Uma ferramenta que integra a gestão do seu negócio é fundamental para o sucesso e boa administração, mas antes de qualquer investimento é importante testar a ferramenta para entender na prática o quanto ela agrega no dia a dia do negócio. Por isso, é imprescindível fazer um teste grátis antes de adquirir qualquer ferramenta de gestão.

No universo dos ERPs, também existem alguns gratuitos, e é importante entender o seu funcionamento e até quando pode ser utilizado sem custos e sem limitações. Continue a leitura deste artigo para entender mais. 

O que é um sistema ERP gratuito?

É preciso entender que as funções do ERP são as mesmas, na versão paga ou na versão de teste – gratuita. O software de gestão com armazenamento em nuvem, facilita os processos diários, conecta os setores da empresa e sincroniza informações entre vendas, estoque e entregas, e ainda é capaz de integrar o negócio aos canais de venda

Quando se utiliza o ERP gratuito, ele pode ter acesso às funcionalidades por um período determinado, ou indefinido, é preciso prestar atenção neste detalhe. Mas optar pela versão gratuita é importante para fazer um teste e tirar todas as dúvidas de funcionamento durante esse período e desta forma, será possível entender que o ERP é uma ferramenta crucial e que é um investimento e não um custo no dia a dia do negócio. 

Quais funcionalidades um sistema ERP gratuito possui?

Na maioria dos casos, o tempo de teste de um ERP gratuito é disponibilizado com as mesmas funcionalidades da versão paga, isso por que é o objetivo da ferramenta mostrar todas as suas facilidades e usabilidade durante o período de teste gratuito. 

Desta forma, o negócio se beneficia com funcionalidades como gestão de estoque, controle de fluxo de caixa, emissão de notas fiscais e boletos bancários, conciliação bancária, integrações aos canais de venda e parceiros de logística, entre outras. 

É importante fazer o teste gratuito para entender o ganho de tempo e agilidade que os processos sincronizados podem oferecer ao negócio. 

Para que serve um sistema ERP gratuito?

O ERP gratuito é uma excelente opção para quem está iniciando o negócio e nos primeiros meses acaba estando com o caixa praticamente zerado para investir em tecnologia. Com o período de teste gratuito, o gestor ganha tempo para efetuar as vendas e identificar na prática as vantagens de um ERP para o negócio, otimizando mão de obra e fazendo melhor uma gestão de tempo no negócio. 

De maneira geral, o sistema ERP gratuito serve para fazer um teste da ferramenta sem fazer investimentos financeiros e testar como funciona no dia a dia. Ele traz uma série de benefícios e faz com que a gestão se mantenha organizada em uma única ferramenta de gestão.            

Utilize o ERP gratuito do Bling

Se ainda não é cliente Bling e está pensando em contratar um ERP para auxiliar na gestão do seu negócio, faça um teste grátis no Bling e entenda na prática como um ERP é um aliado na gestão do negócio, desde o cadastro de clientes até a ampliação do seu mercado de vendas, visando sempre a melhor experiência de compra ao seu cliente na jornada de consumo online. 

O Sistema de ERP gratuito é confiável?

O teste grátis pode inclusive garantir a confiabilidade da ferramenta a ser contratada, mas no quesito segurança, o período de teste já oferece toda a garantia de que seus dados permaneçam seguros enquanto estiver conectado ao ERP. Por isso, antes de sair fazendo teste gratuito em diversas ferramentas, é importante fazer uma pesquisa sobre a reputação do fornecedor e ler as avaliações dos clientes. 

Também é importante mapear as necessidades do seu negócio para entender qual o perfil do ERP a ser contratado, mais voltado ao e-commerce, ao comércio físico ou a prestadores de serviços. Essa etapa é definidora, e junto com o teste grátis pode sanar as suas dúvidas. 

Conclusão 

Se a ferramenta ERP disponibiliza um período de teste grátis para adaptação e entendimento da ferramenta é por que se preocupa na melhor experiência do gestor ao trabalhar com a ferramenta. A versão gratuita geralmente tem um prazo determinado mas já é fundamental para testar a dinâmica do seu negócio e compreender na prática o que um ERP integrado pode fazer de melhorias ao seu negócio.