Todo o negócio exige planejamento prévio das ações a serem implementadas para que a empresa progrida com organização e fluidez. Pouco se fala disso no mundo dos negócios, mas a falta de planejamento é o principal motivo para o fracasso de algumas instituições, e por isso, para tomar boas decisões é preciso estar embasado com estudo e munido de dados reais sobre a sua empresa. Uma boa forma de estruturar um planejamento é pensar na matriz 5w2h, como uma ferramenta indispensável para ter noção do papel da empresa no cenário mercadológico.
O primeiro passo é entender qual o objetivo que a empresa pretende atingir, por exemplo, se é aumentar vendas, fidelizar clientes ou desenvolver novos produtos ou estratégias de comunicação. A partir disso, já é possível ter um norte para as próximas definições.

O que é o 5w2h?

Sempre que aparece uma sigla imaginamos se tratar de algo complicado, mas o 5w2h nada mais é do que algumas perguntas que precisam ser respondidas com clareza para mapear as atividades do planejamento do negócio. Desta forma, passa a ficar estabelecido por que, onde, em qual período, em qual área, quanto irá custar e como será conduzida a aplicação de resolução. A sigla deriva das perguntas feitas em inglês: O que (what) deve ser feito? Por que (why) deve ser implementado? Quem (who) é o responsável? Onde (where) deve ser executado? Quando (when) deve ser implementado? Como (how) deve ser conduzido? Quanto (how much) vai custar a implementação?
Fazer um planejamento com o 5w2h é excelente pois elimina dúvidas que possam surgir no processo e promove maior clareza de objetivos para determinados procedimentos a serem realizados internamente ou que sofrerão interferências externas.

Como utilizar o 5w2h?

Após estabelecer uma estratégia de ação para identificar as soluções que a empresa está buscando, é fundamental fazer um brainstorm para chegar às certezas de que este é o caminho certo a percorrer. Por exemplo, é importante que as ações determinadas não tenham efeitos colaterais em algum setor da empresa, caso contrário terá que eliminar a ideia. Outra dica antes de começar a agir é perceber que as ações propostas buscam uma solução diferente aos problemas analisados.
O 5w2h representa um modelo internacional para gestão de negócio, consistido por adoção de ações métricas que respondem as perguntas propostas no planejamento. Lembre-se sempre que a ideia principal é resolver um problema e o melhor caminho é entender o que deve ser feito para isso.
A aplicação do 5w2h pode ser feita através de uma planilha no computador, de preferência as que compilem e somem dados automaticamente, como o Microsoft Excel, que é disponível para os mais diversos sistemas operacionais.

Quem pode utilizar o 5w2h e como fazer de forma simples

É importante destacar que o método 5w2h, devido a sua versatilidade, pode ser aplicado em empresas de todos os portes, desde microempresas até multinacionais. O que vale são as boas ideias que farão o negócio ter uma visão ampliada e descontruída dos resultados que estão sendo questionados. Através de um processo simples, como o questionamento na hora das definições, a ação pode se tornar um diferencial competitivo entre as suas concorrentes.
Autoconhecimento é um termo que está em voga, e também pode ser aplicado na empresa. O questionamento gerado pelas perguntas do 5w2h, desencadeiam a melhora do autoconhecimento da empresa que está em busca de maior produtividade.

Dicas para implementar o 5w2h:

  1. Questionamento – Antes da ação em si, questionar o que pode ser feito é importante para definir ações como pesquisas de mercado ou satisfação de clientes. Ao conhecer seus dados, fica mais fácil direcionar o que será feito e em qual área a demanda é urgente. Por consequência, estipula-se datas e pessoas responsáveis por cada ação.
  2. Definições – Com todas as informações na mão, chega a hora de decidir como será feito cada passo e quais ações incluem a etapa. É nessa parte que também entra em jogo uma estimativa de custos para cada mês de aplicação.
  3. Ação – Objetividade é o ponto principal do 5w2h. Por isso, após as definições é a vez de colocar a mão na massa e fazer acontecer. Identifique o que foi feito para poder gerar relatórios de resultados ao fim do processo.

Todo o líder deve acompanhar as estratégias de ação da empresa, desde a concepção até a execução. Mas é ele também que deve apontar alguns caminhos a serem seguidos, e para isso é fundamental a utilização de um sistema de gestão como Bling, que realiza automações entre os processos internos da empresa, como fluxo de caixa, controle de estoque, faz a emissão de notas fiscais e até boletos bancários, mas também integra o seu negócio aos grandes marketplaces do mercado.

Aplicar estratégias como o 5w2h só é possível para quem conhecer bem o seu negócio, e essa é a base para desenvolveros os planos de ação. Otimize seus processos com o Bling e descomplique a gestão do seu negócio. Faça um teste grátis e confira na prática tudo o que o Bling é capaz de fazer.