Marketplace Americanas: como anunciar e quais as vantagens?

18 dezembro, 2025

Laptop aberto, com a logo do Americanas markletplace

Disponibilizar seus produtos em canais de venda de grandes varejistas, como o Marketplace Americanas, é uma das principais oportunidades apresentadas pelo comércio digital para pequenos e médios empresários e até mesmo marcas já consolidadas.

Contudo, é comum encontrarmos empreendedores com muitas dúvidas sobre o processo de cadastro e os benefícios de um marketplace.

Afinal, quais são os melhores canais de venda, como funcionam e quais as principais vantagens das transações feitas por essas plataformas?

Neste artigo, vamos responder a todas essas perguntas sobre um marketplace em especial. Continue a leitura e aprenda o que é o Marketplace Americanas, como funciona, quem pode vender e como realizar o cadastro completo.

Principais aprendizados

  • O Marketplace Americanas amplia vendas com alto tráfego, grande base de clientes e forte reputação no varejo digital.
  • A plataforma não cobra mensalidade e trabalha apenas com comissão por venda, oferecendo logística, suporte e publicidade integrados.
  • Qualquer empresa com CNPJ pode vender, desde MEIs até grandes marcas, em diversas categorias de produtos.
  • Integrar a operação do marketplace ao Bling garante controle unificado de estoque, pedidos e notas fiscais, o que simplifica toda a gestão. Faça o teste grátis da integração com a Americanas!

O que é o Marketplace Americanas?

É uma plataforma digital que oferece infraestrutura para venda, pagamento, marketing e suporte com o objetivo de conectar lojistas a milhões de consumidores no Brasil. Assim, permite que vendedores ofereçam seus produtos online, com campanhas promocionais e alcance em múltiplos canais da Americanas, como o físico e o digital.

Conhecida como B2W, após a fusão entre a Lojas Americanas e a B2W Digital, foi rebatizada, mas continua possibilitando que parceiros vendam nas maiores marcas da internet.

Considerado um dos maiores marketplaces do Brasil, a Americanas conta, atualmente, com mais de 1.400 pontos de retirada em todo o país e mais de 50 milhões de clientes em lojas, site e aplicativo.

Assim como outros grupos, como a Magalu Marketplace, a Americanas Marketplace é confiável e atende segmentos diversos, como eletrodomésticos, eletrônicos, livros, celulares, informática, decoração, móveis, moda, beleza e brinquedos.

Veja por que vender no Marketplace Americanas e quais benefícios essa plataforma oferece desde micro a grandes empreendedores.

Por que vender no Marketplace Americanas?

Os principais motivos incluem:

  • aumento de vendas da sua loja com mais de 1 bilhão de visitas no mês e 52 milhões de clientes ativos;
  • alcance ampliado e mais visibilidade para marcas de todos os portes;
  • soluções completas, como acesso a crédito, publicidade, capacitação, tecnologia e logística;
  • zero investimento inicial e cobrança de comissões apenas sobre as vendas;
  • plataforma segura, reconhecida e constantemente aprimorada.

Este marketplace oferece grande potencial de crescimento porque reúne um volume expressivo de tráfego e consumidores ativos. Dessa forma, especialmente para os micro e pequenos negócios, representa visibilidade imediata em canais onde seria inviável investir sozinhos.

Além disso, existem mais vantagens de vender no Marketplace Americanas. A plataforma disponibiliza crédito, publicidade, treinamento, tecnologia e logística, sem cobrança de mensalidade. Todo o ecossistema é seguro, robusto e constantemente atualizado para maximizar resultados dos vendedores parceiros.

Cabe ainda destacar que quem pode vender no Marketplace Americanas são todos os lojistas com CNPJ, ou seja, de todos os portes e variados segmentos, até itens de mercado.

E se você ainda tem dúvidas sobre o papel do marketplace e do e-commerce em uma estratégia de vendas online e não entende como podem trabalhar juntos, assista a este vídeo abaixo!

Quem pode vender no Marketplace Americanas?

Pode vender qualquer empresa com CNPJ ativo e sem restrições, com CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) de varejista e inscrição no Sintegra para emissão de nota fiscal eletrônica. Dessa forma, inclui MEI, distribuidores, indústrias, lojas físicas, microempresas e lojas virtuais que comercializam diferentes tipos e categorias de mercadorias.

Na lista de itens que têm mais busca nos canais físicos e online da Americanas estão, por exemplo:

  • beleza;
  • saúde;
  • esporte;
  • livros;
  • papelaria;
  • informática;
  • automotivo;
  • artesanato;
  • malas e acessórios;
  • câmeras;
  • cama, mesa e banho;
  • moda;
  • pet shop.

Leia também: Marketplace de Nicho: guia definitivo para vender nesses canais

Quais são as taxas do Marketplace Americanas?

A Americanas não cobra taxa de cadastro nem mensalidade: você só paga quando vende. A comissão varia entre 16% e 19%, conforme o departamento do produto. A tarifa incide sobre o valor total da venda e pode sofrer ajuste de 1% caso o lojista opte pelo repasse semanal.

Entenda a seguir as taxas do Marketplace Americanas.

Taxas

Na prática, não existe taxa de cadastro. O único valor cobrado é a comissão fixa por venda, calculada sobre o valor total do pedido.

Comissão

A comissão varia de 16% a 19%, conforme a categoria do produto vendido.

De todo modo, esse percentual considera o fluxo operacional realizado pela plataforma, como a oferta do sistema, da tecnologia, da segurança, da avaliação antifraude e do marketing.

Além disso, há um diferencial importante sobre as comissões das Americanas: o repasse padrão ao lojista é quinzenal. Porém, é possível optar pelo repasse semanal para garantir dinheiro em caixa com mais velocidade e, assim, investir no estoque e nas vendas.

O cronograma de repasses no modelo semanal acontece nos dias 1, 8, 15 e 22 de cada mês.

A opção pelo repasse semanal gera acréscimo de apenas 1 ponto percentual na comissão. Vale lembrar que, após ativar essa modalidade, não é possível voltar ao repasse quinzenal.

Frete

Outro aspecto que influencia o valor final da comissão é a modalidade de entrega configurada na plataforma, que determina quem paga o frete e qual será o custo logístico real da operação.

No marketplace da Americanas, funciona assim:

  • transportadora própria: o parceiro arca 100% dos custos logísticos, inclusive coleta, transporte e entrega;
  • Americanas Entrega (Correios, Direct ou Full): o marketplace subsidia parte do valor do frete, que varia conforme o peso e o preço do produto e a pontuação do lojista na plataforma.

Ou seja, ao escolher Americanas Entrega, muitos parceiros podem reduzir consideravelmente o gasto com envio, o que pode otimizar as margens de lucro e melhorar a competitividade do anúncio.

O que preciso ter para vender no Marketplace Americanas?

O primeiro passo é ter os documentos solicitados no momento do cadastro e cumprir alguns critérios, como ter:

  • CNPJ ativo e sem restrições;
  • CNAE de varejista;
  • Inscrição no Sintegra (exceto MEI);
  • Emitir nota fiscal (NF-e ou NF-a);
  • Capital social igual ou superior a R$ 1 mil;
  • Conta-corrente vinculada ao CNPJ cadastrado.

Como vender no Marketplace Americanas?

O passo a passo para vender é:

  1. Organize os documentos necessários, como o CNPJ;  
  2. Acesse o site e clique em “Quero vender”;  
  3. Crie o seu login e a sua senha e aceite os termos de uso;  
  4. Preencha as informações do negócio solicitadas pela plataforma;  
  5. Cadastre os seus produtos e crie descrições completas, com boas fotos;  
  6. Use as campanhas disponíveis no canal para alcançar mais clientes.

Conheça mais detalhes para vender na Americanas.

Faça o seu cadastro

Para se tornar uma loja parceira no Marketplace Americanas, é preciso acessar o site e iniciar um cadastro descomplicado.

Após o envio dos dados, a equipe da empresa analisa as informações e, rapidamente, retorna no e-mail informado.

Faça o login e aceite os termos

Assim que o cadastro for aprovado, o lojista recebe um login e senha para o acesso e o vendedor informa seus dados bancários para receber pelas vendas, além de anexar o seu contrato social e assinar digitalmente o “Termo de aceite”.

Preencha as informações sobre o seu negócio

Com tudo pronto, cadastre seus produtos, crie descrições completas e úteis, insira fotos e vídeos de alta qualidade e ajuste os valores de frete. Assim, seus itens estarão disponíveis em um dos maiores marketplaces do Brasil.

Ao longo da parceria, basta você acompanhar as vendas e todo o trâmite logístico a cada pedido.

Leia também: Shopee Marketplace: quais as vantagens de usar a plataforma?

Como anunciar no Marketplace da Americanas?

Você precisa cadastrar seus produtos com informações completas, criar estratégias de marketing e utilizar as ferramentas gratuitas da plataforma. Esses passos aumentam a visibilidade dos itens, melhoram a competitividade da marca e ajudam a alcançar mais clientes e tornar o canal uma das principais fontes de renda do seu negócio.

Afinal, mesmo com o alto número de acessos, é preciso criar estratégias de anúncios para destacar os seus produtos entre a concorrência acirrada dos marketplaces para, então, vender mais.

Confira dicas importantes para não errar!

1. Capriche nas informações dos cadastros dos produtos

É preciso fornecer informações suficientes para o cliente não ficar com dúvidas em relação a sua compra.

Além disso, é fundamental inserir palavras-chave para descrever os seus produtos para facilitar a pesquisa de clientes em plataformas de mecanismos de busca, como o Google.

Não se esqueça de que todas as características são relevantes e as imagens são cruciais para que o consumidor tenha a real dimensão do produto e sinta confiança para concluir a compra.

2. Planeje as ações de marketing

É preciso planejar as ações de venda para ter uma performance melhor.

Saiba que vender em um grande canal de vendas requer planejamento de vários aspectos, como:

  • estratégias de frete grátis;
  • combos;
  • ações promocionais em datas específicas;
  • promoção surpresa para queimar produtos em estoque.

Para que a venda aconteça de forma fluida, é importante também fazer uma análise externa do mercado para entender o comportamento de compra do consumidor e o que a concorrência costuma fazer.

Leia também: Dicas para melhorar a experiência de compra do consumidor

3. Faça uso de ferramentas do canal

O Analytics da Americanas é uma ferramenta gratuita que oferece diversos recursos aos vendedores, como:

  • verificar os produtos mais desejados da sua loja;
  • visualizar as ofertas que os concorrentes estão fazendo;
  • acompanhar a quantidade de vendas fechadas.

Dessa forma, ao acessar dados em tempo real, você pode criar novas estratégias para o seu negócio.

Quais são as vantagens de vender no Marketplace Americanas?

As principais vantagens de vender no Marketplace Americanas incluem:

  • tráfego consolidado que aumenta a visibilidade dos produtos;
  • familiaridade do cliente com a marca, o que gera mais confiança;
  • possibilidade de começar a vender imediatamente após a aprovação;
  • economia com tecnologia, já que não é preciso manter uma plataforma própria;
  • suporte especializado e segurança de dados;
  • acompanhamento de entregas e gestão logística integrada.

Ao integrar sua loja a Americanas, você aproveita um ambiente robusto, com alto volume de acessos e estrutura já preparada para impulsionar resultados. Portanto, reduz custos operacionais, amplia o alcance da marca e favorece a conversão, especialmente para quem está iniciando no varejo digital.

Além disso, o suporte, a proteção de pagamentos e o gerenciamento logístico ajudam a manter a operação mais segura e eficiente.

Essas vantagens se somam a outros benefícios exclusivos, que falamos a seguir.

Benefícios extras de vender na Americanas Marketplace

O vendedor do marketplace da Americanas também pode investir em campanhas para aumentar o engajamento dos usuários. Por exemplo, é possível oferecer descontos diretos no preço e anunciá-lo ou criar cupons promocionais. E a plataforma ajuda a bancar uma parte do desconto oferecido pelo lojista.

Além disso, existem diversas opções de serviços que a Americanas oferece aos seus parceiros, que contribuem diretamente para o sucesso das suas vendas. Descubra os principais.

Americanas Advertising (Ads)

A ferramenta Ads é uma estratégia de CPC (custo por clique), em que o lojista só paga quando um cliente clica no produto anunciado.

Ao fazer esse anúncio, seus itens aparecem com mais destaque dentro e fora do marketplace da Americanas, como em redes sociais e blogs, e sua marca ganha mais visibilidade e chances de vender.

Na prática, funciona assim: sempre que o usuário ingressa no canal de vendas da Americanas, ocorre um leilão virtual e automático dos produtos anunciados que atendem ao perfil do consumidor que acabou de chegar à página.

Para alavancar as vendas, é recomendado anunciar aqueles produtos que têm bom desempenho orgânico.

Porém, você pode patrocinar outras ofertas conforme a sazonalidade ou a sua estratégia.

Assista ao vídeo abaixo e entenda como funcionam os anúncios do Marketplace Americanas.

Saiba mais: Como fazer a gestão do estoque sazonal de forma efetiva no seu negócio

Americanas Entrega

Este marketplace fornece a seus parceiros a solução gratuita Americanas Entrega, para que todos os lojistas aproveitem o contrato desta grande marca com os Correios e a transportadora Direct.

Pelo alto número de entregas, essa parceria permite oferecer fretes mais baratos e ágeis aos seus consumidores.

Por meio desse benefício, os empreendedores também conseguem aumentar exponencialmente a satisfação dos seus compradores devido à menor incidência de problemas relacionados ao tempo de entrega.

Por fim, ao solicitar integração com o programa de gestão logística da Americanas, o lojista fica responsável apenas pela emissão da nota fiscal e postagem nos Correios, ponto de coleta ou por solicitar a retirada em sua operação.

Vender em marketplaces é sempre uma grande oportunidade para o lojista, mas também um desafio, já que passa a administrar vendas, estoque e entregas em canais variados.

Por isso, é importante contar com um sistema ERP de gestão, como o Bling, que integra e-commerces e marketplaces e ainda contribui para a centralização da gestão em uma ferramenta única e descomplicada.

Como fazer a integração do Marketplace Americanas com o seu ERP?

O Bling permite integrar o Marketplace Americanas e, assim, sincroniza todos os dados, o que facilita a gestão financeira, logística e fiscal da sua loja. Com essa integração, você ativa itens com um clique, atualiza cadastros diretamente no ERP e recebe pedidos automaticamente, sem a necessidade de importações manuais.

Além disso, estoque, preços e dados essenciais permanecem sempre alinhados entre as plataformas, o que torna o dia a dia muito mais produtivo. Para ver o passo a passo completo, confira o treinamento oficial da integração do Bling:

O Bling oferece recursos variados, como importação automática de pedidos, cadastro e exportação de produtos e sincronização de estoque em tempo real. Tudo pensado para agilizar operações e apoiar seu crescimento no marketplace.

Faça agora o teste grátis e integre sua loja ao Marketplace Americanas pelo Bling!

FAQ

Posso vender no Marketplace Americanas como pessoa física (CPF)?

Não. A Americanas permite apenas cadastro de vendedores com CNPJ ativo, além de precisarem atender às exigências fiscais e operacionais da plataforma. Atuar como pessoa jurídica é fundamental para a emissão de notas fiscais, acesso a fornecedores e possibilidade de expansão mais estruturada do negócio.

Preciso de certificação digital para vender no Marketplace Americanas?

Sim. Para emitir notas fiscais eletrônicas e operar de forma regularizada no Marketplace Americanas, é necessário adquirir o certificado digital. Isso porque esse documento garante segurança, validade jurídica e integração com sistemas de gestão. Saiba como o Bling facilita essa etapa e emite NF-e automaticamente.

O cadastro para vender no Marketplace da Americanas é pago?

O cadastro no marketplace da Americanas é totalmente gratuito e não há mensalidades ou taxas de adesão. E o lojista só paga comissão quando vende, conforme o departamento do produto. Dessa forma, permite começar sem investimento inicial e ampliar os resultados conforme as vendas evoluem na plataforma.

Buscar no Blog