O e-commerce está crescendo, ano após ano. Você sabe disso. O mais recente relatório Webshoppers produzido pela NIQ Ebit apontou que o e-commerce brasileiro alcançou a marca de R$ 118,6 bilhões em vendas no primeiro semestre de 2022 – crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2021. Os números também servem de incentivo para milhares de lojistas que querem aproveitar as oportunidades do mundo online.

Com muita gente querendo comprar e outros tantos buscando vender, o trabalho no e-commerce está cada vez mais profissional e competitivo, tanto nas estratégias quanto nas ferramentas usadas para a gestão da operação. Os grandes marketplaces e plataformas de e-commerce também auxiliam nesse processo, pois buscam novidades e realizam pesados investimentos, especialmente na malha logística – um desafio para um país continental como o Brasil.

Se você está aqui é porque já acumula experiência no varejo online e pretende conhecer novas ferramentas para e-commerce. É por meio delas que você vai obter insights que aprimorem a gestão da sua operação e, assim, ganhar competitividade e ficar à frente da concorrência.

Neste artigo, conheça as melhores ferramentas online para vender e para que servem. Os clientes podem até não notar, mas a tecnologia é o que muitas vezes garante uma excelente experiência de compra. Afinal, é difícil imaginar a continuidade do crescimento do e-commerce sem o auxílio da tecnologia, que cria e recria soluções para as dores de lojistas e compradores.

As melhores ferramentas para e-commerce

A sua operação online está progredindo e você quer mecanismos para aprimorar a gestão e escalonar? Existem soluções preparadas para entregar mais automatização e qualidade ao seu trabalho. Por isso, separamos sete ferramentas online para gestão online que podem fazer sentido à sua operação.

  1. ERP

Um sistema Enterprise Resource Planning é o que garante a gerência de todos os dados da sua empresa e permite a automatização de boa parte da gestão burocrática da operação. Além disso, você pode controlar as finanças por meio dos relatórios fornecidos pelo sistema. Na prática, um ERP serve para qualquer empresa, independentemente do seu porte.

Existem várias opções de ERP no mercado. O Bling ERP é o mais conhecido, pois é uma poderosa ferramenta para e-commerce que auxilia até na precificação. Por meio dos relatórios financeiros, é possível acompanhar o fluxo de caixa e todas as vendas do período, entregando todos os custos do seu negócio. 

  1. CRM

Outra ferramenta importante para o dia a dia de quem opera no comércio eletrônico é o Customer Relationship Management, que serve para gerir o relacionamento com o cliente. É por meio do CRM que você pode armazenar todas as informações da sua base de clientes e entender como eles interagem com a sua operação. 

É essencial para planejar campanhas e ações de marketing porque fornece informações sobre o perfil do seu cliente. Ou seja, você tem acesso e armazena dados sobre sua base de clientes, entendendo suas necessidades e características, definindo assim o seu público-alvo e suas intenções de consumo.

  1. Hub de integração de marketplaces

É a solução ideal para quem deseja vender em diferentes canais de venda e controlar toda a operação em um lugar só. Ou seja, um hub (ou integrador de marketplaces) centraliza as informações e permite criar e gerenciar anúncios, pedidos e nota fiscal, entre outras funções. É possível conectar um hub a outras ferramentas para e-commerce, como ERP, sistemas de frete e conciliadores financeiros.

É bastante comum que clientes Bling ERP também estejam presentes no Ideris Hub, o maior integrador de marketplaces do Brasil. No Ideris atualmente são gerenciados mais de 60 milhões de anúncios, que contam com um sistema de expedição completo (com picking, packing e checkout) e o mais veloz processamento de estoque do mercado.

Se você é cliente Bling e tem interesse em saber mais, clique aqui e aproveite as condições especiais da parceria firmada entre Bling e Ideris Hub.

  1. Automação de marketing

Se o CRM coleta e fornece dados sobre a sua base de clientes, você tem a “matéria-prima” para desenvolver ações de marketing, tão importantes em um e-commerce competitivo. Com uma ferramenta de automação de marketing, você consegue trabalhar com os seus leads, disparar e-mails marketing à base, desenvolver landing pages, entre outras ações, para enviar esses leads à plataforma CRM.

  1. Plataforma de e-commerce

Para quem deseja ter sua própria loja virtual, com recursos para gerenciamento de vendas e personalização da página, as plataformas de e-commerce são a solução encontrada. Até pouco tempo atrás era difícil e caro produzir uma loja virtual, mas o cenário atualmente é outro. 

Para definir qual será a sua plataforma, é preciso avaliar os recursos disponíveis e o orçamento, de acordo com a sua operação. Porém, alguns recursos são indispensáveis no e-commerce atual, tais como responsividade, servidor dedicado, frete e logística, entre outros.

  1. Meios de pagamento online

Para quem possui loja virtual, uma solução para pagamentos online é essencial para quem deseja oferecer as formas de pagamento mais utilizadas no e-commerce – como o Pix, que está crescendo entre os consumidores, atrás do cartão de crédito e boleto bancário.

Além disso, essa ferramenta para e-commerce pode garantir mais estabilidade para não perder vendas, além de recursos que podem ajudar a aumentar a taxa de conversão. Um exemplo é o checkout transparente, que mantém o cliente na mesma página durante o processo final da compra.

  1. Monitoramento logístico

Uma boa experiência de compra online está diretamente ligada à entrega. Por isso, muitos lojistas recorrem a sistemas de monitoramento logístico, que fornecem dados em tempo real sobre a entrega. Além de fazer esse acompanhamento, com as informações é possível averiguar os principais motivos para atrasos e outros problemas.

Essa informação também é utilizada para manter o consumidor informado sobre a sua entrega, sobre os prazos e outras situações que exigem o monitoramento logístico. É uma forma de antecipar-se a erros, que eventualmente vão acontecer, e garantir um bom atendimento ao seu cliente.