Logística é uma palavra recorrente no vocabulário de empresários e profissionais no geral, principalmente devido à abrangência do termo, que envolve toda a cadeia de suprimentos de uma empresa.

Mas você sabe o que logística, de fato, significa?

Quando nos referimos à origem grega da palavra, é possível identificar seu significado como se referindo à lógica e ao cálculo.

Atualmente, o termo ganhou mais espaço, se referindo às mais variadas atividades empresariais.

Conhecer mais sobre cada uma delas é essencial para que você possa efetuar uma boa gestão empresarial e tenha sucesso com suas estratégias.

Pensando nisso, o Bling preparou este post, onde você aprenderá um pouco mais sobre a origem e os tipos de logística. Continue a leitura para saber mais!


Origem da logística como conhecemos

A utilização da palavra entre o meio empresarial se popularizou — em grande parte — devido ao seu uso no meio militar, onde generais precisavam desenvolver planos de gestão de armas e suprimentos eficientes, para manter a organização do exército e ganhar a guerra.

Apesar de viver em contextos totalmente diferentes, o princípio da logística se aplica a empresas também, que então passaram a aderir táticas militares para gerir sua própria cadeia de suprimentos.

Desde então, a logística passou a ser aplicada em diferentes atividades da empresa que exigiam alto grau de organização e rapidez para entregas eficientes.

Nas grandes empresas de hoje em dia, tudo que é relacionado à matéria-prima e ao produto final, como armazenamento, transporte, produção e diversas outras variáveis, faz parte de um sistema logístico que mantém a operação organizada.

Em geral, é possível classificar a logística em quatro tipos principais, e cada tipo envolve diversos processos operacionais, que também podem ser subdivididos.

São eles:

  1. Logística de produção
  2. Logística reversa
  3. Logística de suprimentos
  4. Logística de distribuição

Saiba mais sobre cada um abaixo!


Logística de produção

Em um aspecto macro, a logística de produção envolve a transformação de matéria-prima em produto final. Portanto, é necessário que os responsáveis da área tenham controle sobre as etapas de fabricação, montagem, transporte à empresa e armazenamento.

Essa área é essencial, pois todo o planejamento da produção depende dela, sendo necessário possuir conhecimento do mercado e da concorrência, para apresentar planos adequados e adaptados.


Logística reversa

A área de logística reversa é encarregada de gerenciar a sustentabilidade do negócio, ou seja, criar processo benéficos ao meio ambiente e à saúde no geral, evitando o desperdício e o uso indevido dos materiais.

Um exemplo de logística reversa são empresas de bebida que oferecem benefícios para quem realizar a devolução de suas garrafas para reutilização.


Logística de suprimentos ou abastecimento

Esta área é encarregada de garantir qualidade, bons preços, estoque e acessibilidade de todo o material que será utilizado pela empresa.

Ela deve estar em constante busca de novos processos que favoreçam a cadeia de suprimentos no âmbito financeiro e operacional.


Logística de distribuição

A logística de distribuição tem como função principal, como o próprio nome indica, gerenciar a distribuição do material, definindo as melhores rotas e fazendo um planejamento de entrega eficaz.

Não só isso, o setor fica encarregado também de controlar o estoque, fazendo um monitoramento constante, para fazer a conferência de carga.

Agora que você conhece os tipos de logística, aproveite para se aprofundar um pouco mais no assunto e confira nosso post sobre logística reversa especificamente.