O Mercado Livre é o maior marketplace da América da Latina. Com mais de 107 milhões de compradores e 10 milhões de vendedores, a reputação é extremamente importante para a confiança e segurança dos usuários que utilizam o site.

Se você quer aumentar as suas vendas e se destacar em meio a tantos outros vendedores é essencial manter uma boa reputação no Meli. Neste artigo, vamos te ajudar a entender como funciona essa classificação.

O que é Reputação no Mercado Livre?

Em resumo, a reputação do vendedor é representada por um termômetro de cores que é ativado após as 10 primeiras vendas no marketplace.

Cada cor indica um nível de reputação, sendo vermelho a pior classificação e verde a melhor.

Como funciona a reputação no Mercado Livre?

O algoritmo do Mercado Livre leva em consideração o comportamento do vendedor na plataforma para calcular e determinar a cor da sua reputação.

Os fatores que influenciam na construção da sua reputação de vendedor são: reclamações, vendas canceladas por você e atrasos nas postagens.

Confira as atualizações dessas métricas que serão válidas a partir do dia 21 de março de 2023.

1. Reclamações

Para manter uma boa reputação (verde) no Mercado Livre, é importante que as reclamações não ultrapassem 2% do seu total de vendas.

De acordo com o site do Mercado Livre, uma das principais razões para as reclamações é a falta de informações sobre o produto.

Para evitar problemas na sua reputação, é fundamental que você informe corretamente todas as características do seu produto na ficha técnica e na descrição do anúncio.

Além disso, utilize o sistema de mensagens do próprio marketplace para responder eventuais perguntas dos compradores, mesmo após a venda ter sido realizada.

2. Vendas canceladas por você

Se você quer manter a sua reputação no verde, ou conquistar esta classificação, não cancele mais do que 1,5% do total das suas vendas.

Atenção: vendas canceladas diretamente pelo comprador devido ao arrependimento da compra não afetam negativamente a sua reputação.

3. Atrasos nas postagens

A rapidez no envio dos produtos é um fator decisivo para conquistar a preferência do consumidor brasileiro. Por isso, você não deve exceder 10% de atraso nas suas postagens.

Vendedores com reputação no vermelho podem enfrentar dificuldades para vender seus produtos no marketplace, uma vez que os compradores tendem a evitar lojistas com baixa reputação.

Portanto, é importante que você fique atento aos prazos e horário de funcionamento das agências do Mercado Envios. Procure postar o produto o mais cedo possível para não prejudicar a sua reputação.

Integração Bling e Mercado Livre

Como o Bling você consegue integrar seu negócio automaticamente, sincronizando produtos e vendas de maneira fácil e eficiente.

Saiba como fazer integração de seu e-commerce no Mercado Livre.

Passo a passo para integrar sua loja no Mercado Livre:

Esse guest post foi escrito pela Efeito Empreendedor, a 1ª escola do Brasil especializada em vendas de produtos físicos nos marketplaces.