Em tempos de reclusão, o trabalho remoto se tornou não somente uma opção, mas a única forma de continuar produzindo. 

Nos últimos anos, o crescimento do trabalho remoto passou a ser uma realidade a partir da necessidade que algumas empresas têm de continuarem realizando negócios, mesmo que seus funcionários estejam fora do escritório.

Neste período de reclusão devido a pandemia de COVID-19, a realidade para muitos é o Home Office. 

Gerenciando múltiplas tarefas 

Pensando de forma otimista perante os acontecimentos e o formato de trabalho home office que muitos trabalhadores precisaram adotar nas últimas semanas, outro aliado é a otimização de tempo.

O deslocamento para o trabalho acaba tomando bastante tempo do trabalhador brasileiro, além do desgaste em que este passa até chegar ao trabalho, seja passando pelo transporte público ou enfrentando o trânsito nos horários de pico. 

O home office é possível graças à tecnologia, e temos um exemplo dentro do Bling. O diretor de marketing Sidney Zynger, comanda remotamente e atua na empresa com mais de 140 funcionários.

Ele reside em Israel com a família e acredita que o formato faz com que as empresas sobrevivam na oscilação do mercado com mais facilidade, mas para isso é  preciso investir em tecnologia e se preparar para ter um cloud computing ou armazenamento de dados em nuvem. 

Ainda segundo o empreendedor, a flexibilidade do trabalho remoto é realidade em diversos países e o formato ajuda diretamente com a produtividade e o crescimento do negócio.

“Para empresas que querem começar a trabalhar remotamente, uma dica é apostar em apps e ter a tecnologia como aliada. Já existem muitas ferramentas que auxiliam os empreendedores, como por exemplo, os sistemas de gestão, os sistemas em nuvem, os softwares gratuitos. Apostar nessas soluções agrega valor para a rotina de todos os colaboradores.” comenta.

Dicas para trabalhar remotamente ou home office: 

  1. Estabeleça uma rotina de trabalho

Trabalhar em casa está cada vez mais comum no nosso país. De acordo com dados da Robert Half, empresa de recrutamento especializado, o Brasil é o terceiro país onde mais cresce o home office.

A pesquisa foi realizada com 1.876 diretores de Recursos Humanos em 16 países. Ainda de acordo com o levantamento, 47% dos entrevistados brasileiros, o trabalho remoto aumentou nos últimos três anos. 

Também para quem está trabalhando home office devido a reclusão temporária, a primeira dica é estabelecer uma rotina profissional. É importante também separar um local para fazer seu “ambiente de trabalho”.

Com isso, a produtividade também irá aumentar. Um espaço separado para o trabalho não precisa ser uma sala ou escritório. Mas precisa ser um local organizado, com os principais recursos que irá te ajudar no dia a dia.

  1. Invista em ferramentas online

Para se adaptar com o trabalho remoto, o profissional deve investir em soluções que o auxilie em toda essa rotina produtiva, conectando-o com o mercado.

Existem programas disponíveis gratuitamente quem permitem fazer conferências e apresentações em grupo (Zoom), assim como ferramentas do Google de compartilhamento de arquivos e documentos armazenados em nuvem (Google Drive).

Outras ferramentas importantes são as gerenciamento de rotina e projetos (Trello ou Asana), que colaboram para manter a produtividade da equipe mesmo trabalhando em diferentes locais. 

  1. Se for empreendedor: sistema de gestão em nuvem

Com a utilização de um sistema de gestão em nuvem, como o Bling, o empreendedor pode fazer tudo de forma online.

Por meio de um ERP em nuvem, é possível ter o controle total da gestão e controle financeiro do seu negócio de qualquer lugar.

  1. Estabeleça regras para o seu trabalho

Ter um local próprio para o trabalho é importante. Escolha um canto onde possa deixar seu material organizado, se tiver uma mesa de trabalho perfeito, caso contrário, pode ser a mesa de jantar, mas precisa ser um local tranquilo. 

  • Vista-se adequadamente: saia da cama e faça todos os rituais como se fosse trabalhar na empresa, tome banho, troque de roupa para poder produzir mais e melhor e também estar apresentável em caso de reunião videochamada;
  • Estipule um horário para começar, horários de pausa e horário para finalizar o expediente. Trabalhar em casa pode te fazer trabalhar muito mais horas caso você não otimizar o seu tempo;
  • Estabeleça metas do dia, lista de tarefas da semana, para entender o que foi e o que está sendo feito;
  • Caso tiver crianças em casa, divida as tarefas e o entretenimento delas com seu parceiro (a) e também reserve um tempo livre para estar com a família;
  • Na alimentação também estipule horários de pausa para refeições e lanches. Além disso, beba água com frequência e mantenha em dia sua rotina de sono. 
  • Também é importante movimentar-se, caminhe pela casa, cuide um pouco das plantas e faça alongamentos. Isso ajudará também na sua produtividade. 

É possível passar por esse período e continuar produzindo e trabalhando. Claro que depende muito da área de atuação, tipos de venda ou produtos, mas é importante não se deixar abalar e cuidar do seu negócio, mesmo que remotamente.

Aproveite este período para estruturar seu negócio, conceituar sua comunicação e pensar em alternativas.