Com processos definidos e bem estruturados é possível ter sucesso no seu negócio online, aproveitando o melhor que as ferramentas e as integrações podem oferecer. Apostar e conhecer a operação em todos os seus processos é importante para otimizar os processos e melhorar, consequentemente, a experiência do cliente. 

O que é Olist?

O Olist é uma loja de departamentos dentro dos marketplace, o que na prática, facilita o trabalho do lojista que deseja vender nos principais e-commerces brasileiros e quem deseja ampliar seu mercado de vendas. Mesmo para quem já vende em marketplaces, o Olist é um canal importante pois se liga a diversos canais com anúncios em grandes players como Mercado Livre, Americanas.com, Submarino, entre outros. 

Vale a pena vender com ajuda da plataforma Olist?

A visibilidade que o Olist dá para a sua loja é uma grande vantagem. É importante ressaltar, que a comissão cobrada pelo Olist já engloba as taxas dos marketplaces parceiros e os anúncios não são cobrados separadamente.

Na comissão também já está incluso o atendimento do canal, tanto com o próprio lojista, quanto com os seus consumidores, além do acompanhamento da performance. A etapa de pós-venda também fica à cargo da Olist, tirando mais um processo dentre as obrigações do empreendedor. 

O que é Logística Olist?

Logística Olist é o termo que engloba todo o processo da loja virtual para a separação e entrega do produto ao consumidor. Esta etapa do e-commerce envolve uma fatia importante de custos, já que implica no manuseio, armazenagem, preparação e transporte dos produtos.

Etapas da Logística Olist

Conheça algumas etapas que são importantes no processo de logística Olist. 

  • Estoque: O armazenamento do produto é onde inicia o processo e onde todos os produtos à venda ficam guardados. A etapa é fundamental para que a gestão do negócio se mantenha organizada. 
  • Picking (separação): Quando os pedidos são processados como vendidos no canal de vendas, é necessário localizar o produto no estoque e separar quantas unidades devem ser destinadas a este pedido. 
  • Packing (embalagem): Após separado, o item a ser enviado para o consumidor precisa ser embalado conforme a sua categoria para que não ocorram problemas durante o transporte e entrega. 
  • Transporte: É nesta etapa, após o produto embalado, que é feita a condução do armazém de estoque para o endereço da entrega. Isso pode ser feito também por parceiros, mas sempre acompanhando o rastreamento dos itens em tempo real para que o consumidor receba dentro do tempo estimado e com segurança. 
  • Pós-entrega: Aqui é possível coletar o feedback do cliente sobre a experiência de consumo, e também é onde são identificadas possibilidades de troca ou devolução. 

Com a Logística Olist é possível otimizar o seu processo de vendas, já que aumenta a visibilidade online e amplia o alcance do seu negócio. Aliado a um sistema de gestão ERP online e em nuvem, que integra os processos ao cadastro de produtos, gerenciamento de canais de venda e emissão de notas fiscais em um único sistema de forma automatizada, fica mais fácil administrar seus negócios. 

Vantagens da integração da Logística Olist com o sistema de gestão

A grande vantagem da Logística Olist é que com um único contrato é possível anunciar em marketplaces e gerenciar os seus canais em um único sistema de gestão ERP. 

Manter o processo de venda integrado com o sistema de gestão é fundamental para que ao finalizar, seja bom para o lojista e, ao mesmo tempo, seja uma experiência de compra positiva para o cliente.

No e-commerce, o preço não é mais um fator decisivo para o consumidor, conquistar a confiança do cliente através de uma entrega rápida e eficiente é um ponto positivo para quem quer fidelizar seu público e alcançar ainda mais vendas. 

Através de um sistema de gestão é possível automatizar boa parte das funções e agilizar o processo de logística e ainda ter as vantagens: 

  • Redução de custos e prazos de entrega;
  • Flexibilidade de produção;
  • Integração dos processos de negócio;

Integração Bling! + Logística Olist

Com a integração, a criação do pacote de envio, ou objeto de postagem, é feito pela própria Olist. Ao ser gerado dentro da integração, é disparado uma notificação automática para o Bling que faz a solicitação das informações e monta o objeto de acordo com as informações recebidas.

Após estar integrado a loja Olist, o cliente Bling pode realizar a configuração para a integração com o sistema de gestão, onde é possível realizar:

  • Sincronização de informações do envio, como código de rastreamento e transportador.
  • Envio de remessas de postagem (PLPs) para a Olist.
  • Impressão de etiquetas de envio.
  • Acompanhamento do rastreamento das entregas.

Acesse o manual de integração e confira o passo a passo para integrar Bling e Olist. 

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