Logística reversa é uma prática obrigatória prevista pela lei nº 12.305, instituída em 2010 com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa regulamentação permite um maior cuidado com questões ambientes, minimizando o acúmulo de materiais e a degradação da natureza.
Adotar a logística reversa em suas estratégias de negócio pode ser o diferencial que a sua empresa precisa. Continue a leitura do conteúdo para entender mais sobre o assunto.
O que é logística reversa?
É uma área da logística que tem como objetivo fazer o retorno sustentável dos materiais já utilizados na cadeia produtiva. O procedimento ocorre por meio de um conjunto de ações que visa reaproveitar os insumos e as matérias-primas, preservando o meio ambiente.
Na logística reversa, a responsabilidade sustentável dos materiais é dividida entre empresas e consumidores. Por isso, os empreendimentos precisam buscar formas de participar de todas as ações e engajar os consumidores a contribuir com a prática.
Exemplos de logística reversa
Muitas empresas adotaram a logística reversa em suas estratégias de negócio, inclusive nas ações de logística para e-commerce. Quem cumpre a tarefa com êxito mostra sustentabilidade econômica e ambiental. Vamos a alguns exemplos:
HP
A multinacional americana criou o programa HP Planet Partners Brasil, que permite aos consumidores enviar os cartuchos e toners de impressoras que já foram utilizados. Para isso, foram colocados mais de 50 pontos de coleta em todo o Brasil, facilitando a devolução dos materiais à empresa.. Assim, os consumidores passaram a se conscientizar e evitar o descarte no lixo comum.
Natura
Além de aplicar o ecodesign em seus produtos, a Natura faz o recolhimento das embalagens e dos materiais utilizados na produção das mercadorias. Os programas “Elos” e “Dê a Mão para o Futuro ” têm responsabilidade ecológica compartilhada entre a marca e os fornecedores. Assim, materiais como PET e vidro podem ser reciclados da maneira adequada, sem prejudicar o meio ambiente.
Bridgestone
A Bridgestone aplica o conceito de logística reversa para diminuir o impacto dos pneus em decomposição no meio ambiente. A marca faz a coleta seletiva do material e o envia a empresas especializadas em trituração e picotagem. Dessa forma, os fragmentos podem ser reutilizados de diferentes maneiras: combustível alternativo, confecção de calçados e produção de peças para a indústria automobilística.
Saiba como fazer logística reversa em 4 passos
Para uma logística reversa de sucesso, é imprescindível que a empresa conheça a fundo os materiais utilizados em sua cadeia produção, além dos impactos que eles podem causar no meio ambiente. Só assim será possível elaborar um plano que beneficie a empresa, facilite a vida do consumidor e respeite a natureza.
Confira quatro passos básicos que podem ajudá-lo a fazer logística reversa:
- Passo 1: Estabelecer uma política clara, explicando aos consumidores onde eles podem retornar cada produto, embalagem, peça ou outro material.
- Passo 2: Criar um canal de atendimento para solucionar possíveis dúvidas dos consumidores em relação à logística reversa. Uma página na internet já resolve isso.
- Passo 3: Alinhar internamente com funcionários e colaboradores da empresa sobre as diretrizes da logística reversa, informando todas as etapas e regras a serem cumpridas.
- Passo 4: Agora que os consumidores já sabem sobre a ação, é preciso colocá-la em prática. É nesse momento que as empresas precisam ficar atentas em relação aos custos que a operação pode trazer.
Ciclo da logística reversa
Uma logística reversa bem-estruturada flui de maneira bastante eficiente. Saiba como o ciclo funciona:
- Indústria
Os produtos são produzidos e embalados.
- Distribuição
A mercadoria é distribuída aos comércios.
- Comércio
As lojas fazem a venda dos produtos aos clientes.
- Cliente
O produto é utilizado e descartado.
- Coleta e seleção
Os materiais recicláveis são selecionados.
- Reciclagem
Todo material é transformado em matéria-prima para novas utilizações.
Benefícios da logística reversa
- Colaborar com questões ambientais;
- Encontrar um diferencial;
- Trazer uma imagem institucional positiva;
- Explorar ações de marketing vinculadas à causa;
- Reduzir custos;
- Reutilizar os materiais na produção de outros produtos;
- Criar consumidores mais conscientes.
Confira outras dicas de gestão no blog do Bling
Entendeu o que é logística reversa? No Bling, você encontra essas e outras informações para seu negócio evoluir. Não deixe de conferir o post sobre logística integrada, o formato de gestão capaz de estimular atividades operacionais e integrar departamentos.
São diversas informações para montar estratégias de sucesso e adquirir êxito em suas ações. Aproveite!