estreitar laços com o cliente. Além disso, a assinatura permite que você ofereça ofertas e promoções exclusivas de produtos ou serviços relacionados. Dessa forma, você aumenta suas vendas de forma orgânica e estratégica.
8. Uso de automação
A rotina de um negócio, seja on-line ou físico, é desgastante e exige a realização de inúmeras tarefas: emissão de notas, preenchimento de dados, controle de estoque… São várias as funções que, muitas vezes, custam tempo e dinheiro aos empreendedores. Por este motivo, investir em automação é uma forma inteligente, prática e eficiente de transformação.
Por meio de softwares específicos, você torna automáticas algumas tarefas repetitivas e burocráticas, mas essenciais para o pleno funcionamento do negócio. Assim, é possível focar em atividades mais dinâmicas e criativas, que agregam mais valor às operações.
9. Segurança aprimorada
Quem compra na internet, parte do princípio de que os dados sensíveis, como nome, endereço e número de cartão de crédito, estão seguros e protegidos pela empresa vendedora. Seu papel, como empreendedor, é garantir que essa expectativa seja atingida e, mais do que isso, superada.
Neste sentido, é crucial investir em certificados de segurança, medidas antifraude e associação com parcerias seguras para recebimento de valores, por exemplo. Assim, mais do que atender às necessidades de consumo do seu público-alvo, você demonstra preocupação e atende ao anseio de proteção da clientela.
10. Foco em mobile-first
Cada vez mais brasileiros usam o celular para fazer compras pela internet: segundo uma pesquisa da Mobmio, publicada no portal Empresas e Negócios, as vendas por smartphone aumentaram 17% durante o primeiro semestre de 2024, enquanto o crescimento global foi de apenas 15%.
Ou seja, você deve garantir que sua loja on-line funcione corretamente em dispositivos diversos: celulares, tablets, computadores e quaisquer outros formatos. Assim, você evita causar frustração e desinteresse por parte de quem consome seus produtos e, mais do que isso, aproveita uma valiosa tendência para o marketplace.
11. Experiências imersivas
Depois do sucesso de Boca Rosa, que lançou uma linha de produtos completa no Metaverso, o consumidor percebeu que experiências imersivas, ultrarrealistas e acompanhadas de realidade aumentada e/ou realidade virtual são possíveis. Mais do que isso, eles perceberam que são boas, interessantes e inovadoras. Ou seja: atender a esses desejos é um diferencial valioso para seu negócio.
Atualmente, já é possível integrar funcionalidades diversas, capazes de inserir seu produto ao dia a dia do cliente antes mesmo da compra, como os aplicativos que permitem “experimentar” roupas ou acessórios de forma virtual, por meio de filtros. Adequar-se às possibilidades é uma forma poderosa de expandir suas possibilidades, alcançar novos públicos e fidelizar quem já consome seus produtos ou serviços.
Em suma, o futuro do marketplace depende da sua capacidade de inovar, equilibrar as necessidades dos consumidores às suas possibilidades de atendê-las e oferecer um ambiente seguro para as operações.
Adaptar-se às mudanças, oferecer novas funcionalidades e compreender as alterações de cenário no mercado digital são fatores cruciais para garantir o seu sucesso e a satisfação de quem consome a sua marca.
Por que você deve se preparar para o futuro do marketplace em 2025?
Preparar-se para o futuro e considerar as tendências de marketplace em 2025 é essencial para empresas e empreendedores que desejam permanecer competitivos, inovadores, relevantes e, claro, lucrativos.
Já sabemos que o mercado muda constantemente, impulsionado por fatores como a tecnologia e novos comportamentos de consumo. Portanto, acompanhar essas transformações é a diferença entre avançar para o sucesso ou permanecer no ostracismo. Alguns dos principais motivos que ilustram essa necessidade de atualização são:
- antecipação de mudanças no comportamento do cliente: os consumidores estão cada vez mais exigentes. Ao prever seus novos interesses, você garante o atendimento às expectativas e evita frustrar quem consome sua marca;
- aproveitamento de inovações tecnológicas: ferramentas e tecnologias são a chave para melhorar a análise de dados, prever cenários e aplicar mudanças significativas na forma de empreender;
- expansão das fronteiras do mercado: a digitalização não apenas permite que você atinja novos clientes no Brasil, como também abre fronteiras para que você globalize seus negócios com mais facilidade;
- manutenção da competitividade: ao conhecer e adotar as tendências de marketplace para 2025 e para os anos seguintes, você se mantém competitivo e diferencia o seu negócio da concorrência;
- adaptação às novas normas e regulamentos: leis e normativas sobre o comércio digital mudam com certa frequência, então, é importante manter atenção às alterações para garantir a legalidade e, claro, a confiança do consumidor;
- foco na experiência do cliente: melhorias na usabilidade da plataforma e adoção de mecanismos e ferramentas tecnológicas são fatores essenciais para garantir uma experiência positiva a quem consome seus produtos ou serviços.
Em outras palavras: ignorar o cenário do marketplace em 2025 pode custar caro para seu negócio (tanto financeira, quanto estrategicamente). Portanto, siga atento às mudanças e inovações propostas pelo mercado. Assim, mais do que manter suas vendas, você garante um contato mais próximo com os clientes e estreita relações com quem consome os artigos da sua marca.
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