Disponibilizar seus produtos em canais de venda de grandes varejistas como a Americanas Marketplace é uma das principais oportunidades apresentadas atualmente pelo comércio digital.
Contudo, é comum encontrarmos empreendedores com muitas dúvidas sobre essa opção.
Afinal quais são os melhores canais de venda, como eles funcionam e quais as principais vantagens das transações feitas usando essas plataformas?
Neste artigo, vamos responder todas essas e outras perguntas sobre um marketplace em especial: a plataforma da Americanas.
O que você verá no artigo:
O que é a Americanas Marketplace?
A Americanas Marketplace é a plataforma que abre as portas para o lojista vender em lojas virtuais como a Americanas, Submarino e Shoptime. Conhecida como B2W, após a fusão entre a Lojas Americanas e a B2W Digital, foi rebatizada, mas continua possibilitando que parceiros vendam nas maiores marcas da internet.
Considerado um dos maiores marketplaces do Brasil, a Americanas conta, atualmente, com mais de 940 pontos comerciais no Brasil.
Assim como outros grupos como a Magalu Marketplace, a Americanas Marketplace é confiável e atende segmentos diversos, como eletrodomésticos, eletrônicos, livros, decoração, entre outros nichos.
Por que vender na Americanas Marketplace?
Alguns motivos são relevantes para fazer o lojista integrar a sua loja a um canal como a Americanas Marketplace, como:
- Aumento de vendas em larga escala: os sites que fazem parte da Americanas Marketplace recebem mais de 1 bilhão de visitas e tem mais de 52 milhões de clientes ativos.
- Alcance abrangente: a visibilidade são duas das principais vantagens de lojas como a Americanas, especialmente para pequenos e microempreendedores, que não têm sua marca ainda tão consolidada no mercado digital.
- Diversidade de público: com um único cadastro, o parceiro passa a vender ao mesmo tempo na Americanas, no Submarino e no Shoptime, sites que atendem a universos diferentes de clientes, multiplicando as possibilidades de comércio.
- Os parceiros contam com soluções completas e para todos os objetivos: a Americanas Marketplace oferece crédito, publicidade, capacitação, tecnologia e logística para transformar objetivos em resultados.
- Zero investimento inicial: o empreendedor não tem nenhuma mensalidade ou taxa de ingresso, só paga comissão se vender.
- Uma plataforma segura, conceituada e já conhecida pelo público: a Americanas Marketplace destina boa parte dos seus investimentos em suas plataformas backoffice e frontoffice.
E, se você ainda tem dúvidas sobre o papel do marketplace e do e-commerce em uma estratégia de vendas online e não entende como eles podem trabalhar juntos para te levar ao sucesso, a nossa indicação é que assista ao vídeo abaixo, que dá um panorama sobre cada um deles.
Quem pode vender na Americanas Marketplace?
Pode vender na Americanas Marketplace qualquer empresa com CNPJ ativo e sem restrições, com CNAE de varejista e inscrição no Sintegra para emissão de nota fiscal eletrônica. Isso inclui MEI, distribuidores, indústrias, lojas físicas, microempresas, lojas virtuais, que vendem diferentes tipos e categorias de mercadorias.
Na lista de itens que possuem mais busca dentro dos canais da Americanas Marketplace estão:
- beleza;
- saúde;
- esporte;
- livros;
- papelaria;
- informática;
- automotivo;
- artesanato;
- malas e acessórios;
- câmeras;
- cama, mesa e banho;
- mod;
- pet shop, entre outros.
Leia também: Tudo sobre Marketplace: dicas, vantagens e como funciona!
Taxa de venda americanas Marketplace
Como dissemos acima, todo mundo que tem um CNPJ com CNAE de varejo pode começar a vender na Americanas Marketplace. Isso é ótimo e superdemocrático, não é mesmo?
Mas será que o custo da comissão e das taxas também cabem no bolso de todo empreendedor, mesmo de quem está começando?
Esta é sempre uma questão importante de o lojista observar antes de se cadastrar em algum canal de vendas, observando tanto as taxas de cadastro (que não existem na Americanas Marketplace) quanto o valor de comissão sobre as vendas.
Taxas
No caso da Americanas Marketplace, não é cobrada nenhuma taxa de cadastro, apenas é cobrada uma comissão fixa por venda do lojista.
Comissão
Então, afinal, quanto custa vender na Americanas? A comissão vai de 16% a 19%, de acordo com o segmento do produto vendido. Confira a tabela completa aqui.
Americanas marketplace: como funciona?
O primeiro passo para vender na Americanas Marketplace é ter os documentos adequados para isso e cumprir alguns critérios, entre eles:
- CNPJ ativo e sem restrições.
- CNAE de varejista.
- Inscrição no Sintegra (exceto MEI).
- Emitir nota fiscal (NF-e ou NF-a).
- Capital social igual ou superior a R$1 mil.
- Conta corrente vinculada ao CNPJ cadastrado.
Como vender na Americanas?
O passo a passo para vender na Americanas Marketplace inclui:
- Organizar os documentos necessários, entre eles o CNPJ;
- Fazer o cadastro no site, clicando em “quero vender”;
- Logar e aceitar os termos de uso;
- Preencher as informações do negócio que são solicitadas pela plataforma;
- Cadastre os produtos e crie descrições completas;
- Use das campanhas do canal para alcançar mais clientes.
Entenda cada etapa, a seguir.
Fazer o cadastro
Para que sua loja seja uma loja parceira na Americanas Marketplace, é preciso acessar o site e iniciar com um cadastro descomplicado.
A equipe vai analisar as informações e, rapidamente, retornará no e-mail informado por você.
Logar e aceitar os termos
Assim que o cadastro for aprovado, o lojista recebe um login e senha para o acesso e o vendedor informa seus dados bancários para receber pelas vendas na Americanas Marketplace, anexa seu contrato social e assina digitalmente o “Termo de aceite”.
Preencha as informações sobre o seu negócio
Cadastre seus produtos, ajuste valores de frete e outros detalhes e pronto! Seus itens já estarão disponíveis nas maiores marcas da internet.
Aí, é só acompanhar as vendas e todo o trâmite logístico de acordo com os novos pedidos.
Como anunciar na Americanas?
Mesmo o canal de vendas sendo bastante acessado, como é o caso da Americanas Marketplace e outros grandes canais como o Shafa Marketplace e a Shopee Marketplace, é preciso criar estratégias através de anúncios para destacar os seus produtos entre concorrência e vender mais.
Para isso, algumas dicas são importantes:
Capriche nas informações dos cadastros dos produtos
É preciso fornecer informações suficientes para que o cliente não fique com dúvidas com relação a compra que ele está fazendo.
Quando o item é buscado através da pesquisa também é importante que se utilize palavras-chave para descrever o produto para que ele seja reconhecido pelo mecanismo de busca.
Todas as características são relevantes e as imagens são cruciais para que o consumidor tenha a real dimensão do produto.
Planeje as ações de marketing
É preciso planejar as ações de venda para que a performance seja melhor.
Saiba que vender em um grande canal de vendas como a Americanas Marketplace requer planejamento, desde:
- estratégias de frete grátis;
- combos;
- ações promocionais em datas específicas;
- promoção surpresa para queimar alguns produtos em estoque e mais.
Para isso acontecer de forma fluida, é também importante fazer uma análise externa do mercado, e entender o comportamento de compra do consumidor.
Leia também: Dicas para melhorar a experiência de compra do consumidor
Faça uso de ferramentas do canal
O B2W Analytics é uma ferramenta que os vendedores da Americanas Marketplace tem disponível gratuitamente na plataforma, e com ela é possível:
- verificar quais os produtos mais desejados da sua loja;
- visualizar as ofertas que os concorrentes estão fazendo;
- acompanhar a quantidade de vendas fechadas.
Isso ajuda a criar novas estratégias para o seu negócio.
Vantagens de vender em um marketplace
Estar integrado a um canal de vendas como um marketplace é uma vantagem importante para o lojista aumentar as chances de venda. Mas algumas outras vantagens são importantes, confira:
- Tráfego consolidado: a loja que inicia o trabalho em marketplaces aproveita do tráfego do player para destacar os seus produtos. Não há necessidade de criar demanda, mas sim aproveitar a base de acessos que o canal já dispõe.
- Familiaridade ao cliente: os consumidores buscam mais segurança e confiabilidade na hora de comprar online. Por isso, é importante vender em canais já conhecidos pelo público.
- Venda imediata: assim que fizer o cadastro e for aprovado pelo marketplace, o lojista já pode iniciar suas vendas. Não é preciso criar uma plataforma e buscar retorno aos poucos, as chances de vender imediatamente são reais pois os clientes já frequentam o canal.
- Economia: a plataforma tecnológica já disponível também economiza o investimento de manter um canal virtual para as suas vendas, sem desprender do investimento inicial.
- Suporte e segurança de dados: a maioria dos marketplaces dispõe de um suporte para os lojistas e clientes, que respondem as perguntas sobre as vendas e os produtos. Outra vantagem é a segurança no sistema de pagamento que assegura os dados do cliente e os pagamentos e estornos são feitos corretamente.
- Acompanhamento da entrega: muitos marketplaces possuem o gerenciamento da entrega, que garantem a organização e a segurança dos pedidos.
Benefícios extras de vender na Americanas Marketplace
Além dos benefícios citados que o lojista tem por estar integrado a um marketplace, também é importante frisar que o vendedor da Americanas Marketplace também pode investir em campanhas para aumentar o engajamento dos usuários.
É possível oferecer descontos diretos no preço e anunciá-lo, ou criar cupons promocionais.
A Americanas Marketplace ajuda a bancar uma parte do desconto oferecido pelo lojista.
Além disso, outra vantagem clara é o fato do marketplace Americanas ser confiável tanto para o lojista como para o consumidor. O que impulsiona a atração de clientes e gera mais tranquilidade para o comerciante.
Por último, mas não menos importante, existem diversas opções de serviços que a Americanas marketplace oferece e que contribuem diretamente para o sucesso das suas vendas.
Americanas Advertising (Ads)
A ferramenta Ads é uma estratégia de CPC (custo por clique), em que o lojista só paga quando um cliente clica no produto anunciado.
Ao fazer esse anúncio, seus itens aparecem com mais destaque dentro e fora da Americanas, do Submarino e do Shoptime, ganhando mais visibilidade e chances de vender.
Na prática, funciona da seguinte forma: sempre que o usuário ingressa no canal de vendas da Americanas, ocorre um leilão virtual e automático dos produtos anunciados que atendem ao perfil do consumidor que acabou de chegar à página.
Para alavancar as vendas, é recomendado anunciar aqueles produtos que têm bom desempenho orgânico.
Outras ofertas podem ser patrocinadas de acordo com a sazonalidade ou a estratégia.
Assista ao vídeo abaixo e entenda como funcionam os anúncios da Americanas marketplace.
Americanas Entrega
A Americanas Marketplace fornece a seus parceiros a solução gratuita Americanas Entrega, para que todos os lojistas aproveitem o contrato desta grande marca com os Correios e a transportadora Direct.
Isso permite que eles ofereçam fretes mais baratos e ágeis aos seus consumidores.
Por meio da Americanas Entrega, os empreendedores parceiros do marketplace também conseguem aumentar exponencialmente a satisfação dos seus compradores, devido à menor incidência de problemas relacionados ao tempo de entrega.
Por fim, ao solicitar integração com o programa de gestão logística da Americanas Marketplace, o lojista fica responsável apenas pela emissão da nota fiscal e postagem nos Correios, ponto de coleta, ou por solicitar a retirada em sua operação.
Integração do Marketplace da Americanas com o seu ERP
Vender em marketplaces é sempre uma grande oportunidade para o lojista, mas também um desafio, já que passa a administrar vendas, estoque e entregas em canais variados.
Para isso, é importante contar com um sistema ERP de gestão como o Bling!, que integra e-commerces e marketplaces e ainda contribui para a gestão das empresas estar centralizada em uma ferramenta única e descomplicada.
O Bling permite a integração de pedidos e produtos com a Americanas Marketplace, e ajuda a organizar os departamentos financeiro, logístico e jurídico para se desenvolver sempre mais.
Para entender como funciona essa parceria, gravamos um treinamento completo sobre o assunto e compartilhamos a seguir.
Lembre-se, que o Bling é uma ferramenta completa, que vai facilitar a gestão, tornando seus dias mais produtivos e eficientes e ampliando a inteligência do negócio.
Por isso, faça agora mesmo o teste grátis e alavanque seus resultados financeiros e de vendas.