Primeira venda na Shopee: aprenda como fazer! 

24 fevereiro, 2025

Leia neste artigo

Já imaginou o que a sua primeira venda na Shopee pode significar para sua loja online? 

Pois é, esse marco pode representar o início de um grande crescimento, especialmente em um marketplace que reúne mais de 3 milhões de lojistas brasileiros e onde 90% das transações são realizadas por vendedores locais. 

Com essa força, a Shopee se consolida como um dos maiores marketplaces do Brasil, oferecendo uma oportunidade valiosa para quem deseja expandir no e-commerce.

Segundo uma pesquisa da Shopee em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, feita com empreendedores regionais que venderam entre maio de 2023 e abril de 2024, 1 em cada 3 pessoas comprou pela primeira venda na plataforma. E mais: 40% delas conseguiram expandir seus negócios e, para 30%, o e-commerce já é a principal fonte de renda.

Esses números mostram o grande potencial do “shopping virtual” para quem busca ampliar seu empreendimento no mercado digital. Afinal, é um aliado estratégico para pequenos e médios vendedores que desejam conquistar novos clientes.

Se você quer faturar mais, a seguir, você vai saber como se tornar um vendedor e como fazer sua primeira venda na plataforma. 

Neste artigo, também vamos responder à dúvida que muitos iniciantes têm: “Fiz minha primeira venda na Shopee, e agora?”

Boa leitura!

Por que vender na Shopee?

A Shopee está na segunda posição do ranking dos 10 maiores e-commerces do país em número de acessos, com 8,0%; enquanto o Mercado Livre está em 1º lugar com 12,2% e a Amazon em terceiro com 7,7%. Esses números são do relatório Setores E-commerce no Brasil realizado pela Conversion em dezembro de 2024 (referente a novembro), que fez os cálculos a partir da audiência em sites e aplicativos. 

A pesquisa revelou que os dez primeiros colocados detêm 50,2% de toda a audiência do comércio eletrônico no território nacional. E o gigante do marketplace de Singapura, que está no Brasil desde 2019, também faz parte desse percentual. 

Na prática, o resultado do ranqueamento reflete a relevância da plataforma para os vendedores comercializarem seus produtos. Afinal, estar em um ambiente que estimula a venda online e ajuda empreendedores brasileiros a alcançarem compradores de todas as regiões, faz toda a diferença para quem quer ampliar o alcance do seu negócio virtual.

Caso você ainda tenha dúvida sobre vender na Shopee, confira algumas vantagens da plataforma!

  • Basta ter o CPF: qualquer pessoa que tenha CPF pode vender no canal, ou seja, não precisa ter CNPJ para entrar na plataforma. Contudo, é uma boa prática ter esse documento para formalizar o seu negócio;
  • É fácil se cadastrar e começar a vender: o cadastro é simples e com poucos passos para seguir. O processo de vendas é prático e você não precisa se dedicar horas para entender o funcionamento da ferramenta;
  • Tem as melhores taxas de comissão de venda do mercado: a taxa padrão para os vendedores que não fazem parte do Programa de Frete Grátis é de 14% sob o valor total da comercialização do produto + R$ 4,00 por cada venda. Para quem tem cadastro no programa, a comissão é de 14% + 6% do projeto + R$ 4,00 por item vendido. A Shopee não cobra encargo em casos de cancelamento, devolução, reembolso ou desistência da compra;
  • É possível antecipar o pagamento: existe a possibilidade de adiantar o pagamento parcelado das vendas para o lojista sem custo adicional.

Leia também: Tráfego: o que é, tipos e 5 estratégias para aumentar

Como se tornar um vendedor na Shopee?

Para se tornar um vendedor da Shopee, é indispensável reunir alguns documentos pessoais e da sua empresa para enviar para a organização validá-los.

Veja abaixo a documentação necessária para as lojas de pessoas físicas e para quem tem CNPJ.

Lojas de pessoas físicas

  • Documento de identidade: RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou passaporte. A plataforma exige documento digitalizado, colorido, com duas imagens (frente e verso) e na validade. No caso do RG, o prazo deve ser de 10 anos após a emissão.

Lojas empresariais (CNPJ)

  • Documento de identidade dos sócios da empresa: RG, CNH ou passaporte com duas imagens (frente e verso);
  • Contrato social válido: é necessário enviar todas as páginas do contrato para confirmar os nomes dos acionistas, suas participações e a situação cadastral do CNPJ.

O marketplace pode levar até 4 dias úteis para autenticar a documentação. Após a validação, você se torna um lojista da marca.

Aproveite para ler: Como vender na Shopee: como se cadastrar, comissionamento e muito mais!

Como fazer a primeira venda na Shopee?

Agora que você entendeu a importância de vender no canal e como se tornar um vendedor, chegou o momento de saber como fazer a primeira venda na Shopee.

Listamos algumas etapas e dicas para impulsionar seu negócio na plataforma. Veja!

1. Escolha produtos de alta demanda para vender

É fundamental selecionar produtos com alta demanda no mercado, ou seja, itens que as pessoas estão acostumadas a comprar na Shopee para fazer a primeira venda mais rapidamente. 

Para validar a demanda do marketplace, pesquise as mercadorias que você pensa em vender. Na busca, você terá acesso a informações, como preço e quantidade de artigos vendidos, nome do lojista, avaliações dos usuários e promoções.

2. Precifique seus produtos corretamente

O preço é um aspecto relevante para aumentar a chance de vender no marketplace. Como mencionamos, é possível avaliar no site o valor cobrado pelos concorrentes para saber se a quantia que deseja praticar é ideal para o público.

Na hora de precificar, considere a sua margem de lucro e se a sua oferta segue as regras do Programa de Frete Grátis. Fique atento, pois se o preço for muito baixo para atrair clientes, pode não compensar no momento de calcular o frete.

Veja também: Como calcular lucro de e-commerce? Qual é uma boa margem?

3. Faça seu cadastro e preencha os dados da sua loja

Para fazer sua primeira venda na Shopee, é essencial se cadastrar no site como vendedor com um número de celular válido. Você receberá um código de verificação no WhatsApp para confirmar seu telefone.

Caso tenha um perfil na plataforma como comprador, poderá usar a mesma identificação para se tornar um lojista.

Após criar a sua conta, defina se quer vender como pessoa física (CPF) ou jurídica (CNPJ). Em seguida, acesse “Central de Vendedor” e clique em “Perfil da Loja” para preencher os dados do seu negócio: nome da loja, endereço e telefone.

Dê atenção especial ao nome da sua marca para ter um perfil mais chamativo, que comunique a essência do empreendimento. Assim, fica mais fácil causar uma boa impressão e atrair compradores.

Para te ajudar no processo criativo, confira as dicas:

  • escolha um nome cativante e memorável;
  • defina um nome que seja simples de ler e pronunciar;
  • use palavras-chave relacionadas aos seus principais produtos para conquistar clientes certos.

Ao finalizar o cadastro, você terá acesso ao painel de vendedor para cadastrar suas mercadorias.

4. Decore sua loja online

É fundamental personalizar o layout da sua loja para torná-la mais atrativa. Para isso, clique em “Loja” e em “Decoração de Loja”. 

Com essa personalização, você pode:

  • trocar a imagem de capa: para ter um melhor resultado, use a proporção 2:1 e o tamanho inferior a 2 MB;
  • adicionar a descrição do produto;
  • mudar o avatar;
  • incluir carrossel com várias imagens;
  • inserir vídeo. 

5. Cadastre sua conta bancária

Para receber o pagamento das vendas, é indispensável cadastrar uma conta bancária. 

O dinheiro dos lojistas fica em uma carteira digital da Shopee, que podem transferir o valor para uma conta-corrente ou poupança.

O cadastro é simples! Na aba lateral esquerda do painel do vendedor, clique em “Finanças”, em seguida, em “Contas Bancárias” e crie um PIN de seis dígitos para proteger sua conta.

Você pode registrar quantas contas desejar, se estiverem em seu nome ou no da sua empresa.

6. Anuncie seus produtos

Para atrair potenciais clientes, você deve inserir seus produtos na plataforma. Quanto mais itens anunciar, mais competitiva será a sua loja.

Na “Central do Vendedor”, clique em “Produtos”, depois pressione “+ Novo Produto”, e por fim, preencha as seguintes informações:

  • nome do produto: reúna as informações mais importantes para nomear uma mercadoria e seja claro, informativo e completo. Exemplo: vestido básico longo cor preta de Lycra tamanho M;
  • categoria do produto: escolha um dos gêneros oferecidos no site que defina bem o seu artigo. Desse modo, aumentam as chances de os compradores encontrarem sua marca;
  • imagens e vídeos: suba entre 5 e 9 fotos com tamanho máximo de 2 MB, resolução de 1000 px × 32 px e formato JPG ou PNG. Já o vídeo deve ter o tamanho máximo de 30 MB, resolução de 1280 px × 1298 px, formato MP4 e duração entre 10 e 60 segundos. Se você vende vestidos, por exemplo, divulgue peças de cores diferentes e que valorizem o caimento no corpo;
  • descrição da mercadoria: capriche nas especificações do produto para mostrar as vantagens e as informações técnicas, como materiais, dimensões, peso, quantidade, marca e estilo;
  • informações de vendas: informe o preço e possíveis variações (cor, tamanho e estampa), estoque e código EAN;
  • dados fiscais: se vender com CNPJ, preencha as informações de impostos, como NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) e CFOP (Código Fiscal de Operações e de Prestações).

Veja aqui como fazer uma boa descrição de produto para e-commerce:

7. Escolha a opção de envio

Ao informar os detalhes do pacote do cliente, como as medidas e o peso, a Shopee indica a melhor opção de envio. Feito isso, selecione o modelo de frete sugerido.

O preço do transporte que aparece no site é apenas um valor padrão. Para saber o custo real, informe o endereço correto do comprador.

Também é importante indicar se o produto precisa de prazo de produção e se é novo ou usado. Caso tenha tempo específico para produzir, informe o SKU (em inglês, Stock Keeping Unit. Em português, Unidade de Manutenção de Estoque) do artigo. 

Para finalizar o cadastro, clique em “Salvar e Publicar”.

Fiz minha primeira venda na Shopee, e agora?

Existem alguns passos que todo vendedor deve seguir para saber como enviar a primeira venda na Shopee. Confira!

Passo 1 – Verifique os pedidos na sua conta

Acesse sua conta da Shopee, clique na aba “Central do Vendedor” no topo da página e, em seguida, “Meus Pedidos” para ver as mercadorias que deve enviar. 

Nessa seção, tem todos os detalhes da venda: cliente, produto, limite da data de envio, modo de entrega (transportadora ou Correios), status do pedido e o valor da compra.

Passo 2 – Emita nota fiscal

Para emitir a nota fiscal, clique em “Perfil da Loja” para abrir a página “Configurações da NF-e”. Logo depois, selecione “Emissor de NF-e padrão” (gerador para quem vende apenas na plataforma), e preencha seus dados: CNPJ, inscrição estadual, Certificado Digital A1 e regime tributário. No final, salve as informações.

Para os empreendedores que utilizam mais de um marketplace, existe a alternativa de emitir nota pelo próprio gerador de emissão do documento, como o Bling. Nesse caso, pressione “Outro”.

É importante destacar que os vendedores iniciantes podem enviar os artigos pelos Correios. Nessa situação, não precisa gerar NF-e, apenas a declaração de conteúdo.

Para quem vende bastante no canal, pode usar outras transportadoras, como a Shopee Xpress. Para essa opção, é obrigatório emitir nota fiscal.

Passo 3 – Imprima a etiqueta de envio

Após a expedição da NF-e, a Shopee libera a etiqueta de envio. Para imprimi-la, continue na página “Meus Pedidos”, escolha o item que deve entregar e clique em “Imprimir etiqueta de envio”.   

O site vai gerar o adesivo do DANFE simplificado e a declaração de conteúdo para fixar na caixa.

Existe a possibilidade de imprimir os dois documentos na impressora comum, no entanto, você terá que recortá-los para colar na embalagem. Dá mais trabalho, porém, é uma opção econômica.

Já a máquina térmica facilita a reprodução da etiqueta de envio adesivada, mas precisa comprar o equipamento.

Passo 4 – Embale os pedidos

Para enviar os produtos, escolha uma caixa de papelão ou um envelope com plástico bolha.

Em seguida, cole a etiqueta de envio na frente do pacote e a nota fiscal ou declaração de conteúdo atrás. Nesse registro, é necessário dobrar o papel com o nome do cliente à mostra e fixar no embrulho. Se for possível, coloque-o em um envelope Canguru de plástico adesivado para proteger. É barato e prático! 

Você também pode fixar os dois documentos na frente da embalagem.

Passo 5 – Envie os produtos para a transportadora ou um ponto de coleta 

Após finalizar a etapa anterior, envie os volumes para as transportadoras que os clientes escolheram ou um ponto de coleta na sua cidade que faça parte da Shopee Xpress. 

Ao chegar no local, um funcionário do estabelecimento irá registrar os pedidos no sistema do marketplace para depois enviá-los para os compradores.

Passo 6 – Acompanhe a entrega da mercadoria para garantir a satisfação do cliente

É fundamental oferecer um bom atendimento ao cliente durante todo o processo de venda, inclusive a entrega do produto. 

Oferecer uma ótima experiência de compra é um dos principais fatores de sucesso para os melhores vendedores. 

Para receber boas avaliações, coloque em prática as dicas abaixo:

  • envie as embalagens no tempo estipulado pela plataforma. Veja os novos prazos a partir de fevereiro de 2025;
  • despache os itens em boas condições para evitar cancelamentos e devoluções;
  • responda às mensagens dos consumidores de forma rápida e amigável.

Passo 7 – Receba o pagamento da venda

Quando o cliente receber o pedido, você terá a confirmação da entrega na sua conta. Caso o comprador não valide o recebimento na plataforma, o site confirmará automaticamente quando o prazo da garantia da Shopee terminar, nesse caso, até 7 dias após a entrega do pacote.

Para receber o dinheiro da venda, a empresa irá processar o pagamento para liberar em sua Carteira de Vendedor. Assim, você poderá requisitar a retirada na “Central do Vendedor” e sacar o valor para a sua conta bancária de forma automática ou manual. 

Quanto tempo demora para fazer a primeira venda na Shopee? 

Cada vendedor leva um tempo diferente para fazer a primeira venda na Shopee, não há como garantir um prazo exato. Porém, existem fatores que contribuem, como ter produtos de alta demanda para conquistar clientes, impulsionar os anúncios com ferramentas da plataforma, criar promoções atrativas e participar do Programa Frete Grátis.

Para conhecer alguns vendedores de sucesso do marketplace, leia os depoimentos de lojistas em Histórias inspiradoras Shopee!

Venda na Shopee com o Bling e simplifique a gestão do seu negócio!

Motivos não faltam para empreendedores com lojas virtuais apostarem na Shopee como parceiro estratégico para expandir suas vendas. A plataforma se destaca pelo cadastro simplificado, interface intuitiva e taxas de comissão acessíveis, além de fornecer ampla visibilidade aos produtos para um público diversificado.

Ao seguir as etapas de como fazer a primeira venda na Shopee apresentadas neste artigo, você poderá atrair mais clientes e fortalecer sua presença no comércio eletrônico.

Além disso, ao colocar em prática o nosso guia de como enviar a primeira venda na Shopee, você proporcionará uma experiência positiva para seus clientes, o que pode resultar em maior fidelização e vendas recorrentes.

Quando seu negócio começar a crescer, contar com o suporte de um sistema ERP, como o do Bling, será um diferencial. Nossa solução permite integrar sua loja online com o marketplace e facilitar a gestão de pedidos, estoque e vendas. A automação dos processos evita erros, aumenta a eficiência e permite ganhar tempo.

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