Saber como gerar um código GTIN é indispensável para alguns tipos de empresa. Será que esse é o seu caso? 

O GTIN é mais comum em nosso dia a dia do que se imagina. Mesmo que você não conheça esse termo, você se depara com esse código diversas vezes, especialmente ao comprar produtos. 

Porém, quando falamos em donos de empresas, sobretudo de fábricas, mais do que saber o que é, é importante entender como criar esse código. 

Por isso, se você está buscando dicas de como gerar um código GTIN, chegou ao lugar certo. Continue lendo e veja o passo a passo para emitir essa informação! 

O que é código GTIN?

O GTIN é uma sigla para o termo Global Trade Item Number ou Número Global do Item Comercial, em português. Ele é a sequência de números que aparece logo abaixo do código de barras, e serve para identificar o produto

Para ficar mais fácil de entender, pense no GTIN como o RG da mercadoria, sabe? É um código único e individual, que ajuda a identificar a identidade do produto. 

Dentre as maiores vantagens em gerar e utilizar o código GTIN, podemos citar:

  • maior visibilidade e localização nos mecanismos de buscas e comparadores de preços; 
  • exatidão das suas informações;
  • possibilidade de acesso às novas plataformas, como marketplace, em que o código já é um requisito. 

Porém, como gerar um código GTIN para ter esses benefícios? Quais são os passos? Continue lendo para descobrir! 

Como saber o código GTIN de um produto?

Como vimos, o GTIN é a sequência numérica que aparece abaixo do código de barras. Portanto, para saber qual o código de um produto, basta conferir essa informação na etiqueta do produto

A seguir, veja um exemplo de GTIN, entenda sua estrutura e o que cada número significa. 

Fonte: Secretaria da Fazenda

O código GTIN pode ter 8, 12, 13 ou 14 números em sua estrutura (GTIN-8, GTIN-12, GTIN-13 e GTIN-14). No caso da imagem acima, temos um exemplo de GTIN-13. 

A quantidade de dígitos depende da natureza do produto e também do grau de aplicação do usuário. Independentemente de quantos números, o código conta com:

  • Prefixo: refere-se à primeira sequência de números, que neste caso são os primeiros nove dígitos: 7 898357 41. A definição desses números acontece no momento em que a empresa filia-se à GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação), responsável por criar e administrar esses padrões. 
  • Numeração de cada item comercial: trata-se da numeração específica dos itens comerciais, conforme a capacidade de combinações possíveis com o prefixo que a antecede.
  • Dígito verificador: este dígito é calculado com base nos dígitos anteriores para garantir que o código de barras foi escaneado corretamente ou que o número está composto sem erros. É o último dígito do GTIN.
  • Código de barras: toda a composição do GTIN resulta no código de barras completo.

Agora que você sabe qual a sua estrutura, continue lendo para descobrir como gerar um código GTIN. 

Quem precisa gerar o código GTIN?

Se você fabrica produtos, saber como gerar o código GTIN é indispensável, pois essa é uma obrigatoriedade para fábricas e afins. Diferente das empresas que trabalham apenas com revenda e não precisam se preocupar com isso. 

No caso de revenda, o GTIN utilizado no preenchimento de notas é o gerado pelo fabricante. 

Como gerar o código GTIN?

Para gerar o GTIN, você precisa cadastrar sua empresa no GS1. Esse processo é simples e feito totalmente online. Depois disso, você recebe um e-mail confirmando a associação. 

O segundo passo é acessar o site do Cadastro Nacional de Produtos (CPN). É nesse link que você cria os códigos para identificar cada item comercial que sua empresa produz. 

Para isso, é necessário informar os detalhes técnicos dos produtos

O próprio GS1 se encarrega de gerar o código de barras, e você pode imprimir as etiquetas para usar nas mercadorias. 

Como cadastrar um código GTIN no Bling?

Se você já possui os códigos em mãos, pode incluí-los no ERP da sua empresa. Para colocar essa informação no Bling, basta seguir os seguintes passos:

  1. No Menu lateral esquerdo, você encontrará a opção “Cadastros”. Selecione o item “Produtos”.
  2. Ao criar um novo produto ou editar um já existente, poderá observar o campo “GTIN” disponível para preenchimento. Aqui, você deve incluir os 12 dígitos fornecidos pela GS1 ao realizar o cadastro do produto, ou pelo seu fornecedor (lembre-se: caso você seja apenas revendedor, o código provém do fabricante).
  3. Após inserir os 12 números, clique fora do campo de preenchimento. Aparecerá a imagem do código de barras junto à seguinte informação: “Para localizar o produto pelo código é necessário que o mesmo tenha 13 dígitos”. Perceba que, na numeração do código de barras gerado, o último dígito (o 13º) foi preenchido automaticamente. Insira-o no campo onde inseriu os 12 dígitos anteriores.
  4. Depois, o sistema fornecerá o código de barras finalizado. Você deve copiar a numeração e colar no campo “GTIN/Embalagem”. Faça isso no cadastramento de todos os produtos para os quais deseja gerar um código de barras.

Viu como é simples? Agora, caso sua empresa não seja obrigada a gerir código GTIN, mas você queira obter uma identificação personalizada de seus produtos, pode utilizar os códigos numéricos nos produtos. 

Em nosso sistema, você conta com a impressão de etiquetas, que permite gerar um código de barras com o código do produto.

Nesse caso, o GTIN ficará em branco na nota, mas a empresa pode etiquetar os produtos para usar um leitor de código de barras, a fim de obter uma organização particular.

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O sistema ERP Bling oferece todo o suporte para a gestão de empresas que necessitam ou não realizar o cadastro do código GTIN. 

Entre as diversas funcionalidades do nosso sistema, você pode:

  • emissão descomplicada de notas fiscais;
  • integração com e-commerces e marketplaces;
  • cadastro de produtos e controle de estoque;
  • integrações logísticas e controle de envios;
  • controle de caixa, contas e orçamentos;
  • cadastro de clientes e fornecedores, e afins.

São diversas funções que te ajudam a administrar o seu negócio para ter mais sucesso! Quer fazer um teste da nossa plataforma sem compromisso? Clique aqui e aproveite o período gratuito de 30 dias!