Não é de hoje que o empreendedorismo sustentável é um tema importante dentro das empresas, independentemente do setor ou tamanho. Afinal, por abranger diversos aspectos da organização, contribui para um crescimento saudável ao longo dos anos.

A ONU, por exemplo, incluiu em sua Agenda 2030, as práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) em empresas para reduzir impactos ambientais no mundo, destacando a importância da sustentabilidade nos negócios.

Além disso, cabe compartilhar a pesquisa da PwC Brasil em parceria com o Instituto Locomotiva que revelou que:

  • 86% dos entrevistados estão dispostos a priorizar marcas e lojas sustentáveis na hora da compra;
  • 69% aceitam pagar mais caro com marcas que apoiam causas sociais.

Ou seja, é extremamente importante implementar o empreendedorismo sustentável para atender a demanda do consumidor, e claro, cuidar bem dos colaboradores, da sociedade e do meio ambiente. São práticas que envolvem desde o uso de materiais ecologicamente corretos até a reestruturação do modelo de negócios.

Para saber mais, aproveite este guia! Leia até o final e confira o que é empreendedorismo sustentável, suas características, vantagens, exemplos de empresas no mundo e dicas para colocá-lo em prática no seu negócio.

O que é empreendedorismo sustentável?

O empreendedorismo sustentável é um modelo de negócio que visa empreender com boa governança corporativa, responsabilidade social e cuidado com o meio ambiente. Ele é aplicado por meio de práticas de ESG, sigla para Environmental, Social and Governance, que querem dizer Ambiental, Social e Governança.

Ou seja, o objetivo do empreendedorismo sustentável é equilibrar o cuidado com as pessoas (dentro e fora da empresa) e o planeta, e o crescimento financeiro da marca. A finalidade é tornar o negócio viável financeiramente, dando lucro, sem prejudicar a natureza e a sociedade.

Veja um resumo dos três pilares do empreendedorismo sustentável:

  • Governança: pilar que representa a capacidade de gerar lucro ao longo dos anos.
  • Responsabilidade social: a empresa deve gerar um impacto positivo na sociedade em geral com apoio a causas sociais, inclusão, diversidade e geração de empregos.
  • Cuidado ambiental: a marca precisa se comprometer com a preservação da natureza, reduzindo emissões de gases de efeito estufa e usando de forma consciente os recursos naturais e materiais como um todo.

Principais características do empreendedorismo sustentável

Para entender melhor, confira as principais características do empreendedorismo sustentável:

  1. Responsabilidade social: cuidar da comunidade e dos colaboradores;
  2. Compromisso ambiental: aplicar práticas para minimizar o impacto no meio ambiente e promover sua evolução;
  3. Inovação sustentável: ter ações ecologicamente corretas e que realmente causem impacto;
  4. Economia circular: adotar modelo de negócio com foco socioambiental, reduzindo resíduos e desperdícios;
  5. Ética e transparência: a fala deve condizer com as atitudes, sendo alinhada com os valores éticos promovidos pela marca;
  6. Colaboração: foco em ampliar a sustentabilidade com parcerias com outros negócios;
  7. Impacto positivo: não basta falar, é preciso agir e realmente gerar impactos socioambientais em longo prazo;
  8. Diversidade e inclusão: é preciso aplicar a diversidade e inclusão no quadro de colaboradores, abrindo espaço para pessoas com perfis variados.

Quais as vantagens do empreendedorismo sustentável?

O empreendedorismo sustentável é uma estratégia em que todo mundo sai ganhando, a empresa, seus colaboradores, a sociedade e o meio ambiente. Ele é um dos principais pilares que aumentam a longevidade do negócio.

Isso porque, conforme a otimização de seus processos e mudanças nas práticas internas, é possível reduzir custos, elevar a produtividade e eficiência, e melhorar a imagem da marca perante ao mercado.

Para entender melhor as vantagens do empreendedorismo sustentável, confira abaixo seus impactos em cada pilar desse modelo de negócios.

Para os negócios

  • Melhora da imagem e reputação da empresa.
  • Redução de riscos financeiros e legais.
  • Diminuição de custos operacionais e produtivos.
  • Aumento da qualidade dos produtos/serviços.
  • Maior fidelização de clientes.
  • Atração e retenção de talentos.
  • Aumento do lucro e crescimento econômico.

Para os colaboradores

  • Maior motivação e engajamento com a empresa.
  • Aumento da satisfação interna.
  • Maior produtividade.
  • Melhor eficiência.

Para o meio ambiente e a sociedade

  • Preservação do meio ambiente com a redução da pegada ecológica.
  • Promoção da economia circular.
  • Preservação da biodiversidade (fauna e flora).
  • Apoio a organizações sociais e comunitárias.
  • Estímulo a uma sociedade mais justa e com melhor qualidade de vida.

Leia também: Gestão empresarial: o que é, como aplicar e quais os benefícios?

Como implementar o empreendedorismo sustentável?

Se você sente vontade de transformar seu negócio para melhor, é preciso aprender como implementar o empreendedorismo sustentável. Apesar de o conceito englobar aspectos diversos e amplos, sua aplicação não é complicada.

Veja abaixo um passo a passo completo para colocar em prática de forma gradual para atingir resultados sólidos e duradouros.

1. Analise o cenário atual da empresa

Comece com uma análise profunda sobre a situação atual da sua empresa, em todos seus aspectos. O objetivo é identificar pontos de melhorias, como redução de custos operacionais e desperdícios e busca por materiais mais sustentáveis, desde o cartão de visita até a embalagem do produto.

É possível, por exemplo, investir em iluminação natural para reduzir valores gastos com energia, e ainda contratar fornecedores que também sejam sustentáveis.

Preste atenção também em como desenvolver o capital humano e implementar mudanças que realmente impactam positivamente as equipes e sua rotina de trabalho. Como? Faça pesquisas de satisfação interna, colete feedbacks e promova treinamentos, cursos e capacitações que atendam às necessidades e aos desejos dos times.

2. Defina seu objetivo macro de gestão

Com os desafios identificados, passe ao próximo passo: determine um objetivo para empresa se tornar sustentável, ou seja, a sua nova missão perante o mercado, os colaboradores, os parceiros, os investidores e os clientes.

Isso pode incluir, por exemplo:

  • contribuir para a redução da emissão de gases poluentes;
  • usar os recursos naturais de forma mais consciente;
  • estimular o uso de energias sustentáveis.

3. Implemente práticas de ESG

Depois de identificar os pontos de melhoria e definir o objetivo empresarial, estude as práticas de ESG e veja como aplicá-las no dia a dia corporativo. Elas se baseiam nos três pilares dessa política e precisam envolver vários setores para que sejam eficientes.

Veja a seguir quais são elas.

Ambiental (Environmental)

Com foco em reduzir a emissão de gases de efeito estufa, é possível aplicar práticas, como:

  • coleta seletiva e parceria com empresas de reciclagem;
  • redução de desperdícios e lixo;
  • uso consciente de recursos naturais e materiais; 
  • gestão da água e energia;
  • preservação da fauna e flora.

Social 

Engloba as relações da marca com os colaboradores, a comunidade local e a sociedade em geral.

  • rever fatores que envolvem o bem-estar, a equidade e a qualidade de vida;
  • garantir o cumprimento dos direitos humanos em todas as operações;
  • promover boas práticas de trabalho, como salários adequados, carga horária justa e políticas igualitárias de promoção;
  • valorizar a inclusão e a diversidade, promovendo medidas inclusivas dentro e fora da empresa;
  • ter compromisso com a saúde e a segurança dos colaboradores e clientes.

Governança (Governance)

  • boas práticas de liderança, transparência e responsabilidade corporativa;
  • garantir a integridade e o sucesso da marca a longo prazo;
  • cumprimento de leis e regulamentos, com práticas anticorrupção;
  • divulgação transparente e periódica de relatórios financeiros e operacionais;
  • distribuição adequada de controle acionário e independência do conselho administrativo;
  • identificação e gestão de riscos financeiros, operacionais e regulatórios;
  • criação de um comitê de sustentabilidade, que determine metas e indicadores de desempenho, além de acompanhar os resultados.

De acordo com um estudo feito pela MSCI, negócios com classificações elevadas de ESG tiveram um retorno médio 2,5% mais alto nos últimos 10 anos. Sendo assim, as práticas citadas acima fazem toda a diferença no sucesso da empresa no mercado.

4. Crie um plano de implementação

Como dissemos, a melhor maneira de implementar o empreendedorismo sustentável é de forma gradual. Para seguir todas as etapas e acompanhar devidamente os resultados, é fundamental ter um planejamento estratégico e um plano tático, de ação, com atividades, responsáveis, metas e prazos.

  • Quais práticas sustentáveis serão implementadas?
  • Como e quando cada uma delas será aplicada?
  • Quais as responsabilidades de cada setor?
  • Quais os prazos para a execução de cada atividade?
  • Quais serão os indicadores para medir o desempenho?
  • Quando coletar os resultados?

Cabe destacar que é de suma importância que tudo o que será transformado e implementado torne-se, de fato, parte da cultura organizacional e da nova mentalidade corporativa.

5. Tenha equipes diversificadas

Uma das práticas de ESG é a diversidade e inclusão. E ela é vital para quem deseja se tornar um empreendedor sustentável, por isso, precisamos falar mais dela.

Ser uma empresa diversa é contratar e oferecer oportunidades iguais a todos, seja qual for a raça, o gênero, a religião e as condições físicas e sociais.

Segundo uma pesquisa feita pela startup Blend Edu com 102 empresas, 72% responderam que possuem uma área de gestão da diversidade e inclusão, sendo que entre pequenos e médios negócios com até 99 colaboradores, 85% deles possuem orçamento dedicado à prática.

6. Acompanhe de perto os resultados

Para aplicar a melhoria contínua e entender se as mudanças estão tendo efeito, é preciso acompanhar os resultados dos indicadores de desempenho definidos no planejamento estratégico.

Veja se o objetivo foi atingido e o que pode ser aprimorado para estimular ainda mais práticas sustentáveis na empresa.

Uma dica é contar com um bom sistema ERP on-line, como o Bling, que reúne funcionalidades valiosas para gerenciar seus aspectos operacionais, como integração com plataformas de e-commerce e marketplace, emissão de notas fiscais, gestão do estoque e da logística, dados sobre vendas e muito mais.

Isso sem falar nos relatórios completos com indicadores de desempenho para avaliar, em detalhes, o que deu certo ou errado.

Saiba mais: O sistema Bling ERP é bom? Conheça as vantagens

Exemplos de empreendedorismo sustentável

Para provar que essas práticas são possíveis de implementar, seja qual for o setor e porte da empresa, trouxemos exemplos de empreendedorismo sustentável no Brasil e no mundo que colhem bons resultados com esse modelo de negócio.

1. Crocs

A Crocs é uma das líderes mundiais em calçados casuais e inovadores para adultos e crianças e se tornou 100% vegana em 2021, ou seja, não utiliza materiais de origem animal. 

O material utilizado é o Croslite, uma tecnologia que deixa o sapato mais leve e macio, sem absorver odores e criar marcas.

Com mais de 300 milhões de pares de calçados vendidos, em mais de 90 países, ela aplica outras práticas verdes, como o re-comércio, venda de produtos usados, reciclagem e doações de seus produtos.

Natura

A Natura é bastante conhecida pelas suas práticas sustentáveis ao longo dos anos, já conquistando o primeiro lugar no pódio das marcas de cosméticos mais verdes do mundo, de acordo com o Global 100 da Corporate Knights em 2021.

Entre suas estratégias, estão:

  • a contabilização de todo carbono que produz e compensa por meio de investimentos sociais e ambientais;
  • proibição de testes de produtos em animais;
  • práticas sustentáveis e inclusivas na Amazônia, impactando a comunidade local e a biodiversidade.

Urban Flowers

Além de não usar matéria-prima de origem animal, a empresa brasileira Urban Flowers implementa diversas outras práticas verdes:

  • produção do calçado apenas após o pedido para evitar desperdício e acúmulo de estoque;
  • a empresa usa energia solar para abastecer desde a iluminação do escritório até as máquinas e os equipamentos;
  • primeira empresa a receber o Certificado Lixo Zero, do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), que é validado pela Zero Waste International Alliance (ZWIA);
  • uso de embalagem sustentável, de caixa de papelão natural, com fita de papel, 100% reciclável, além de sacos de algodão para embalar o produto;
  • logística reversa, com compromisso em garantir o descarte correto de seus produtos.

Continue aprendendo: Como facilitar a logística reversa pode fidelizar seus clientes?

Como se tornar um empreendedor sustentável?

Para se tornar um empreendedor sustentável, conte com o sistema de gestão on-line do Bling. Afinal, é fundamental organizar a governança da empresa, otimizando processos e acompanhando resultados para identificar oportunidades de melhorias.

O sistema Bling oferece recursos automatizados valiosos para pequenos a grandes empreendedores, como:

  • integração com marketplaces e e-commerces;
  • emissão e gestão de notas fiscais;
  • link de pagamento para receber do cliente por Pix, boleto ou cartão de crédito sem precisar de maquininha;
  • conta digital;
  • controle das vendas e do estoque;
  • chatbot de vendas;
  • integrações logísticas e muito mais!

Saiba como o Bling pode ajudar seu negócio:

Conheça mais sobre suas principais funcionalidades e veja como transformar a sua gestão com foco no empreendedorismo sustentável. Usar um sistema de gestão é um grande passo para obter informações estratégicas e saber o que deve ser aprimorado para conquistar melhor eficiência financeira, social e ambiental. Aproveite!