Veja como fazer live na Shopee + dicas para o sucesso!

18 junho, 2025

Live na Shopee

Você deve conhecer várias estratégias para vender na internet. A live na Shopee é uma das possibilidades para mostrar os produtos em diferentes ângulos e fazer testes ao vivo. Assim, os consumidores tendem a confiar mais e a decidir pela compra.

Ao usar essa ferramenta, você alia o grande volume de usuários da plataforma ao live commerce, uma transmissão online que aumenta as chances de conversão. Dados comprovam a afirmação.

Segundo a Grand View Research, o mercado de comércio ao vivo estava em US$11,58 bilhões em 2023. De 2024 a 2030, a expectativa é de uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 32%. O uso crescente dos celulares e a internet de alta velocidade justificam a alta.

Por sua vez, uma matéria da Exame mostrou que a Shopee investirá mais nessa modalidade, porque 95% de suas vendas ocorrem via dispositivo móvel. Dentro dessa estratégia, havia 50 transmissões por dia no final de 2023, mas aumentou para mais de 1 mil diariamente em 2025.

Portanto, se você quer vender mais, esse caminho é necessário. Então, como fazer live na Shopee? Vamos explicar os principais detalhes neste post. Continue a leitura e entenda!

O que é live commerce?

Live commerce é uma estratégia de vendas que apresenta os produtos em transmissões ao vivo. Influenciadores, especialistas e artistas podem participar do evento para chamar a atenção dos potenciais compradores. O objetivo é criar uma experiência mais interativa e humana e reforçar a marca na mente do público.

Também chamada de comércio ao vivo ou live shop, essa modalidade apareceu em 2016, na China. Com a pandemia de covid, a modalidade ganhou força e relevância. Afinal, essa é uma forma de mostrar detalhes, características, funcionamento e pontos positivos para os potenciais clientes.

Como consequência, os consumidores atualmente têm uma vivência mais próxima da compra em lojas físicas, mas com toda a comodidade do modelo digital. Esse fator contribui para o aumento do mercado global das plataformas de live commerce, segundo pesquisa da The Business Research Company.

Para ter uma ideia, a expectativa é fechar o ano de 2025 com US$1,55 bilhão e atingir US$3,55 bilhões até 2029. O CAGR esperado é de 23%. O estudo destaca o avanço do e-commerce, a melhoria da tecnologia, o marketing de influência, o uso da internet e as plataformas de mídias sociais como principais fatores para esse crescimento.

Como funciona Shopee Live?

O Shopee Live funciona como uma plataforma de transmissão ao vivo para que os vendedores mostrem seus produtos, tirem dúvidas dos consumidores e vendam. Há total interação entre os seguidores e a marca durante o evento ao vivo e é possível fazer ofertas específicas para esse momento.

Você pode saber melhor como funciona o Shopee Live assistindo aos treinamentos realizados a cada 15 dias. Confira se a ferramenta está disponível na Central do Vendedor. Caso não esteja, informe seu interesse no formulário oferecido nas capacitações.

O acesso acontece pela página inicial do aplicativo da Shopee marketplace. Também é possível acompanhar as métricas em tempo real por meio do Painel de Controle. Basta clicar no canto superior direito da tela e ver os dados, até mesmo para monitorar o seu faturamento.

Como fazer live na Shopee: passo a passo

Para saber como fazer live na Shopee, execute as seguintes etapas:

  • planeje seu conteúdo;
  • selecione os produtos e ofertas de destaque;
  • cuide da montagem técnica e do cenário;
  • faça uma live Shopee de teste;
  • configure a transmissão ao vivo;
  • prepare os brindes;
  • crie lembrete com horário e data;
  • analise os dados em tempo real para identificar oportunidades de melhoria.

Veja o passo a passo para colocar no ar o seu comércio ao vivo.

Planeje seu conteúdo

Defina o que apresentará durante a sua transmissão. Estruture um fluxo de conteúdo, escolha quem será o anfitrião da live e decida os produtos que apresentará. Em seguida, planeje a duração do evento. A Shopee recomenda que seja de, no máximo, 2 horas para manter a atenção do público.

Selecione os produtos e ofertas de destaque

Escolha os itens a apresentar e o desconto de cada um dos produtos. Coloque pelo menos um objeto na sacola de compras antes do evento e adicione outros produtos ao longo da live.

Cuide da montagem técnica e do cenário

Tenha um local definido como cenário. Precisa ser organizado, limpo, bonito e com boa iluminação. Então, pense no posicionamento da câmera para ter o melhor ângulo e assegure-se de ter uma boa conexão com a internet. Também confira se a bateria está cheia ou se é necessário carregar.

Faça uma live Shopee de teste

Abra uma transmissão para saber se todas as configurações estão corretas. Basta optar pelo recurso Lives Teste. Assim, verifique o cenário, tenha certeza da iluminação, configure os produtos e corrija os aspectos inadequados. Aproveite esse momento para fazer um ensaio e se preparar para evitar possíveis erros.

Deixe na configuração correta

O processo de configuração da live na Shopee está disponível no aplicativo do celular ou no computador via Central do Vendedor. Veja o passo a passo para os dispositivos móveis:

  • acesse o aplicativo da Shopee;
  • clique no menu “Shopee Live;
  • toque em “Criar live;
  • adicione descrição, título e capa;
  • acrescente os produtos que deseja divulgar;
  • inicie a transmissão.

Você pode escolher até 200 produtos e definir os descontos na Central de Marketing. Reorganize a ordem dos itens antes da live na página “Criar transmissão”.

Já pelo site, as etapas são diferentes. Acompanhe o passo a passo pelo computador:

  • acesse Shopee Live e faça o login;
  • preencha todos os campos;
  • adicione os produtos desejados;
  • confirme a seleção;
  • copie a URL e a chave apresentadas e cole no software de transmissão utilizado.

Prepare os brindes

Ofereça brindes aos espectadores da sua live. Liste os prêmios e defina a quantidade de vouchers necessária. Em seguida, defina o formato de escolha dos vencedores.

Crie lembrete com horário e data

Os lembretes servem para que os seus seguidores na Shopee saibam quando a transmissão começa. Então, crie esse lembrete e divulgue o link com 15 dias ou mais de antecedência, especialmente nas redes sociais. O objetivo é fazer com que as pessoas cliquem no sino para receberem a notificação.

Para fazer esse processo, realize as seguintes etapas:

  • acesse o aplicativo da Shopee;
  • entre na aba “Eu”;
  • selecione o menu “Shopee Live;
  • clique em “Gerenciamento de lembretes”;
  • toque em “Criar novo lembrete”;
  • insira as informações solicitadas e salve.

Quando estiver na hora do comércio ao vivo, acesse sua lista de lembretes e clique em “Entrar ao vivo”. O aplicativo disponibilizará o botão 30 minutos antes do horário agendado. Você também pode optar por iniciar o evento na página “Criar transmissão”, mas terá que preencher novamente os detalhes.

Analise os dados em tempo real para identificar oportunidades de melhoria

As lives na Shopee oferecem dados em tempo real para identificar oportunidades de melhoria. Você pode acessar as informações no Painel de Controle, que fica no canto superior direito. As métricas são relativas a:

  • pedidos feitos durante a transmissão;
  • novos seguidores adquiridos durante a live;
  • produtos vendidos;
  • número de compradores únicos que fizeram uma compra;
  • quantidade de vezes que o consumidor adiciona um produto no carrinho;
  • total de visualizações;
  • espectadores que assistem ao vídeo;
  • visualizações em produtos;
  • total de vezes que um usuário clicou no ícone da loja para acessar a sua página;
  • quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Desse modo, você analisa o engajamento, verifica como estão as suas vendas e descobre o momento da transmissão em que teve melhores resultados. Assim, você pode ajustar o seu conteúdo para aumentar as vendas.

Leia também: Como vender na Shopee, cadastrar-se, receber comissões e muito mais!

Como fazer live na Shopee - Passo a passo para fazer live na Shopee

Quem pode fazer live na Shopee?

Qualquer pessoa com o recurso de live habilitado na Shopee pode fazer as transmissões ao vivo. Os vendedores só precisam ter a ferramenta ativada. Já os afiliados precisam de autorização da Shopee, porque a liberação da função acontece gradualmente.

Portanto, não existem regras específicas. Ainda assim, manter a possibilidade do comércio ao vivo depende de alguns critérios. Nesse sentido, quem pode fazer live na Shopee permanentemente deve cumprir os seguintes requisitos:

  • ter educação, honestidade e ser gentil;
  • seguir as regulamentações locais e as leis;
  • não compartilhar conteúdos que ofendem, enganam ou ferem outras pessoas.

Caso haja violação das regras, seu perfil será penalizado conforme o nível de gravidade do erro cometido. Em alguns casos, pode haver o banimento. Desse modo, saiba quais produtos vender na Shopee, além das diretrizes da plataforma para evitar sanções.

Dicas para ter sucesso em uma live na Shopee

Para ter sucesso em uma live na Shopee, você pode utilizar os recursos disponibilizados pelo marketplace. Veja quais ferramentas e dicas ajudam a aumentar suas vendas:

  • coloque produtos em destaque durante a transmissão para que os clientes possam comprar sem sair da live;
  • adicione produtos durante o evento ao vivo e, se ficar popular, coloque na sacola de compras para aumentar as conversões;
  • acrescente itens diferentes quando o público-alvo que assiste ao vídeo for diferente do que você esperava. Busque optar por alternativas relevantes;
  • mostre os cupons na tela por 30 segundos com o ícone do Toolkit;
  • exiba os cupons permanentemente. Apenas se certifique de que os produtos estão disponíveis na sacola de compras;
  • configure uma promoção de Recompensa do Seguidor para que os compradores qualificados vejam um cupom por 10 segundos depois de entrar na live;
  • faça um sorteio com a ferramenta da Shopee para premiar pessoas com cupons ou oportunidades de compra. Limite a quantidade de ganhadores para passar a sensação de exclusividade;
  • forneça conteúdo que agrega valor;
  • faça melhorias contínuas com base nos dados obtidos;
  • prepare-se antecipadamente e garanta que todos os detalhes funcionem corretamente;
  • interaja com os seguidores, verifique as mensagens e tire as dúvidas.

Faça sua primeira live na Shopee e venda mais!

Seja na sua primeira venda na Shopee, seja para fortalecer o seu negócio, uma live na plataforma é a chance de engajar os consumidores e mostrar detalhes dos produtos.

Além do mais, a partir do momento que você fizer sua primeira live na Shopee, terá acesso a indicadores úteis, que ajudarão a entender o comportamento e as preferências dos clientes. Os dados embasarão suas ações e ficará mais fácil ajustar as suas estratégias para aumentar as vendas.

Então, se você busca uma gestão inteligente para vender mais e se preocupar menos, tem no Bling! A integração com a Shopee é simples e você melhora o fluxo de vendas, finanças e estoque, por exemplo.

Dessa forma, você terá um sistema de gestão empresarial (ERP) com hub e inteligência para vender mais e deixar as suas preocupações de lado. Assim, você faz a sua live na Shopee e aumenta seu faturamento.

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