Nos dias de hoje, abrir uma loja virtual se tornou mais fácil do que nunca, sendo uma oportunidade empolgante para empreendedores de todos os setores. 

No entanto, o entusiasmo inicial muitas vezes cega os novos empresários para um aspecto fundamental: assim como qualquer negócio, não é possível ter sucesso sem uma gestão de e-commerce eficiente

Embora a criação de uma loja virtual possa ser relativamente simples, sua administração é uma tarefa mais complexa. O uso de ferramentas e sistemas de gerenciamento é crucial para garantir que sua empresa cresça.

Neste artigo, você vai conferir a importância da gestão de e-commerce e como ela pode impactar diretamente o sucesso do seu negócio on-line. 

Então, se quer descobrir quais os passos essenciais, os piores erros e as ferramentas indispensáveis para esse processo, continue com a gente até o final! Vamos lá!

O que é gestão de e-commerce?


A gestão de e-commerce abrange todas as atividades exercidas ao administrar um negócio online, desde o planejamento até as operações diárias, como as vendas, o atendimento ao cliente e a logística. Sua principal finalidade é aumentar a eficiência e lucratividade, transformando a loja virtual em um negócio de sucesso. 

Como faço para gerenciar meu e-commerce?

O gerenciamento de uma loja virtual envolve:

1. planejamento estratégico de negócio;

2. pesquisa profunda de mercado;

3. escolha da plataforma;

4. gestão do estoque;

5. otimização das operações logísticas;

6. acompanhamento de métricas;

7. identificação dos gargalos e mudanças necessárias.

A seguir, veja cada passo em mais detalhes.

1. Faça um planejamento estratégico

Para alcançar o sucesso, seja no mundo dos negócios ou em outro contexto, é fundamental ter um plano bem estruturado. Afinal, a sorte e a intuição não são confiáveis e podem colocar todo seu investimento a perder. 

Por isso, todo empreendedor experiente sabe que esses fatores não são suficientes por si só. Portanto, um plano eficaz deve abranger metas de curto, médio e longo prazo.

Além de fornecer respostas detalhadas para as seguintes questões:

  • O que deve ser feito?
  • Quem deve fazer?
  • Quando fazer?
  • Como fazer?
  • Quanto vai custar?
  • Onde será feito?
  • Por que fazer isso?

Com essas respostas em mãos, você tem um plano claro para seguir. Além disso, se precisar de apoio financeiro de um banco ou investidores, apresentar um planejamento bem elaborado faz toda a diferença.

2. Pesquise o mercado

Após planejar seu negócio, o próximo passo é analisar o mercado que você pretende entrar. Aqui, falamos tanto do mercado de vendas on-line, quanto do nicho de atuação.

Essa etapa é crucial para entender o que oferecer ao seu cliente: os produtos mais buscados, as formas de pagamento mais usadas, os modelos de entrega mais rápidos etc. 

3. Escolha a plataforma de venda

Essa é, sem dúvidas, uma das decisões mais importantes na gestão de um e-commerce. Afinal, esse fator impacta a experiência do usuário

Por isso, você precisa fazer a escolha correta, conferindo questões, como usabilidade, personalização, possibilidade de integrações, segurança e afins. 

Um ponto muito relevante é o layout responsivo, para que sua loja virtual funcione em qualquer tipo de dispositivo móvel. 

4. Gestão de estoque

A gestão do estoque é uma das partes mais cruciais da gestão de e-commerce (e para muitos, é a etapa mais desafiadora). Esse monitoramento é o que garante que você tenha a mercadoria que o seu cliente pediu, disponível para enviar, no prazo acordado. 

Quando o estoque não é gerenciado com eficiência, diversas falhas podem ocorrer: a falta de produtos mais importantes, vencimento de itens, compras em excesso, entre outros. 

Mas, para isso, como você pode imaginar, é preciso ter o que gerenciar, certo? Então, comece buscando bons fornecedores, com os quais você consiga construir um bom relacionamento, negociando valores e prazos. 

Imagem: https://blog.bling.com.br/wp-content/uploads/2023/04/como-organizar-estoque-bl31.png

5. Otimize suas operações logísticas

Ter um controle dos envios permite identificar problemas e evitar reclamações dos clientes por motivo de atrasos nas entregas. Sendo assim, a gestão do e-commerce deve envolver o acompanhamento logístico. 

Esse trabalho pode ser facilitado por softwares que automatizam diversas etapas e produzem relatórios que facilitam as tomadas de decisão.

4. Acompanhe métricas

O e-commerce tem uma grande vantagem sobre uma loja física: praticamente todos os processos são feitos na internet, gerando o registro e dados.

Com isso, é possível ter acesso às diversas informações que facilitam a gestão do e-commerce, como a taxa de abandono do carrinho, fonte de tráfego, conversão de novos clientes e o retorno sobre o investimento, por exemplo.

Uma forma de acessar essas métricas com facilidade é adotar plataformas para a sua loja virtual que possuam essa funcionalidade.

5. Identifique gargalos


O planejamento feito no primeiro passo deve sempre ser revisto sempre que necessário, assim como as métricas. São essas informações que vão mostrar insights e gargalos que devem ser melhorados para ter bons resultados. 

Com essas revisões periódicas, você saberá se a gestão do e-commerce está o conduzindo para o que havia planejado ou está tomando outro rumo.

Se for o caso, você terá informações suficientes para tomar a decisão correta e promover mudanças no gerenciamento da loja virtual.

Perceba que esse passo em específico deve ser seguido continuamente. Afinal, sempre haverá oportunidades para aprimorar e fazer sua empresa crescer. 

Principais erros no gerenciamento de uma loja virtual

Agora que sabe quais os passos essenciais para o gerenciamento de um negócio on-line, veja os erros que você não pode cometer para transformar seu e-commerce em um sucesso.

Oferecer poucas opções de pagamento

Um dos grandes benefícios da compra online está relacionado às possibilidades de pagamento. 

A maioria das lojas oferece diversas opções, como cartão de crédito de várias bandeiras, débito, boleto on-line e transferência bancária. Além disso, há a possibilidade de parcelamento no cartão de crédito.

Fornecer poucas opções pode limitar o poder de compra dos consumidores, fazendo com que eles não comprem em sua loja e busquem os concorrentes que apresentam a forma desejada.

Ter um back office pouco eficiente

Depois que um pedido é feito na loja virtual, inicia-se um trabalho interno, que faz parte da gestão de e-commerce, chamado back office.

Ele se trata do andamento do pedido e seus desdobramentos, que incluem atividades como:

  • confirmação de dados cadastrais do cliente;
  • emissão de boleto;
  • geração de Nota Fiscal eletrônica;
  • controle de estoque;
  • processo de entrega do produto.

É muito importante que o back office seja eficiente, pois ele é essencial para que o e-commerce funcione adequadamente. Ele impedirá, por exemplo, que um cliente compre um produto que não esteja no estoque.

Uma gestão de e-commerce que não tem um back office eficiente terá muitos problemas, o que pode gerar desconforto com os consumidores, prejudicando a relação e ameaçando a reputação da marca.

Leia também: como gerar boletos de maneira prática

Não utilizar dados para a gestão de e-commerce

É muito importante conseguir verificar como anda o e-commerce, analisando os dados da empresa, a evolução de vendas, número de clientes, novos consumidores, o valor do ticket médio, entre outros.

Um gestor que não conhece os números da empresa ou não dá importância a eles, simplesmente não consegue enxergar, com fundamentos, como está o seu negócio. Cada situação requer uma atuação, por isso, utilize os dados que estão à disposição e que são relevantes ao seu negócio.

3 métricas importantes para a gestão de e-commerce

Já deu para entender que acompanhar as métricas é importante para gerir um negócio, não é? Mas, quando falamos em loja virtual, quais são os dados relevantes? 

Existem diversos indicadores que você pode mensurar, e isso pode variar de negócio para negócio. Porém, para ajudar, trouxemos 3 principais métricas para ficar de olho!

Valor médio do pedido (AOV)

O AOV mostra a média de valor de cada pedido no e-commerce. Esse dado ajuda a prever o lucro do seu negócio e fornece informações importantes para as estratégias de precificação.

Taxa de abandono de carrinho

A taxa de abandono de carrinho é a porcentagem de usuários que adicionam produtos ao carrinho de compras, mas não finalizam a compra. Esse indicador pode oferecer informações valiosas para aprimorar a experiência de compra e fornecer dados essenciais para criar uma estratégia de remarketing.

Taxa de conversão

Essa é a métrica que exibe a taxa de conversão, ou seja, a porcentagem de usuários que executaram a ação desejada, como concluir uma compra, permite avaliar quantos visitantes efetivamente se transformaram em clientes.

Como fazer gestão de e-commerce: ferramentas essenciais

  • Plataforma e-commerce: plataforma para colocar sua loja no ar;
  • ERP: sistema para gestão integrada que interliga processos e setores;
  • Ferramenta de gestão de estoque: sistema para fazer o monitoramento das mercadorias;
  • Ferramenta de pagamento on-line: sistema para oferecer meios de pagamento seguros para os clientes;
  • Ferramenta de chatbot: sistema para fornecer suporte instantâneo.

Por dentro do Bling: principais funcionalidades! 

Já pensou ter diversas dessas ferramentas em um único sistema? É o que o Bling pode fazer para seu e-commerce. 

Entre as nossas funcionalidades, você pode contar com:

Integração com marketplaces

O sistema do Bling permite integrações com plataformas de e-commerce e marketplaces. 

Ou seja, se você tem sua loja disponível na Shopee e Mercado Livre, pode controlar as vendas, faturamento, envio, etc, pelo nosso ERP, sem precisar ficar conferindo dados separadamente em cada local.

Isso evita a divergência de informações e automatiza processos. Excelente para o back office, não é? 

Veja como esse processo acontece no vídeo abaixo:

Controle de estoque

Outra funcionalidade interessante do nosso sistema é o controle do estoque, que é integrado aos setores de Compra e Venda. Dessa forma, você consegue saber quais produtos foram vendidos, quais precisam ser repostos, e outras informações relevantes para o funcionamento do e-commerce. 

No Bling, você pode cadastrar produtos e ter o registro automático das saídas dos itens, além de enviar ordens de compra automatizadas aos fornecedores quando for necessário.

Abaixo, veja como é feito o controle do estoque pelo ERP do Bling:

Geração de links de pagamento 

Já deu para entender que oferecer diferentes meios de pagamento é importante, não é? E isso pode ser mais fácil com o Bling, já que o sistema permite a emissão de boletos, QR Code Pix e links de pagamento.

Quando o seu cliente escolher o método de pagamento, as informações são enviadas automaticamente, seja por WhatsApp ou e-mail. 

Além disso, você consegue gerenciar os pagamentos, conferindo o que já foi pago e o que ainda tem para receber no sistema, de forma rápida e prática, já que tudo está concentrado no mesmo local. 

Além das funcionalidades já citadas, com o nosso ERP você pode: 

  • fazer integrações logísticas;
  • cadastrar fornecedores e clientes;
  • gerenciar suas vendas, comissionamentos e envio de orçamentos;
  • contar com um chatbot de venda;
  • monitorar as finanças da sua empresa. 

Demais, não é? Portanto, se você deseja fazer uma gestão de e-commerce eficiente e descomplicada, que tal conhecer mais sobre o Bling? Confira nossos planos e faça um teste gratuito