A logística reversa tem um papel importante nas vendas do seu e-commerce. Isso porque, para aumentar a confiança do seu consumidor na hora da compra, oferecer uma troca facilitada pode ser um estímulo. Para isso, precisa seguir à risca todas as etapas para funcionar.
A partir de então, a empresa precisa estar preparada internamente para fornecer o novo produto solicitado para troca e preparar o reenvio. Além disso, o consumidor tem direitos garantidos por lei quando se trata de compras feitas na internet.
Neste post, falaremos sobre como o seu e-commerce pode utilizar a logística reversa de forma benéfica, garantindo a satisfação do seu cliente. Dessa forma, listamos algumas dicas de como reduzir a necessidade de trocas ou devoluções e criar um relacionamento duradouro com seu cliente.
O que você verá no artigo:
Apresente as características do produto
Seu cliente está comprando uma foto e uma descrição. Para que não haja frustração na hora de receber o produto, descreva o máximo de detalhes possíveis sobre ele: material, medidas, cor, tamanho, como funciona, etc. Não deixe passar nada!
Outro ponto importante são as fotos. Elas precisam estar de alta qualidade e em ângulos diferentes. Permita que seu cliente dê zoom nas imagens para observar detalhes.
Essa medida simples pode ajudar a alinhar as expectativas sobre o produto e reduzir a incidência de logística reversa.
Monitore os indicadores
Acompanhe os produtos que são devolvidos regularmente e analise os motivos pelos quais isso ocorre. Essa avaliação auxiliará você a entender o foco do problema e trabalhar para resolvê-lo.
Efetue um planejamento eficaz
Uma troca pode ser bem complicada quando falamos de e-commerce. Investir em uma política eficaz de logística reversa pode ser um diferencial competitivo para sua empresa.
Não se esqueça de levar em consideração os custos envolvidos nesse processo, quando estiver produzindo o seu planejamento e, assim, criar um cenário de troca facilitada.
Facilite a política de troca
Seja transparente com os procedimentos de troca ou devolução das mercadorias para não parecer que está enganando o consumidor. Mantenha em seu site uma seção específica com as diretrizes de troca.
Manter o processo simples de ser compreendido é fundamental para não frustrar o seu cliente e criar um relacionamento com ele.
Tenha um atendimento de excelência
Provavelmente o seu cliente também não gostaria que a troca acontecesse, mas, uma vez necessária, é importante que esse procedimento funcione para ambas as partes.
Seu atendimento deve estar preparado para guiá-lo nas etapas requeridas, fazendo com que a devolução ocorra sem problemas. A demora no processo de logística reversa também afeta a satisfação do seu cliente e pode ser negativa na percepção do seu cliente sobre a sua loja. O melhor a se fazer é evitar que a logística reversa ocorra.
Forneça nota fiscal na devolução
Emita uma nota fiscal no momento em que a logística reversa for registrada. Seu cliente provavelmente esquecerá, mas apenas com a NF é possível recuperar o ICMS e retornar a mercadoria ao inventário de forma legal.
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