Com processos cada vez mais remotos e digitais, um Certificado Digital é uma ferramenta necessária para o seu negócio ganhar agilidade nos processos. 

O Certificado Digital só pode ser emitido por uma Autoridade Certificadora habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil), por isso é importante averiguar se a unidade certificadora que está contratando está habilitada, é isso que garante a legalidade do documento. 

O Certificado Digital utiliza chaves criptográficas – em arquivo digital ou token – para gerar essa identidade exclusiva, e porta informações da pessoa ou da empresa, uma chave que é associada ao CPF ou CNPJ, e uma assinatura digital.

É importante entender qual os tipos de certificado digital existentes e qual se aplica melhor à realidade do seu negócio. 

Neste artigo vamos abordar algumas das vantagens na utilização do Certificado Digital e como fazer para conseguir o seu. 

Quais são os benefícios do certificado digital?

O Certificado Digital funciona como uma assinatura digital para pessoas físicas e jurídicas com mobilidade e praticidade, pois facilita uma série de transações fiscais. 

De forma geral, os seus maiores benefícios estão ligados à economia de tempo e deslocamento, mas outras vantagens também são consideradas para a utilização do Certificado Digital no seu negócio:

  1. Segurança: Com a assinatura digital é possível assinar documentos com valor jurídico e garantir a segurança das informações do seu negócio;
  2. Sustentabilidade: Também é uma forma de economizar recursos sustentáveis, já que não é preciso deslocar-se para assinar documentos nem imprimir papéis para comprovar transações. 
  3. Praticidade: Além de economizar tempo da equipe, também permite que ações contábeis sejam feitas sem complicações. 

É possível conseguir um certificado digital gratuito?

Não se pode afirmar que existe um certificado digital gratuito, mas é possível entender as suas particularidades e em quais casos ele é necessário.

Assim como qualquer produto digital que ofereça algum benefício para o negócio, o Certificado Digital tem um custo, mas que pode ser diluído muito suavemente no orçamento da empresa se comparado ao tanto de benefícios e economia em deslocamento e tempo que ele proporciona.

Certificado digital gratuito: o MEI precisa para emitir nota fiscal?

Existem muitas dúvidas sobre quem precisa de Certificado Digital . No caso do MEI um certificado digital MEI não é obrigatório por lei, mas o microempreendedor pode utilizá-lo como um recurso extra que garante operações digitais mais profissionais e seguras, e também serve para a segurança das operações eletrônicas e evita fraudes no processo.

Na emissão da NF-e, o certificado funciona como a assinatura eletrônica que comprova a validade do documento fiscal. Ele também é exigido para emissão da NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor). 

O Bling! pode te ajuda a adquirir um certificado digital: veja o passo a passo

O primeiro passo é escolher uma Autoridade Certificadora habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil): No caso, o Bling possui parceria com a Certisign e dispõe de opções para o seu negócio.  

O próximo passo é comparecer a uma agência da Autoridade Certificadora com a documentação necessária para emissão do documento eletrônico. O preço varia de acordo com o modelo que for adquirido. 

Devido a pandemia passou a ser permitida a emissão do Certificado Digital ICP-Brasil com uso de videoconferência. Mas somente é válido para o primeiro Certificado Digital, de Pessoa Física e Jurídica, restrito a validade de 12 meses, podendo ele ser um A1, no computador, ou A3, no cartão, token ou na nuvem.

Para obter o seu Certificado Digital é simples:

  1. Solicitação: Efetue a compra da sua certificação e aguarde a confirmação do pagamento. Após a confirmação, realize o agendamento do atendimento escolhendo o dia e horário que deseja;
  2. Validação: Envie previamente os documentos exigidos;
  3. Emissão: Acesse o link para o atendimento no dia e horário escolhido anteriormente e através do site da Certisign já é possível gerar o Certificado Digital. 
  4. Instalação: Prossiga para configurar o Certificado no Bling e utilizá-lo nas transações do seu negócio. 

O Certificado Digital vem acompanhado de muitas vantagens para quem atua no mercado online, pois traz ainda mais mobilidade e segurança para as operações burocráticas da empresa. 

Associado ao sistema de gestão ERP em nuvem, ele fará parte de processos mais seguros e tecnológicos e também de um trabalho mais fluido e descomplicado. Se ainda não é cliente Bling adquira aqui seu Certificado Digital juntamente com um plano de gestão.