Para conseguir atender um consumidor cada vez mais exigente, novas estratégias de venda estão sendo criadas por empresas de todos os portes.

Uma das novidades no mundo do empreendedorismo é o O2O, método que promete aproximar o mundo online e o offline ainda mais.

Quer saber que estratégia é essa e como ela pode transformar o seu negócio? Continue lendo!

O que é o O2O

O modelo de venda O2O, online to offline (do online para o offline, em uma tradução para o português), é uma maneira de fazer a integração entre os negócios de uma loja física com a estratégia de vendas do digital.

Essa técnica proporciona uma melhor experiência de compra para o cliente. Como falamos, o consumidor está mais exigente — e mais conectado. A possibilidade de comprar um produto online e retirar em uma loja física é uma atração a mais para o cliente.

Quais são os atrativos do O2O para o meu consumidor?

O método O2O possibilita novas formas do cliente ter acesso a uma mercadoria. Veja quais:

  1. Retirar na loja

Nessa modalidade, o cliente faz uma compra online e pode retirar o pedido em uma loja física. Isso significa menos tempo de espera para o consumidor e uma economia para o empreendedor, que reduz os gastos com entrega.

  1. Entrega em 2h

Nesse caso, o pedido é levado ao cliente por meio de um entregador, que retira o produto na loja física e faz a entrega rápida para o consumidor no mesmo dia.

Tenho uma loja física, como o O2O pode ajudar o meu negócio?

Para quem tem uma loja física e está querendo expandir o negócio e conquistar novos clientes, o modelo O2O é uma ótima pedida.

Saiba de que forma esse método pode ajudar o seu negócio:

Diversificando os canais

Por que vender em um canal se você pode estar em dois? O O2O permite que quem trabalha apenas no mercado físico consiga expandir o negócio para o digital — e vice-versa.

A grande vantagem é oferecer uma experiência multicanal para o seu consumidor, que pode conhecer os seus produtos online, fazer a compra na internet e retirar o pedido no seu estabelecimento.

Agilizando as entregas

Logística é uma dificuldade enfrentada por pequenos e médios empresários, principalmente para os que estão iniciando as atividades.

Um modelo como o O2O torna esse desafio menos trabalhoso — e, principalmente, menos custoso.

Agora, o próprio cliente tem a possibilidade de retirar o produto comprado online em uma loja física. Para o consumidor, isso reduz o tempo de espera pela compra. Para o empreendedor, diminui os gastos da operação.

Como funciona a modalidade de entrega na vizinha?

Um dos diferenciais do O2O do grupo B2W, responsável por marketplaces como Lojas Americanas e Submarino, é a modalidade de entrega na vizinhança.

Nessa modalidade, o cliente pode digitar o CEP e descobrir quais lojas na região entregam pedidos para ele no mesmo dia. A distância é o que vai determinar a forma como essa entrega é feita.

  • Até 7km: com entregador B2W

Se o cliente mora a uma distância de até 7km do seu negócio, a própria B2W faz a entrega na casa do cliente.

  • Até 5km: com entregador próprio

Se a distância for menor, o empreendedor pode se comprometer a entregar os produtos, seja usando um prestador de serviço ou indo pessoalmente até a casa do cliente.

Quem determina o limite é o empreendedor, dentro de um raio mínimo de 200 metros e máximo de 5km.

O2O nos marketplaces

Nos marketplaces, o O2O já é uma realidade. Para o lojista, além de ter os produtos expostos para um público muito maior, a vantagem é poder contar com o apoio logístico de grandes empresas.

Entre os marketplaces que investem no O2O estão:

  • Lojas Americanas
  • Submarino
  • Shoptime

Quais são os requisitos para ativar a função O2O?

Para o empreendedor que quer ativar a função O2O, é necessário cumprir alguns requisitos. No caso dos shoppings virtuais da B2W, as exigências são:

  • estar cadastrado no B2W marketplace;
  • ter as lojas cadastradas no B2W marketplace;
  • ter a função Entrega na Vizinhança e/ou Cliente Retira ativados nos locais de expedição que deseja ter esse tipo de entrega;
  • ter as suas lojas B2W integradas à SkyHub.

Vantagens da integração Bling e B2W O20

Quem usa o Bling tem acesso a uma integração com o B2W O2O, que está em fase de testes. Para ser um testador, basta fazer a solicitação por meio de um ticket.

Essa integração significa mais praticidade na hora de transformar o seu negócio em uma loja Online to Offline já que você tem maior controle dos pedidos, do estoque e da emissão de nota fiscal.

Como o O2O está ajudando a expandir pequenos empreendimentos

Para o pequeno e médio empreendedor, um serviço com o O2O significa mais chance de expandir o negócio.

A possibilidade de vender o produto online e permitir a retirada na loja traz um ganho logístico para o dia a dia da empresa. Esse ganho vem, principalmente, em forma de economia, algo fundamental para uma empresa pequena.

É importante, no entanto, garantir que as presenças online e offline estão equilibradas para proporcionar a melhor experiência para o consumidor.

Gostou da função do O2O? Fique por dentro de outras novidades!

O método O2O é uma aposta para conseguir conquistar e fidelizar o cliente, oferecendo ainda mais vantagens para o seu público.

Na hora de investir em uma nova modalidade de negócio, é fundamental ter o apoio de um parceiro como o Bling, que vai facilitar toda a gestão da sua empresa.

Além de tornar as tarefas do dia a dia mais práticas, o Bling ainda possibilita a integração com diversos marketplaces e serviços de fulfillment

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