Se você quer saber mais sobre as métricas para marketplace e como utilizar cada um deles para vender mais, o nosso conteúdo com certeza vai te ajudar. Se você está começando a vender agora, analisar os números é essencial para melhorar os resultados da sua loja.

Por isso, preparamos um conteúdo exclusivo com tudo que você precisa saber sobre as métricas para marketplace e como usá-las no dia a dia. Dessa forma, você terá uma noção sobre os resultados, bem como se as estratégias utilizadas estão dando o retorno esperado.

Quer saber um pouco mais sobre as métricas para marketplace, bem como a importância dessas métricas para vender mais? É só acompanhar até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

O que são as métricas para marketplace e a sua importância

As métricas para marketplace nada mais são do que os indicadores usados para mensurar determinadas estratégias ou o desempenho geral do seu empreendimento. Ou seja, é por meio das métricas que você pode analisar o desempenho da sua loja, como:

  • A quantidade de visitas e o tempo gasto no seu site;
  • Quais os itens que você mais vendeu no seu site;
  • Quantas pessoas compraram com você uma vez e voltaram a fechar negócio com a sua empresa, entre outros.

Por isso, as métricas para marketplace são fundamentais, te ajudando a ter um melhor entendimento sobre a saúde financeira da sua loja. Além disso, as métricas são muito importantes porque elas te ajudam a entender, em números, todas as operações realizadas dentro do seu site.

Quando analisadas, as métricas te ajudam a entender o panorama completo, desde as oportunidades até os riscos que você pode ter. Ou seja, você vai ter dados concretos para basear as suas estratégias, sem precisar depender de intuição ou achismos.

As métricas para marketplace

Se você quer começar a vender pela internet, uma opção é criar o seu e-commerce ou loja virtual, e a outra é criar uma loja dentro de um marketplace. Por isso, vamos falar sobre as principais métricas para você analisar as vendas da sua loja dentro de um marketplace, como Mercado Livre, Amazon, entre outros.

São várias as métricas para marketplace, porém, algumas delas são essenciais para você acompanhar, que são:

  • Métricas de uso, como bounce rate, tempo gasto no site e usuários ativos no mês;
  • Métricas de transação, como taxa de conversão, proporção de fornecedor para consumidor e proporção de compra recorrente;
  • Métricas de negócio, como GMV, CAC, CLV e ROI;
  • Métricas de satisfação, como NPS;
  • Métricas de vendas, como ticket médio.

Agora, vamos explicar as principais delas, para você saber como usar essas métricas no dia a dia da sua empresa.

Bounce Rate

O bounce rate é uma porcentagem, com o número de visitantes que entrou na sua loja e saiu logo em seguida, sem nenhum tipo de interação. Por exemplo, sabe quando você clica em um site, achando que é algo que você está procurando, mas acaba que não tem literalmente nada a ver, e você sai logo em seguida?

Isso é o bounce rate. Por isso, o ideal é que a porcentagem seja a menor possível no seu site, porém, antes de se desesperar, vale lembrar que grandes marketplaces como Amazon e Shopee estão entre 20% e 38,57%

Tempo gasto no site e ticket médio

O tempo gasto no site é a métrica que analisa literalmente isso: o tempo que o seu cliente passou no seu site. Porém, nem sempre passar muito tempo no seu site é uma boa coisa.

Isso pode significar que o seu cliente está passando mais tempo no seu site pois não conseguiu encontrar com facilidade o produto desejado. Mas isso também pode significar que ele passou mais tempo no seu site por ter encontrado vários produtos do interesse dele.

Por isso, é preciso que você analise o tempo gasto no seu site em conjunto com o ticket médio. O ticket médio é o resultado do valor total de vendas dividido pelo número de vendas do período analisado.

Ou seja, se você tem uma taxa de tempo gasto no seu site grande, mas um grande aumento no ticket médio, isso é um ótimo sinal. Porque isso significa que o tempo que o seu cliente gastou no seu site foi para comprar mais produtos, o que significa que sua loja está bem montada e fácil de navegar.

Desempenho por categoria

O desempenho por categoria é a métrica que analisa quais das categorias dentro da sua loja no marketplace tiveram um melhor resultado de vendas. Com esse resultado, você consegue entender melhor sobre as necessidades dos seus clientes, bem como os produtos que eles desejam.

Dessa forma, você pode optar por colocar mais produtos que pertencem a essa mesma categoria para aumentar o retorno financeiro da sua loja dentro do marketplace. Por isso, sempre que for cadastrar os seus produtos dentro da sua loja, opte por fazer uma divisão lógica de categorias.

Dessa forma, além de seus clientes conseguirem encontrar os produtos com mais facilidade, você garante que a análise do desempenho seja feita de forma mais precisa.

Itens mais vendidos

Essa métrica para marketplace é essencial para você analisar o desempenho da sua loja. Isso porque com essa informação você pode traçar vários tipos de estratégias.

Por exemplo, se o item X vende mais que o item Y, uma opção é fazer um combo com os dois produtos (se forem relacionados, é claro) para divulgar o item Y. Dessa forma, saber sobre os itens mais vendidos vai muito além de apenas saber quando repor o seu estoque.

Além disso, saber quais são esses itens pode ser uma ótima opção para você começar a procurar por itens parecidos que possam interessar os seus clientes. Com isso, você pode até mesmo deixar de vender algum item que não tenha tanto retorno e dar mais atenção para os que vendem mais.

GMV

GMV é a sigla para Gross Merchandise Volume que em português pode ser entendido como Volume Bruto de Mercadorias. O GMV é uma métrica que determina o valor bruto das mercadorias, além de representar o valor total de vendas em determinado período.

Porém, vale lembrar que o GMV não corresponde ao seu lucro total. Para saber esse valor, é preciso multiplicar o seu GMV pela sua take rate, que é a porcentagem do que você ganha em cada transação.

CLV e CAC

CLV é a sigla para Customer Lifetime Value, que em português pode ser entendido como ciclo de vida do cliente. O CLV corresponde à receita que você espera ganhar com determinado cliente.

Porém, para entender melhor o CLV, é preciso que se faça uma análise do CAC (Customer Acquisition Cost) ou Custo de Aquisição de Clientes.

O CAC corresponde ao valor que você precisou gastar para conseguir aquele cliente, sendo o cálculo da despesa total dividido pelo total de clientes no período analisado. Por exemplo, o CAC é a métrica que vai falar o quanto você gastou, por exemplo, em estratégias de marketing e em pessoas ou ferramentas.

Ou seja, se o seu CAC for maior do que o seu CLV, significa que você está perdendo dinheiro, ao invés de ganhar. Isso porque o valor que você gastou para conquistar determinado cliente será maior que o retorno financeiro que esse cliente trará ao comprar seus produtos.

Desempenho por região

O desempenho por região é uma das métricas para marketplace que mais vão influenciar caso você esteja pensando em expandir seu negócio. Isso porque, ao analisar esses dados, você vai entender melhor sobre qual região está sendo mais lucrativa para a sua loja.

O desempenho por região analisa as regiões em que sua loja atua, bem como onde os clientes são mais ativos, gerando mais lucro para a sua loja.

Com esses dados, você pode criar estratégias que atraiam ainda mais clientes da mesma região, como promoções com frete grátis, entre outros. Além disso, analisar esse desempenho vai ser fundamental para você traçar novas estratégias e ampliar sua área de atuação.

Tempo médio de envio de pedidos

Ao abrir a sua loja em um marketplace, é preciso pensar e planejar a logística para entregar os produtos que foram comprados na sua loja. Ou seja, o tempo médio de envio de pedidos é a métrica que analisa se a logística da sua loja está sendo eficiente, conhecida também como performance de logística.

Para calcular a performance de logística na sua loja, basta calcular o tempo que levou entre o recebimento do pedido na sua loja e a postagem desse pedido. Com esse valor, é possível traçar estratégias para melhorar a velocidade de entrega, como optar por transportadoras ou um sistema próprio de entrega.

Reclamações no SAC

O pós-venda e um bom atendimento ao cliente são tão importantes quanto a própria venda. Por isso, analisar as reclamações no SAC da sua loja são essenciais para entender a sua empresa pelo ponto de vista do cliente.

Com as reclamações, você pode entender sobre pontos a melhorar sem nem precisar fazer vários cálculos. Para isso, tudo que você precisa fazer é analisar quais são as maiores reclamações:

  • Qualidade e velocidade da entrega;
  • Qualidade dos produtos;
  • Qualidade do atendimento online, entre outros.

Ao analisar essas reclamações, você pode traçar estratégias que melhorem esses pontos, aumentando a satisfação dos seus clientes.

NPS

NPS é a sigla para Net Promoter Score, que é a métrica que determina a satisfação do seu cliente com a sua loja. Ou seja, o NPS corresponde à probabilidade do seu cliente recomendar a sua loja para alguém, em uma escala de 0 a 10.

Nesse cálculo, 0 indica que seu cliente jamais indicaria a sua loja e 10 que ele com certeza indicaria sempre que tivesse chance para isso. Normalmente, o NPS é um formulário enviado por e-mail aos clientes ativos, outras vezes colocado de forma integrada dentro da plataforma.

Com esses dados, você pode entender a satisfação do seu cliente em um determinado período, como por exemplo, após uma primeira compra.

Proporção de compras recorrentes

A proporção de compras recorrentes diz respeito ao número de vezes que determinado produto foi comprado por um cliente, dentro de um período de tempo. Com a análise desses dados, é possível, por exemplo, criar uma assinatura (mensal, bimestral, semestral e etc.) para suprir as necessidades do seu cliente.

Como acompanhar as métricas no dia a dia

Para acompanhar as métricas no dia a dia existem várias ferramentas, mas vamos falar sobre as principais:

  • Google Analytics e Hotjar, são ótimas opções para acompanhar as métricas de uso;
  • TrackSale e Wootric são ideais para calcular o NPS e saber mais sobre a satisfação dos seus clientes;
  • Base de dados da plataforma, onde você pode acompanhar principalmente as métricas de transação e de negócios;
  • Power BI e Metabase são usados para ter relatórios personalizados dos dados da plataforma e outras ferramentas integradas no marketplace.

É preciso acompanhar todas as métricas para marketplace?

Na verdade não, você só precisa acompanhar as métricas que são mais importantes para a sua loja. Porém, vale lembrar que quanto mais métricas você acompanhar, maiores as chances de você vender mais na sua loja e ter mais retorno financeiro.

Isso porque, vender mais e ter mais retorno financeiro está diretamente ligado à análise dos dados coletados nas métricas para marketplace. Por isso, entender esses dados vai ser fundamental na hora de criar estratégias que realmente funcionam, ou seja, que irão dar retorno financeiro para a sua loja. 

Além disso, com as análises você pode até mesmo encontrar um ramo melhor de atuação do que o que você está atualmente. Como por exemplo, analisar os itens que são vendidos com frequência e criar um sistema de assinatura para aquele produto.

Agora você já sabe um pouco mais sobre as métricas para marketplace, bem como como usar cada um deles para vender mais na sua loja dentro. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é colocar o que aprendeu em prática e elevar ainda mais o nível do seu negócio.