Indo muito além de uma questão de economia, a escolha do cliente pelo frete expresso ou econômico está diretamente relacionada ao seu momento de compra. Daí a importância de entender melhor as oportunidades que cada um desses envios pode gerar para um negócio online.
Isso porque o amadurecimento do e-commerce nos últimos anos tornou os clientes mais exigentes em relação à experiência de compra, incluindo o sistema de entrega. Esse movimento de mercado requer a contínua atualização dos processos de check-out de lojas virtuais.
Neste artigo vamos te contar quais são as diferenças do frete expresso e econômico e mostrar sua importância para um e-commerce. Além disso, explicaremos como disponibilizar esses serviços de forma mais barata e automatizada em sua loja virtual. Confere só!
O que você verá no artigo:
Qual a diferença entre frete normal e expresso?
Como dissemos, é muito importante oferecer o tipo de frete certo para cada perfil de cliente. Para isso, é necessário entender as diferenças entre as duas principais modalidades de entrega do e-commerce.
- Frete convencional (normal): preço mais baixo, mas com um tempo maior de entrega
- Frete expresso: custo do serviço maior, mas com prazo menor de entrega.
Frete expresso
Muitas vezes, tudo que o cliente deseja para fechar negócio é agilidade na entrega. Nessas ocasiões, ele estará disposto a pagar um pouco mais para ter o produto em mãos o mais rápido possível.
É isso que revela o levantamento da PwC, em que mais de 60% dos consumidores entrevistados aceitariam pagar mais para receber o produto mais rapidamente. Daí a importância de sempre disponibilizar frete expresso no seu e-commerce.
No entanto, esse tipo de entrega apresenta um desafio logístico ainda maior no que se refere ao cumprimento dos prazos. Afinal de contas, os clientes pagaram mais para receber a encomenda dentro do período acordado.
Confira a seguir algumas dicas para garantir uma entrega rápida, eficiente e que surpreenda positivamente o seu cliente.
Como oferecer um bom frete expresso
A primeira dica para proporcionar uma entrega expressa de excelência é agilizar os processos pré-postagem. Não se esqueça, a jornada de entrega de um produto começa no momento que o cliente realiza o pagamento.
Nestas etapas iniciais é crucial contar com um sistema ERP completo, como o Bling, que oferece emissão de nota fiscal descomplicada. Essa documentação é exigida em qualquer transportadora no momento de gerar uma etiqueta de frete para o envio de uma encomenda.
A segunda dica é integrar esse serviço com uma plataforma de frete gratuita, como o Melhor Envio. Plataformas de frete são ferramentas que fazem a ponte entre o lojista e as transportadoras, entregando diferentes opções de frete diretamente na página do produto vendido na loja virtual.
Frete convencional
O custo do frete é um dos maiores desafios do e-commerce quando o assunto é abandono de carrinho. É isso que revela o relatório CX Trends 2022, com 65% dos consumidores apontando o valor do envio como o principal motivo para a desistência de uma compra.
Dessa forma, o frete convencional, também chamado de frete econômico, se mostra uma opção vantajosa para quem compra pela internet. Uma vez que o custo menor pela entrega, muitas vezes, faz valer o tempo de espera um pouco maior para ter o produto em mãos.
Logo, o preço desse tipo de entrega precisa ser atrativo ou o desempenho de vendas do produto será comprometido. Por isso, a importância de trabalhar com o maior número de transportadoras diferentes possível, oferecendo o serviço mais barato para cada região do país.
E lembre-se, o valor do frete convencional também é importante para a redução de custos do seu negócio. Isso porque essa modalidade é a mais indicada para trabalhar campanhas de fretes promocionais, com as de frete fixo ou grátis.
Frete expresso ou frete econômico? O cliente é quem decide
Quem chegou até aqui já está por dentro da importância desses dois tipos de frete para as vendas online. Sendo assim, ofereça sempre frete expresso e frete econômico no check-out do seu e-commerce.
Isso porque não existe um frete preferido dos compradores, mas sim situações onde eles optam por economia ou agilidade. Com o tipo de entrega certa oferecida direto na página do produto, sua loja tem tudo para vender mais.
Oferecer opções de frete variadas e com preço competitivo era algo exclusivo dos grandes portais do e-commerce nacional. Mas como dissemos anteriormente, utilizando as ferramentas logísticas corretas é possível vender mais entregando uma boa experiência de compra.
Você que já é um cliente Bling e quer conceder fretes com condições exclusivas no seu e-commerce sem pagar nada a mais para isso, faça já a integração com o Melhor Envio. É só seguir o passo a passo desse tutorial.
Além de sincronizar as informações de venda, você consegue gerar as etiquetas de envio de maneira simultânea e usar todas as funcionalidades gratuitas do Melhor Envio, como rastreador de encomendas e pontos de coletas exclusivos.