Você sabe o que é fulfillment? Originado do inglês, o termo quer dizer “cumprimento” e envolve práticas importantes no e-commerce em relação à logística.

Vai desde a separação no estoque até a entrega do produto ao cliente final, esse serviço tem alta relevância quando a intenção é ser reconhecido por altos níveis de satisfação e fidelização de clientes.

Por que devo saber sobre o fulfillment?

Mais importante do que entender o que é fulfillment é saber quais são as vantagens de se contratar esse serviço. É necessário conhecer cada processo realizado e se certificar de que estará tomando a melhor decisão.

O preço não é o principal fator que fideliza o cliente, quando se tem uma logística personalizada, você conquista a confiança e supera as expectativas referente a prazos. Quando compramos através de e-commerce temos uma certa ansiedade para o dia da entrega, se você se destaca, a chance de fidelizar o cliente e até mesmo ser indicado é muito maior.

Fulfillment é fazer com que todos os serviços sejam realizados de forma eficiente. Desde a preparação do estoque, passando pelo processamento de pedidos, entrega e logística reversa, até a satisfação e fidelização fazem parte do fulfillment.

Etapas do Fulfillment

  • Recebimento:  Onde a empresa contratada faz toda a aparte de recebimento de mercadorias, produtos da logística reversa, controle de qualidade e etiquetagem.
  • Estoque: o armazenamento dos produtos, a localização e as quantidades necessárias são extremamente importantes para o cumprimento da entrega. Com a função de registrar produtos recebidos e vendidos;
  • Pick a Pack: Não deixa de ser importante. É hora de processar o pedido dentro de um prazo curto para que a entrega seja realizada sem atraso, como coletar o produto do estoque e preparar para envio;
  • Embalagem: assim como o armazenamento, embalar o produto corretamente é fundamental e pode evitar prejuízos. Além de ser ágil, é necessário atentar-se a entrega nas condições ideais ao consumidor para evitar trocas, devoluções e todo o custo que isso envolve.
  • Entrega: Seleção da transportadora e envio do código de rastreio. É importante atentar-se à condução dos produtos até o automóvel e também à sua movimentação dentro do veículo, tudo para garantir sua integridade. Vale ressaltar a importância do prazo para o frete;
  • Pós-Venda: Atendimento e suporte ao cliente e pesquisas de satisfação. Importante colher feedback dos consumidores para que possa sempre melhorar seu atendimento.

Existem diversas operações de fulfillment, cada uma com sua característica e maneiras diferentes, porém uma estratégia que sempre funciona é manter a sintonia entre todos os envolvidos para criar uma experiência especial antes, durante e depois da venda. Isso tem impacto direto com a satisfação dos clientes.