Um sistema ERP gratuito é uma ferramenta que integra os processos de múltiplos setores de uma empresa, contribuindo para que você otimize a sua gestão, alcance o sucesso e realize uma boa administração. 

A adoção de um ERP grátis é uma boa escolha para que você como gestor possa testar os recursos da ferramenta e então fazer um investimento mais seguro e consciente. 

Em outras palavras, antes de contratar um software ERP é importante testar a ferramenta para entender na prática o quanto ela agrega no dia a dia do negócio.

No universo dos ERPs, também existem alguns gratuitos, e é importante entender o seu funcionamento e até quando pode ser utilizado sem custos e sem limitações. Continue a leitura deste artigo para entender mais. 

Quais funcionalidades um sistema ERP gratuito possui?

Na maioria dos casos, dentro do tempo de teste de um ERP gratuito é disponibilizado com as mesmas funcionalidades da versão paga, isso por que é o objetivo da ferramenta mostrar todas as suas facilidades e usabilidade durante o período de teste gratuito. 

Desta forma, o negócio se beneficia com funcionalidades como:

  • gestão de estoque;
  • controle de fluxo de caixa;
  • emissão de notas fiscais e boletos bancários;
  • conciliação bancária;
  • integrações aos canais de venda e parceiros de logística, entre outras. 

É importante fazer o teste gratuito para entender o ganho de tempo e agilidade que os processos sincronizados podem oferecer ao negócio. 

Para que serve um sistema ERP gratuito?

O ERP gratuito é uma excelente opção para quem está iniciando o negócio e nos primeiros meses acaba estando com o caixa praticamente zerado para investir em tecnologia. 

Com o período de teste gratuito, o gestor ganha tempo para efetuar as vendas e identificar na prática as vantagens de um ERP online para pequenas empresas, otimizando a mão de obra e fazendo melhor uma gestão de tempo no negócio. 

De maneira geral, o sistema ERP gratuito serve para fazer um teste da ferramenta sem fazer investimentos financeiros e entender como ela funciona e como se adaptar ao seu dia a dia.

Ele traz uma série de benefícios e faz com que a gestão se mantenha organizada em uma única ferramenta de gestão.            

O Sistema de ERP gratuito é confiável?

Sim! Especialmente porque você não precisa fazer nenhum investimento financeiro antes de começar! Logo, não corre o risco de perder dinheiro, não é mesmo?

O teste grátis pode inclusive garantir a confiabilidade da ferramenta a ser contratada, mas no quesito segurança, o período de teste já oferece toda a garantia de que seus dados permaneçam seguros enquanto estiver conectado ao ERP. 

Por isso, antes de sair fazendo teste gratuito em diversas ferramentas, é importante fazer uma pesquisa sobre a reputação do fornecedor e ler as avaliações dos clientes. Não sabe por onde começar a escolher o melhor ERP gratuito para o seu negócio? Então acompanhe as nossas dicas no vídeo abaixo. 

Também é importante mapear as necessidades do seu negócio para entender qual o perfil do ERP a ser contratado, mais voltado ao e-commerce, ao comércio físico ou a prestadores de serviços.

Essa etapa é definidora, e junto com o teste grátis pode sanar as suas dúvidas. 

Se a ferramenta ERP disponibiliza um período de teste grátis para adaptação e entendimento da ferramenta é por que se preocupa na melhor experiência do gestor ao trabalhar com a ferramenta. 

A versão gratuita geralmente tem um prazo determinado, mas já é suficiente para testar a dinâmica do seu negócio e compreender na prática o que um ERP integrado pode fazer de melhorias ao seu negócio.

Como funciona o ERP gratuito?

As funções do ERP são as mesmas, na versão paga ou na versão de teste – gratuita. 

O software de gestão com armazenamento em nuvem, facilita os processos diários, conecta os setores da empresa e sincroniza informações entre vendas, estoque e entregas, e ainda é capaz de integrar o negócio aos canais de venda

O sistema ERP da versão gratuita do Bling! inclui todas as funcionalidades do plano pago, incluindo:

  • emissão de notas fiscais;
  • integração com e-commerce e marketplace;
  • controle e organização do estoque, com atualização automática das informações;
  • possibilidade de receber pagamentos por boleto, pix ou cartão de crédito sem maquininha;
  • integrações logísticas;
  • gestão de vendas e comissionamento;
  • controle de entradas e saídas da frente de caixa;
  • acompanhamento de contas e orçamentos; e mais. 

Sim, tudo isso é feito a partir de um único sistema: essa é a função central do ERP.

Como você pode imaginar, fazer o controle de tudo isso a partir de um único software facilita o controle do negócio e reduz o tempo gasto no acompanhamento de processos e dados. 

É importante, entretanto, que você observe que, por meio de uma versão de ERP gratuito, ele pode ter acesso às funcionalidades por um período determinado, ou indefinido, é preciso prestar atenção neste detalhe. 

Contudo, optar pela versão gratuita é importante para fazer um teste e tirar todas as dúvidas de funcionamento durante esse período. 

Dessa forma, será possível entender na prática que o ERP online para pequenas empresas é uma ferramenta crucial para o crescimento escalável do negócio, sendo um investimento e não um custo no dia a dia do negócio. 

Utilize o ERP Bling gratuito

Se você ainda não é cliente Bling e está pensando em contratar um ERP para deixar a gestão do seu negócio muito mais fácil, faça um teste grátis e entenda na prática como um ERP é um aliado na gestão do negócio. 

Entre os recursos aos quais você terá acesso dentro do software estão: 

  • emissão e envio de notas fiscais para os clientes, com os cálculos de impostos feitos automaticamente pelo sistema;
  • integração do e-commerce aos meios marketplaces do Brasil;
  • organize o estoque e controle a movimentação de mercadorias;
  • interaja com o sistema dos correios;
  • gere etiquetas e código de barras para enviar a rastrear as vendas em um clique;
  • agilize a operação de frente de caixa da loja usando códigos de barras;
  • raça o registro de clientes;
  • acompanhar as vendas e calcular automaticamente comissões e mais. 

Conheça mais sobre nossa ferramenta no vídeo abaixo e entenda como realizar as etapas desde o cadastro de clientes até a ampliação do seu mercado de vendas, visando sempre a melhor experiência de compra ao seu cliente na jornada de consumo online. Faça seu cadastro agora mesmo e comece o teste gratuito do ERP Bling!

Após o período de teste grátis do Bling! a boa notícia é que nossos planos continuam cabendo no seu bolso! A partir de R$30 mensais uma pequena empresa pode ter acesso a todos os recursos que apresentamos ao longo deste artigo e mais! 

Conheça o Bling! ERP e otimize a gestão da sua empresa. Faça o teste grátis e depois escolha um de nossos pacotes especiais.