Assim como fazer cinema o construir de uma empresa leva tempo e precisa passar por algumas etapas, que são importantes para que tudo saia como o planejado. Por isso leve muito a sério o plano de negócios.

Quando temos uma ideia na cabeça logo queremos colocá-la em prática, mas antes disso é preciso entender cada processo para definir os estágios corretamente. Assim, os nossos riscos são menores e a chance da ideia dar certo é muito maior.

Para que essa conversa seja de mais fácil compreensão, usamos a comparativa com o cinema.

Por isso entenda o plano de negócios, claquete e ação:

Escreva o roteiro (Construa o plano de negócios):

Assim como o roteirista de cinema, o empreendedor deve conhecer o que está em sua cabeça. Por isso, pesquise! Para saber se a sua ideia é viável, conheça o mercado. Pesquise seus concorrentes, trace metas, seus investimentos necessários, compreenda todas as questões necessárias para não falhar. Nessa etapa é legal fazer pesquisas de público, pode ser através de algum questionário nas ruas, com conhecidos, amigos, família, etc. Para assim saber se o seu produto tem mercado.
Quando tudo estiver no papel, comece os trabalhos.

LEIA TAMBÉM: Plano de negócios: ponto de partida para empreendedor

Prepare o cenário (Site, estrutura, equipe):

Agora que a ideia já está no papel, o seu plano de negócios é viável e seu produto tem mercado, é hora de preparar o cenário para que ele vire realidade.

Para isso, existem alguns passos para seguir. Assim como o diretor precisa de uma equipe, o empreendedor dificilmente conseguirá prosseguir sem ajuda. Por isso, pense quais são suas habilidades, o que ficará em sobre sua responsabilidade e pense quais áreas precisará de auxilio, seja financeira, comunicação, marketing, programação, etc.
Depois disso, veja a estrutura que sua empresa precisa ter.

Vai precisar de um site? Quais são os produtos? Como vou vender? Pense em todas as etapas, desde a produção dos produtos, estoque, pagamento, até a entrega final. Toda parte da logística deve ser lembrada.

O empreendedor pode pesquisar, por exemplo, plataformas de site, empresas de logística, de gestão, que vão auxiliá-lo a atingir seus objetivos. Existem todos os tipos de planos, que se encaixam para cada perfil de empreendedor e orçamento.

Ação! (Sua empresa está pronta):

Agora que já produziu todo o plano de negócios, fez as pesquisas necessárias e traçou toda a estrutura que a empresa terá. Chegou a hora da ação!

claquete plano de negócios

O primeiro passo é saber o que é necessário para abrir uma empresa, a famosa parte burocrática.
Depois disso, conheça o seu público e esteja onde ele estiver. Ou seja, caso ele acesse Facebook, é lá que você deve estar! Se estiver no LinkedIN, saiba sobre a ferramenta, Instagram, etc. Busque compreender o que ele pensa, como age e qual o seu perfil de compra. Assim, ficará mais fácil a relação entre empresa x consumidor. Para isso, existem diversas ferramentas de Marketing Digital que podem lhe ajudar, acesse o link e compreenda melhor:

– Como fazer marketing digital no E-commerce

Busque também centralizar o gerenciamento da empresa, assim você vai evitar perdas de dados, por exemplo, que podem comprometer todo o seu negócio. Para isso, conheça a ferramenta ERP e saiba como ela pode ser importante para estruturar todos os processos, otimizando o seu tempo e reduzindo custos desnecessários. Saiba mais no link:

– Importância do ERP para sua empresa

Agora que você conhece alguns passos importantes, cruciais para fazer do seu plano de negócios um negócio de verdade. Chegou a hora de coloca-la em prática. Ação!

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Deixe abaixo nos comentários! Boa sorte nos negócios.