Ao iniciar os negócios junto com as operações de uma empresa, o empreendedor logo se depara com o gerenciamento e organização das mercadorias que entram e saem do estoque.

A nota fiscal (NF) é uma maneira de manter os registros formais de aquisições e vendas, tanto para a empresa, quanto para comprovar a legitimidade das transações para o governo.

Neste artigo o Bling! traz informações sobre o que é e como importar nota fiscal eletrônica direto da Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Confira!

Nota Fiscal de Entrada

Quando um empreendedor faz uma compra de mercadorias dos fornecedores, ele recebe um documento com a descrição dos produtos comprovando a aquisição e o pagamento. Esse documento é conhecido por Nota Fiscal de Entrada.

No caso da versão digital da NF, a famosa nota fiscal eletrônica (NF-e), é padrão utilizar o formato de arquivo XML (Extensible Markup Language) ou TXT (Text) do documento para registrar as informações e os valores da transação.

Cada NFe possui um código com 44 dígitos para ajudar na identificação e seguir o padrão nacional de escrituração fiscal.

Vamos entender um pouco melhor sobre cada um dos dois formatos utilizados para importar informações das notas fiscais do Sefaz nacional:

  • Arquivo XML: é a versão digital da nota fiscal com todas as informações;
  • Arquivo TXT: esse tipo de arquivo é mais simples e também carrega dados e informações de uma nota fiscal eletrônica. Como esse tipo de arquivo é texto em estado puro, ele não possui qualquer tipo de formatação como tabelas, fonte em itálico ou negrito, e pode ser aberto pelo bloco de notas do sistema Windows, por exemplo.

Por que importar XML NFe do SEFAZ?

O empreendedor que precisa de agilidade e de organização com o registro de produtos e das transações das mercadorias, pode utilizar a importação automática de XML através de softwares, como o sistema ERP do Bling!.

O processo de importação de notas fiscais do Sefaz é feito de maneira manual, isso significa que o empreendedor precisa dar entrada dos produtos por conta própria, o que demanda tempo e atenção, que poderiam estar sendo utilizados para outras atividades da empresa.

Com um sistema moderno de gerenciamento do negócio e um certificado digital, importar NFe direto do Sefaz vira uma tarefa muito mais rápida e prática. Ou seja, todo o processo de gerar novas compras e dar entrada no seu estoque fica automático.

Como importar Nota Fiscal

Quando um fornecedor emite uma nota fiscal para o seu CNPJ, primeiro ela vai para a Sefaz do estado do fornecedor e depois para a Sefaz nacional. Esse processo de direcionamento do estadual para o nacional pode levar cerca de 5 horas ou mais para ser concluído.

Dependendo da plataforma ou sistema que você utiliza, assim que a NF constar no Sefaz nacional, no caso do Bling!, ela é puxada automaticamente para o seu computador junto com os outros documentos de registro de entrada de novas mercadorias e produtos.

Pode até não parecer muito, mas a automação dos processos de emissão e importação de notas fiscais pode poupar um tempo muito valioso para o empreendedor, deixando ele sem preocupações dos processos e burocracia das notas fiscais.

O Bling! pode te ajudar com a emissão de NFe

Experimente os 30 dias grátis do ERP do Bling! e veja na prática como o sistema pode ajudar seu negócio e simplificar diversos processos da sua empresa.

Venha emitir nota fiscal com Bling!, automatizar a importação de notas do Sefaz e muito mais!

Obrigado pela visita!